-
Caros foristas,
Boa tarde!
Ontem abasteci meu terceiro tanque - segunda medição, pois - com o diesel S-50 e meu carro fez apenas 7,58 km/l em uso exclusivo na cidade com ar ligado quase 100% do tempo (um tanque durou mais de duas semanas...). Antes creio que nessas condições também não passaria de 7,5 a 8,5.
Ainda insisto no seu uso porque não tenho feito viagens e quero fazer uma medição na estrada para avaliar melhor antes de condenar definitivamente essa substituição feita pela Petro. Na estrada - com o extra-diesel BR metropolitano - meu carro fazia fácil 11, às vezes 12 km/l mesmo andando forte; vamos ver como se sai com o diesel "ecológico" que, ao menos por ora, tem se mostrado apto apenas a gerar mais lixo que o antes, vez que preciso dispender mais "notas de papel", conhecidas como $$$, para comprá-lo do que dispendia com o anterior...-rsrsrs .
Saudações a todos
Alexandre
P.S.: o Fertag foi para ilha de Lost...
-
Olá, Pessoal !
Desculpem-nos o tempo fora, mas estamos em meio a turbulências com saúde na família e isso tem consumido o tempo(e o ânimo) enormemente...Neste ano sequer conseguimos ir à praia ! Esperamos que a normalidade retorne, e para compensar as “teias de aranha” no Kyron, no fim de semana passado conseguimos um mini relax por alguns caminhos de asfalto no sábado (existe um pequeno e bonito trecho entre São Gotardo e Otávio Rocha, passando pela Linha 60) , por onde levamos a “recuperanda”, e depois, no domingo, com a cara metade, refizemos o trecho, mas adicionando “chão”, indo ao famoso Santuário de Caravaggio(uma rezadinha sempre ajuda) através de Travessão Carvalho e São Thiago. O caminho, normalmente, via asfalto+trecho de chão por onde passam os romeiros todo dia 26 de maio, é de ~38 km. Pelo “atalho” anti-teias de aranha, a distância foi de ~ 80 km. Ida e volta. É o melhor “remédio” para ‘relaxar’ : uma boa estrada ! E isso independente da velocidade, pois os trechos por onde passamos, alguns íngremes(com peraus) e em meio a quase mato fechado, não permitem que se ande depressa. Em vários outros trechos havia cascalho em boa quantidade. Porém, o fator “segurança”, que distingue um carro 4x4 de um outro, 4x2, foi utilizado a partir do momento em que saímos do asfalto, acionando o 4x4 H. Andando em velocidades baixas(dificilmente acima de 60 km/h) em meio ao cascalho solto , em nenhum momento ocorreram ‘dançadas’ ou saídas involuntárias de traseira.
Por outro lado, ficamos com um pouco de saudades da ex-GSportageTD2001 e sua boa suspensão, que filtrava, em um bom grau de amortecimento, as irregularidades do caminho de chão com pedras e buracos, coisa não obtida pelo Kyron (este vem a ser o preço a se pagar pela sua ótima estabilidade no asfalto) que por sua vez, retrucava com uma boa desenvoltura para subidas e curvas (é mais potente e mais largo) .
A respeito da suspensão do Kyron, a ‘recuperanda’ implorou-nos não passar por ruas com calçamento de paralelepípedos irregulares, obrigando-nos a, com ela a bordo, somente utilizar ‘asfalto’ ! Mas com a Hilux CD da cunhada, ela também reclamou ( e com toda a razão do mundo), que andando no banco traseiro, se sacode, se balança, se torce e se pula sem parar !!! Aliás, entre outras razões, é por isso que preferimos SUV, e por não precisarmos de uma caçamba ...
Mas que o Kyron poderia ser algo mais macio( em estradas ruins ), isso adoraríamos !!
Até um conhecido de Pôrto Alegre, que tem um Discovery ’98 (talvez), o último que é mecânico(sem depender de eletrônica embarcada), disse-nos que ao passar pela estrada do inferno(antes do asfaltamento) seu carro mais parecia um ‘jumbo’ devido à maciez proporcionada aos ocupantes durante a viagem . Deve ter mais de 300k km ....!!!
