Gostei dos suportes de amortecedor, principalmente dos inferiores.
Abs
Marcondes
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Gostei dos suportes de amortecedor, principalmente dos inferiores.
Abs
Marcondes
E ae marcondes, como foi a trilha do riachinho ontem?
A suspensão ficou filé mesmo? E o bloqueio dianteiro fez muita diferença?
Abcs
Estou aqui de olho.
Ricardo, uma coisa que notei com o meu que serve de alerta....
os pneus da frente pegaram no amortecedor quando o curso foi praticamente ao limite..
simples de resolver vou usar rodas mais negativas com alargadores se necessário, porem terei de abrir um pouco a lata nao tem jeito. Já comprou as rodas? se nao já recomendo ao menos -25 de offset.
Olá.
Cara, fiquei um pouco preocupado com a posição e fixação dos amortecedores traseiros do seu Vitara... Acho que vai lhe dar problemas, pois está parecendo, pelas fotos, que haverá uma força conjugada no seu sistema. Se isso ocorrer, os amortecedores não vão durar nada. Uma trilha e eles vão para o espaço...
[]s.
Imagino que como vc também deve usar a posiçao de fixação do original, com certeza vai pegar com esta roda de -12, a minha era de -15. Quando medimos na oficina nao conseguimos força pra fazer o eixo chegar até em cima. Mas em umas erosoes ferozes que pegamos estes dias de carnaval, o pneu tirou até a tinta do amortecedor hehehehe.
Eu vou desenhar e explicar melhor o problema.
[]s.
Vamos ver se a imagem carregou...
[]s.
É, ficou um pouco pequena, mas vamos lá.
Neste desenho eu (tento) representar um amortecedor e a composição das forças a que ele é submetido (quando da movimentação da suspensão). Se as forças resultantes o uso da suspensão forem do tipo de F1, tudo bem. Agora, se houver uma componente significativa de F2 (força conjugada), ai o amortecedor terá problemas de operação (vai ser danificado).
Como garantir que as forças resultantes sejam do tipo de F1 e não de F2? Isso é dado pelo movimento da suspensão quando em funcionamento. Em outras palavras, se a suspensão se movimentar de forma paralela a F1, não haverá problemas. Mas se o movimento não for paralelo, haverá uma componete em F2, que será tanto maior quanto maior for a diferença entre a direção do movimento da suspensão e a direção de F1 (quanto menos paralelo forem a força F1 e o movimento da suspensão).
Pelo que vi nas foto, me parece que a suspensão não vai ter um movimento exclusivo na direção do eixo do amortecedor (F1), o que deve gerar as forças conjugadas (F2).
Assim, para resolver este problema, é necessário que os pontos de fixação do amortecedor sejam articulados. Estas articulações vão modificar a direção do eixo do amortecedor, reduzindo (quase eliminando) os efeitos das forças conjugadas.
Se você já tem no projeto estas articulações, então não haverá problemas. Mas me pareceu pelas fotos que os amortecedores serão fixados de forma rígida, sem as articulações, o que certamente lhe trará problemas.
[]s.
Blz mauricio, qdo definimos a posicao dos amortecedores traseiros, avaliamos todo o curso da suspensao, e vimos que com a abertura a tendencia é que o amortecedor tenha um deslocamento grande lateral, e um deslocamento pequeno para frente.
Dai colocamos a parte inferior do olhal para acompanhar esse deslocamento lateral, e a parte superior agulha, o tamanho do furo permite o amortecedor trabalhar sem forcar em todas as direcoes em alguns graus.
Pelo menos nos testes usando o macaco, nao vimos sobrecarga no amortecedor, mas vou ficar de olho na hora que a suspensao trabalhar na trilha.
Valeu pela dica.
O que o cicero estava falando era dos amortecedores dianteiros, que usarao a fixacao original di vitara, na hora q a suspe fechar toda, a parte interna do pneu ta raspando no amortecedor, dai vou ter a opcao de usar rodas mais negativas ou espacadores.
Mas na dianteira vou me ligar no q vc falou.
Abcao.
Anexo 394973
Olá.
É o tipo de coisa que pode comprometer o resultado de um projeto. Tente projetar algum modelo de articulação (mesmo que seja, como na suspensão dos fuscas, somente pelo olhal do amortecedor). Um sistema simples utiliza amortecedores com olhais nas extremidades. Estes olhais tem buchas de polímero de alta (e bota alta nisso...) densidade, que permite a movimentação (no caso, giro) dos mesmos. Ou usam rolamentos, nos casos mais extremos. Vale tanto para traseira quanto para dianteira. É a solução adotada pelos praticantes de Rock Crawling.
Veja neste link: OFFROAD PROJECTS - KING 2.0" AIR SHOCKS
[]s.