Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
[]s.
Versão Imprimível
Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
[]s.
Mauricio
nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
Olá Fabil e Ricardo.
Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
[]s.
o fato é que se a força for tao grande o amortecedor de olhal tambem quebra, quando nao quebra a solda do proprio olhal, quebra a haste do amortecedor ou quebra tambem o parafuso que segura o amortecedor pelo olhal.
em resumo, o que quero dizer é que se a posiçao de montagem do amortecedor nao for bem calculada/dimensionada tanto faz o tipo de fixacaçao ( olhal, pino, contra-pino), todas quebrarao:concordo:
No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.
Fotos
Anexo 395286Anexo 395292Anexo 395293Anexo 395287Anexo 395288Anexo 395289Anexo 395290Anexo 395291
Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.
Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.
Abcs,
Ricardo