Postado originalmente por
Troller-a-vista
Só existe uma coisa pior para um automovel que passar oleo por baixo: passar óleo e deixar meu sogro dirigir...
E acredite, isso é quase a morte pro carro.
Fica macio e sem barulho? Sim. Por alguns dias. Do momento que espirrou o oleo até voce sucatear o carro, está destruindo o mesmo. E com muita vontade.
O oleo, assim como a graxa e outros, acumula poeira, terra, areia, pedriscos etc. Isso tudo vira uma lixa altamente abrasiva que corrói o aço rapidamente com os movimentos do carro e trepidação.
A borracha se esfarela rapidamente, cria fissuras capazes de arrancar buchas e mangueiras em pouquíssimo tempo. Já vi buchas novas com tanto atrito que parecia ter ficado por décadas no uso severo.
Todo óleo ataca borrachas, cabos, mangueiras e canaletas.
Tudo isso é silencioso encoberto pelo óleo que foi passado.
Enquanto vc fica feliz com o carro macio e silencioso, o mesmo é destruído rapidamente. Mais ou menos como o governo faz com a gente.
Embaixo dos carros há reentrancias, buracos, rebarbas que não vemos, o oleo se enfiltra ali e comeca a correr lataria com a lixa, dificilmente é retirado quando se lava o carro, pois esses buracos nao se limpa , sao reentrancias que nao se alcança.
Uma verdadeira lástima pro seu carro. Que pena.
Quer um carro livre de barulhos? Lave muito bem por baixo, preferencialmente use desencrustrantes e limpa oleos etc. Limpe ao maximo, vai dar muito trabalho, provavel que perderá um dia limpando lá e usando uma rampa pra ter acesso. Feito isso, pegue um pé de cabra, coloque entre os feixes de molas, abra-os, lave-os bem, coloque um calco entre eles (usa-se uma especie de borracha especifica pra isso tipo uma camara de ar), lubrifique apenas alguns pontos-chaves que necessitem, tipo um calço de PU, retire bem o excesso e só (deve ter uns 4 ou 6 numa camionete) - particularmente, acho que se bem lavado, nao precisa lubrificar pelos motivos expostos acima.