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Projeto Vitara Fubika - Eixos de Rural

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  • 14/02/2013, 12:31
    mauricio_silva
    Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
    []s.
  • 14/02/2013, 14:00
    RicardoM
    Citação:

    Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
    []s.

    Vi o link dos projetos rock crawling, mas minha suspensão nao vai chegar nem perto do trabalho daquelas.

    Por enquanto vou manter os amortecedores pino olhal, e depois avalio se vai ser necessario colocar olhal na ponta superior.

    Abcs
  • 14/02/2013, 14:20
    Fabil
    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
  • 14/02/2013, 16:05
    mauricio_silva
    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.

    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Mauricio

    nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..

  • 14/02/2013, 16:34
    Fabil
    o fato é que se a força for tao grande o amortecedor de olhal tambem quebra, quando nao quebra a solda do proprio olhal, quebra a haste do amortecedor ou quebra tambem o parafuso que segura o amortecedor pelo olhal.

    em resumo, o que quero dizer é que se a posiçao de montagem do amortecedor nao for bem calculada/dimensionada tanto faz o tipo de fixacaçao ( olhal, pino, contra-pino), todas quebrarao:concordo:
  • 14/02/2013, 16:34
    cicereb
    Citação:

    Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá Fabil e Ricardo.

    Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
    Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
    []s.

    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
  • 14/02/2013, 19:24
    RicardoM
    Citação:

    Postado originalmente por cicereb Ver Post
    No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.

    Na suspensão traseira eu tive que mudar a posição do amortecedor justamente por conta do pneu pegar quando a susp fechava.
  • 16/02/2013, 13:15
    RicardoM
    8 Anexo(s)
    A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.

    Fotos

    Anexo 395286Anexo 395292Anexo 395293Anexo 395287Anexo 395288Anexo 395289Anexo 395290Anexo 395291
  • 16/02/2013, 13:25
    cicereb
    Citação:

    Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.

    Fotos

    Anexo 395286Anexo 395292Anexo 395293Anexo 395287Anexo 395288Anexo 395289Anexo 395290Anexo 395291

    Sow ein!!!
    Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe
  • 16/02/2013, 13:34
    RicardoM
    Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
    Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.

    Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.

    Abcs,

    Ricardo

    Citação:

    Postado originalmente por cicereb Ver Post
    Sow ein!!!
    Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe

  • 16/02/2013, 13:38
    cicereb
    Citação:

    Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
    Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.

    Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.

    Abcs,

    Ricardo

    é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
    no final o resultado vale a pena....
  • 16/02/2013, 13:40
    RicardoM
    Falei com o mecânico o problema dos amortecedores dianteiros, expliquei que qdo a susp fecha, o pneu pega nele, e ele deu uma idéia que acho que vai resolver sem ter que trocar as rodas ou usar espaçadores.

    Citação:

    Postado originalmente por cicereb Ver Post
    é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
    no final o resultado vale a pena....

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