Obrigado pelas consideracoes. Voce esta correto em todas as argumentacoes.
Inicialmente, postar dados cientificos-tecnicos em nosso site resulta em baixa visitacao e retorno comercial e de certa forma expelem os mais leigos no assunto pelo interesse de compra. Mesmo em sites de filtragem de ar automotivo tradicionais (celulose) voce tem dificuldade de obter informacoes laboratoriais pertinentes.
Aproveitando a oportunidade que voce menciona as empresas Uni filter e Amsoil, (o primeiro australiano e o segundo americano) indico ainda os fabricantes HKS, ITG e Pipercross (o primeiro Japones e os dois ultimos Ingleses). Os dois ultimos utilizados em varias formulas incluindo LeMans (Jaguar), BTCC (ford focus airwaves), WRC e F1.
Os testes para filtragem em poliuretano (espuma) estao sempre nesta ordem de eficiencia (> 98%).
Ainda em relacao a eficiencia de filtragem, gostaria de salientar que a propria K&N recomenda o uso de espuma envelopando o filtro deles para significativamente ampliar o poder de filtragem. Segundo eles, o uso desta camada de espuma faz com que 90% das impurezas sejam retidas antes de entrarem em contato com o algodao do filtro K&N. Existe um razao pela qual os filtros de espuma sao recomendados para off road (incluindo motos) a mais do que 30 anos. O fato e que a espessura do material filtrante permite maior retencao de particulas ao longo das camadas se compararmos com filtros de algodao e papel. Nestes dois ultimos exemplos, temos apenas 1 a 2 mm de material filtrante e o sistema de filtragem destes tem como base a filtragem por impacto. Ou seja, uma vez a particula sobreposta na superficie, a passagem do ar fica obstruida. Os dados laboratoriais apresentados pelo cliente da Duramax sao interessantes do ponto de vista que os filtros, mesmo de papel apresentaram maior capacidade de acumulo antes de se tornarem restritivos. Estes dados, vao contra todos os principios dos filtros de espuma. No entanto, vamos dar credito a cientificidade dos dados apresentados e apenas ressaltar, que a quantidade de material acumulada e relativamente alta e impressiona apenas pelos numeros comparativos. Na pratica mesmo os meros ~ 100 gramas equivalem a uma vida util muito longa, exceto nos modelos off road. Lembrando ainda que o filtro de espuma pode ser lavado e recarregado em oleo e os de papel substituidos, reduzindo custos de manutencao. Outro ponto que merece ser destacado e que o material celulosico dos filtros norte americanos (principalmente dos filtros FRAM) sao completamentes diferentes dos nacionais, o que implica em resultados completamente diferentes para efeitos comparativos.
Teremos em breve os resultados laboratoriais certificados para o nosso sistema de filtragem. Estes testes serao conduzidos nos laboratorios credenciados dos EUA.
Cordialmente
Marcio