Pois é galera, amanhã o FUBIKA começa a se transformar no FRANKSTARA. E se tudo der certo acho que em 30 dias ja estaremos fazendo os primeiros testes
Versão Imprimível
Pois é galera, amanhã o FUBIKA começa a se transformar no FRANKSTARA. E se tudo der certo acho que em 30 dias ja estaremos fazendo os primeiros testes
Grande Ricardo,
Sucesso nessa jornada, sei que a viatura ficará animal.
Pena que na minha região não tem mecânico gabaritado para fazer a adaptação de eixo rígido na dianteira senão, acho que partiria para uma brincadeira dessa...hehehe
Estava vendo os vídeos do Marcondes no youtube e realmente me convenci que o SAS melhora muitíssimo o desempenho no off road.
Um abraço
Valeu Fernando. A questao de mecanico é relativa, pois se vc desenhou todo o projeto e tiver tempo pra fazer junto, basta ter um mecanico bom de solda, que o projeto vai de boa.
O mecanico que fez a suspensao do marcondes nunca tinha instalado links, e mesmo assim ficou um trabalho bem feito.
Abcs
Galera, estou querendo usar o suporte original das molas dianteiras como já ví em vários vitaras lá fora, porém percebi q o berco da mola fia um pouco recuado em relacao ao centro do eixos.
Pergunta, existe algum problema em fazer o berco da mola inferior um pouco recuado do centro do eixo, é claro fazendo um bom reforço.
Ah, medindo os eixos traseiros, a diferenca de tamanho entre o do meu vitara 5d e o da rural é devapenas 1,5 cm.
Ricardo Madureira
Vitara Fubika AP 2.0 - Instalando os eixos de rural
Picasa Web Albums - Ricardo Madureira...
|¯¯l,[___],
l---L--OllllllO¬
()_) ()_)-----()_)
bao..
se vc for montar 3link ou 4link nao terá problemas, uma vez que a rotaçao do eixo ao abrir/fechar da suspensao será quase nulo.
porem se for montar 2link ( radius arm) o uso de prato de mola decentralizado vai fazer com que a mola crie "barrigas" quando a suspensoa abrir/fechar
outro ponto negativo de usar prato de mola decentralizado em relaçao ao eixo é que as buchas/links da suspensao sofrerao uma carga maior, uma vez que o peso do carro vai sempre tentar "rotacionar" o eixo.
T+
O eixo traseiro já está posicionado no lugar, os links certinho e falta fixar o triângulo traseiro que já está pronto.
Seguem algumas fotos
Anexo 393294Anexo 393295Anexo 393296Anexo 393297Anexo 393298Anexo 393299Anexo 393300Anexo 393301Anexo 393301Anexo 393302Anexo 393303
Triângulo
Anexo 393314
Agora sim, o serviço começou a andar. Tá ficando muito bom. Arrocha pra gente fazer trilhas no lenhador daqui a três semanas.
Ainda estou na faze dos ajustes e esta semana vou colocar um Kaiser na dianteira do meu vitara SAS (eixo de samurai e triângulo na dianteira - pneus 33). Imagina esses dois vitaras na trilha.....
Marcondes
Vai ser intessante ver esses vitaras na trilha viu. Acho q em 3 semanas devo fazer os primeiros testes.
Ricardo,
Você havia dito que a diferença do eixo da rural para o do vitara é muito pequena. Então acho que vc também vai ter que usar espaçadores de roda, para os pneus não pegarem nas molas quando a suspa trabalhar.
Hoje comprei os batentes para por na suspa dianteira do vitara e evitar que as molas caiam. Comprei os da Ducatto, que são bem grandes e afunilados, com o material muito bom (35,00 cada). Agora é só montar o bloqueio dianteiro (esperando retentor de roda chegar), os batentes e partir para a trilha... Vai querer seu meu ZEQUINHA? Ahh... ainda tenho que abrir um pouco os para-lamas para os pneuzões não pegar. To achando que eu mesmo vou fazer isso a base do martelinho e mais na frente faço acabamentos.
Fernando, vem de viatura que faremos a trilha juntos.
Abraços
Marcondes - Vitara Calangão