A propósito da Hilux, enfrentou uma viagem mista transbordador(de Quélon,Chiloé) + carretera austral, até Coyhaique (Chile) e seus ocupantes reclamaram bastante da péssima conservação da estrada (parte de chão), desistindo de ir até Villa O’Higgins (fim da carretera austral), em parte devido ao tempo ruim-chuvas.
Temos tido conhecimento de um ou outro caso de Korando (4x4 permanente) em que o consumo de diesel está mais elevado do que era em outros casos comparando Kyron e Action , ambos com 4x4 não permanente . Será que isso está se concretizando ?
Nada do diesel S-50 ainda por aqui, onde costumamos abastecer(postos BR) . Não saberíamos dizer se de outras bandeiras existiria também esse tipo de diesel .
Continuamos com o aditivado metropolitano (amarelo), ou o S-500.
Ficamos surpresos com a venda dos mais de 500 Kyron e mais de 700 Korando no mês de dezembro/2011, conforme a revista 4x4 e cia de janeiro/2012. Esperamos que todos os seus proprietários venham se juntar conosco trocando suas experiências/informações aqui no fórum .
Sobre as trocas de óleo, vimos recentemente, no tópico da picape AS-SSY, post de um forista que obteve da Daisul-Pelotas, informação de que a Districar teria abolido as trocas a cada 5k km, fazendo-as junto com as revisões, a cada 10 k km !!!!!! Seria isso verdade ? Alguém sabe alguma coisa a respeito, que confirme essa nova postura ?
E em sendo verdade, seria aplicado esse procedimento aos demais veículos da linha SSY ?
Gratos pelo apoio(cadê o fertag?!!!) .
Abraços e Muita Saúde para vocês todos .
-
Passeios - Parceria
FERTAG, quando resolver dar mais uma passeada pelo interior da Serra Gaúcha, e se quiser me convidar, sou parceiro. Abraço.
-
Prezado Fertag, bom receber notícias suas, desejo um pronto restabelecimento à "recuperanda" e muita saúde para vc. e toda a família!
Aproveitando a deixa do SUV macio, fiz um teste essa semana: em um caminho alternativo de volta do serviço à minha residencia tem um trecho onde é possível pegar um atalho, uma estrada de chão, com muita areia solta e buracos, mais ou menos uns 10 km; fiz o trajeto com o SUV Mahindra, que é mais macio que o K., e até 40 ou 60 km/h ele "flutuava" nos buracos, mas acima disso (perto de 100 km/h) o amortecedor batia e chegava no fim do curso com facilidade! Estava com o carro vazio, sem carga e somente eu dirigindo.
Dia seguinte fiz o mesmo percurso com o K., e ele pulava quase tanto quanto o Mahindra, mas em momento algum a suspensão chegou ao fim do curso, chegou a lembrar uma saudosa Nissan Frontier que tive; nas 2 situações eu não usei o 4x4, preferi ficar só no 4x2 para ter mais emoção (estou acostumado a andar assim neste tipo de estrada que derrubou o BillRG), e os 2 veículos se portaram muito bem, mas se eu tivesse que escolher uma viatura para participar de um rallye de velocidade, escolheria o K. pq. transmite mais segurança, embora um pouco mais duro que o outro.
Como a estrada não era fechada/controlada que nem os trechos de rallye de velocidade, não passei de 110 km/h, mas acho até que dava, embora o medo dos moirões (cercas) e barrancos das margens da estrada, mais algum tipo de bicho grande (vaca/cavalo); este é o tipo de "teste" que só fiz pq. minha esposa não estava comigo, senão seria impossível...
Em tempo: no Mundo 4x4 do Canal Rural deste último domingo, teve uma trilha perto de região costeira em SC com um SUV (acho que era um Kia Mohave) onde foi aconselhado a desligar o controle de tração ou ESP para aproveitar melhor o passeio; lembrando disso e do que aconteceu com o BillRG, o meu K. não tem o ESP, mas tem certos tipos de estrada que é melhor não deixar o veículo dirigir sozinho, pois imagine tentar fazer um pêndulo para uma curva de 90º e a tecnologia embarcada tentar atuar (estrada de chão), o vivente vai sair reto para a frente...
