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  • #121
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    Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #122
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    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
    []s.
    Vi o link dos projetos rock crawling, mas minha suspensão nao vai chegar nem perto do trabalho daquelas.

    Por enquanto vou manter os amortecedores pino olhal, e depois avalio se vai ser necessario colocar olhal na ponta superior.

    Abcs
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  • #123
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    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #124
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    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
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    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #125
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    o fato é que se a força for tao grande o amortecedor de olhal tambem quebra, quando nao quebra a solda do proprio olhal, quebra a haste do amortecedor ou quebra tambem o parafuso que segura o amortecedor pelo olhal.

    em resumo, o que quero dizer é que se a posiçao de montagem do amortecedor nao for bem calculada/dimensionada tanto faz o tipo de fixacaçao ( olhal, pino, contra-pino), todas quebrarao
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #126
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    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.
    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
    Vitara 2P 93
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  • #127
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    Citação Postado originalmente por cicereb Ver Post
    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
    Na suspensão traseira eu tive que mudar a posição do amortecedor justamente por conta do pneu pegar quando a susp fechava.
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  • #128
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    A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.

    Fotos

    Projeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091026.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113052.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091624.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100618.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100623.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113035.jpg
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  • #129
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    Citação Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.

    Fotos

    Projeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091026.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113052.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091624.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100618.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100623.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113035.jpg
    Sow ein!!!
    Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe
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  • #130
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    Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
    Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.

    Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.

    Abcs,

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por cicereb Ver Post
    Sow ein!!!
    Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe
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  • #131
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    Citação Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
    Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.

    Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.

    Abcs,

    Ricardo
    é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
    no final o resultado vale a pena....
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    Falei com o mecânico o problema dos amortecedores dianteiros, expliquei que qdo a susp fecha, o pneu pega nele, e ele deu uma idéia que acho que vai resolver sem ter que trocar as rodas ou usar espaçadores.

    Citação Postado originalmente por cicereb Ver Post
    é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
    no final o resultado vale a pena....
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