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  • #1
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    Gostei dos suportes de amortecedor, principalmente dos inferiores.
    Abs
    Marcondes

  • #2
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    E ae marcondes, como foi a trilha do riachinho ontem?

    A suspensão ficou filé mesmo? E o bloqueio dianteiro fez muita diferença?

    Abcs
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  • #3
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    Estou aqui de olho.

  • #4
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    Ricardo, uma coisa que notei com o meu que serve de alerta....
    os pneus da frente pegaram no amortecedor quando o curso foi praticamente ao limite..
    simples de resolver vou usar rodas mais negativas com alargadores se necessário, porem terei de abrir um pouco a lata nao tem jeito. Já comprou as rodas? se nao já recomendo ao menos -25 de offset.
    Vitara 2P 93
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por cicereb Ver Post
    Ricardo, uma coisa que notei com o meu que serve de alerta....
    os pneus da frente pegaram no amortecedor quando o curso foi praticamente ao limite..
    simples de resolver vou usar rodas mais negativas com alargadores se necessário, porem terei de abrir um pouco a lata nao tem jeito. Já comprou as rodas? se nao já recomendo ao menos -25 de offset.
    Valeu pelas dica cicero, ainda estou com rodas 7" que tem off set -12.

    Acho q no sabado ja consigo medir
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  • #6
    Usuário Avatar de cicereb
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    Imagino que como vc também deve usar a posiçao de fixação do original, com certeza vai pegar com esta roda de -12, a minha era de -15. Quando medimos na oficina nao conseguimos força pra fazer o eixo chegar até em cima. Mas em umas erosoes ferozes que pegamos estes dias de carnaval, o pneu tirou até a tinta do amortecedor hehehehe.
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  • #7
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    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
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  • #8
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    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.
    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por cicereb Ver Post
    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
    Na suspensão traseira eu tive que mudar a posição do amortecedor justamente por conta do pneu pegar quando a susp fechava.
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  • #11
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    o fato é que se a força for tao grande o amortecedor de olhal tambem quebra, quando nao quebra a solda do proprio olhal, quebra a haste do amortecedor ou quebra tambem o parafuso que segura o amortecedor pelo olhal.

    em resumo, o que quero dizer é que se a posiçao de montagem do amortecedor nao for bem calculada/dimensionada tanto faz o tipo de fixacaçao ( olhal, pino, contra-pino), todas quebrarao
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #12
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    A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.

    Fotos

    Projeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091026.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113052.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091044.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_091624.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100618.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_100623.jpgProjeto Vitara Fubika - Eixos de Rural-20130216_113035.jpg
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