Eu até fiz um vídeo do trecho com o K., se conseguir eu posto aqui no fórum, mas não tente fazer isso em casa, como dizem os programas de TV!
Sobre o óleo (trocas de 10 em 10 mil km): o PessoaK entrou neste fórum alguns posts atrás informando que a CCS indicava a troca de óleo de 10 em 10 mil km, pode ser a tal mudança de atitude da Districar que o Fertag mencionou; como já estou quase nos 25 mil km, vou verificar isso na CCS aqui da região.
No mais, abraço a todos!
-
Caro Fertag,
É um prazer tê-lo de volta e, principalmente, desejo que passe logo o infortúnio com a família tendo um resultado bem POSITIVO.
Força Fertag!
Saudações a todos
Alexandre
-
Caros foristas
Boa noite!
Hoje fiz a revisão de 10k km na minha K, e os custos de óleo+filtros+mão de obra ficou em R$650,00, confesso que me surpreendi, pois conforme relato de alguns foristas, achava que ficaria em torno de uns 800 ou mais. Aproveitei para conversar com o chefe da oficina e relatei que já ahvia abastecido duas vezes com o diesel S-50, e ele me pediu pra voltar a abastecer com o metropolitano, pois segundo informação de algumas ccs através de e-mails, estavam aconselhando os proprietários de ssangyong movidos a diesel pra não utilizarem esse diesel, porque a fabrica está adequando os componentes eletronicos dos novos modelos para usarem esse novo diesel e ai então ver o que fazer com os modelos anteriores. Confesso que não entendi, pois segundo muitos artigos que já li sobre o K, é um veículo cujo motor está preparado para usar diesel de qualidade superior ao existente aqui no Brasil.
Caro Alexandredasneves, como relatei anteriormente meu k com esse diesel fez apenas 7,2km/l e agora que o chefe da oficina falou pra usá-lo por ora, vou voltar a utilizar o metropolitano que fazia em média 7,8km/l.
Saudações.
-
Alexandre
Quis dizer "não usá-lo por ora"
-
Consumo
Olá pessoal!!!
Fiz a minha primeira revisão, a pequena dos 1.000 Km. E saiu R$ 250,00 aqui em Sampa.
Quanto ao consumo, tenho feito estrada e Sampa +- 60% 40% em tempo, considerando o tradicional trânsito arranca e para, om Ar ligado, a minha K tem feito uma média de 10 Km/l com Diesel Aditivado da Shell.
Creio que para o porte do K, essa é uma ótima média.
Na semana do di 27/02 irei para Paraty e Ubachuva... Vou fazer a média do consumo e vou ver se consigo exigir um pouco ais do 4x4...
Alguém tem alguma sugestão para essa região?
Inté...
-
Opa! Esqueci-me de comentar que o vendedor da Districar falou-me na troca de óleo de 10k em 10k, mas a Practical que faz a assistência técnica disse-me para fazer de 5k em 5k...
Como saber?
Inté
-
PessoaK, desfrute bastante de seu K. Eu comprei o meu em Junho do ano passado e passei para a esposa. Arrependi. Eu uso um tracker, que é mais fácil no transito da nossa metrópole. A sua média de consumo deve melhorar um pouco mais, pois o motor vai soltando, pelo menos ´e o que aconteceu comigo. Quanto ao óleo, leia o manual. Melhor coisa é mineral a cada 5000km ou então vai para sintético a cada 10.000km
Um abraço.
vsarto
-
Caros foristas,
Boa tarde!
silva-orlando: entre hj e amanhã vou abastecer com o S-50 e cair na estrada e depois do feriado posto o consumo para compararmos, ok?
PessaoK: se vc der uma "esticadinha" de Ubatuba para a Ilhabela (via balsa que sai de São Sebastião) na Ilha tem uma trilha que vai para praia de Castelhanos que é famosa e -dizem- linda! Eu nunca fui, mas tenho excelentes referêcias de amigos. O que já ouvi falar muito é que estando seco dá para ir - com alguma dificuldade - até de carros quase de passeio um pouco mais altos, porém, quando chove forte, só os Defender constumam se arriscar - e por vezes até os mesmos encalham! Boa diversão!
Bom feriado a todos e pé na estrada!
Alexandre
-
Olá, Pessoal !
Paulo Valmor : No momento, temos tido condições de dar mini-fugidas de uma tarde, por exemplo, de uma hora para outra, sem previsão nenhuma, pois estamos algo limitados pela situação presente. Mas se quiseres passar-me uma MP contendo seu nº de telefone para contato, poderemos, sim, efetuar(de acordo com a tua disponibilidade) algum passeio conhecendo os entornos da região.
E como vão as buscas para o teu novo 4x4 ? Conseguiste um Test Drive decente com o Kyron lá em Santa Catarina ? Mudaste teu foco(alvo 4x4) ? De qualquer modo, conforme vi há algum tempo, a tua SW4 estava muito bonita !
6420 : Pois é, Tchê ! Estamos a ver surgirem mais pilotos de teste por aqui ! E dirigindo Kyrons e Mahindras ! Ah, se a tua patroa te pega !!!
Os efeitos do Rali –Dakar 2012 (e as cenas da prova que passaram na tv, com moirões de frente, de lado e por cima(!)) estão influenciando, hein ?!
Mas quanto à troca do óleo, receamos seja aquela velha história de o vendedor, no intuito de vender um veículo a diesel com mesmo período de troca de óleo das Toyota Hilux e SW4(de 10k em 10k km), impinge goela abaixo do provável candidato a compra dos SSY, a balela que o período de troca (aqui no Brasil) é o mesmo. Mais adiante( e após a compra ), se sente na pele, que a troca deve ser feita a cada 5k km caso contrário pode ocorrer a perda da garantia . Mas a informação partiu de um forista dono de uma AS com + de 60k km...De repente, pode ter havido, realmente, alguma alteração quanto ao procedimento (por parte da Districar). Em paralelo a isso, estamos notando uma certa baixa nos custos das revisões(aqui relatados pelos colegas foristas), quando comparados ao que pagávamos nos anos anteriores (2010 e 2011, pelo menos) . Fiquemos atentos !
Alexandredasneves : Também estamos torcendo ! Obrigado ! Muitas saudades do Forester ? Será que com esse IPI mais elevado, a Caoa não desiste de vez de importar a marca Subaru ? Ou pense de vez em montar uma fábrica por aqui ? Estamos no aguardo das definições a serem tomadas pelos novos donos da SSY, tanto lá fora(Mahindra) como aqui no Brasil (um grupo chileno que representa a Mahindra na ALatina e que absorveu a Bramont, em Manaus) .
Mas, sinceramente, ainda pensamos, devido às reclamações familiares quanto à suspensão ‘dura’ do Kyron, quiçá, num Forester(usado), mesmo o 2,0 (infelizmente a gasolina), pois quando fiz o TD em Porto Alegre, passamos por umas ruas em péssimas condições e percebemos certa similaridade de ‘maciez/amortecimento’ com a GSportage...
PessoaK : o Alexandre esqueceu de avisar para levares para Ilhabela um bom estoque de repelente contra os famosos “borrachudos” !! Eu já tive que abortar uma ida por lá com a cara metade por ela ter uma tremenda alergia a esses ‘monstrinhos’ !
Vsarto : Assim como tu, com Tracker, achas mais fácil andar na cidade do que com o Ky, nós percebemos um ponto negativo utilizando o Ky quase que diariamente, nesses últimos dias, na cidade( para e anda ) : a famosa (e para mim, irritante) demora na resposta ao acelerador, quando o câmbio está na posição D . A fim de ter uma mais pronta resposta, estamos experimentando partir com o câmbio na posição M(manual), na 1ª marcha, e no que o carro se desloca (para evitar subir muito de giro e ‘gritar’), já passamos para a 2ª marcha; somente então alteramos para a posição D (mudança automática) . Se funciona ou não, difícil saber, mas percebemos, quando estamos com pressa, não ficarmos tão irritados com a tal ‘demora’ . E o consumo para o tanque também aumentou, lógico, 667,4 km com a média de 9,9 km/l ! Fazíamos em torno de 12 km/l, mas rodando 80% estrada + 20% cidade...
Abraços e Muita Saúde a Todos e
Bom Proveito nesse Feriadão de Carnaval.