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Tópico: Ssangyong Kyron

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  • #1
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    16/12/2011
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    Ola amigos,feliz ano novo a todos do forum,obrigado ao amigo RS 095849,e ao amigo fertag pelas insformacoes prestadas,estao sendo uteis,ja estou me acostumando com o carro e estou muito satisfeito,muito mesmo,confesso que mais do que quando o peguei na ccs,rsss,mas e o que o amigo rs 095849 falou,e questao de costume,amnha estarei fazendo a primeira revisao dos 1000 km,na verdade ja estou com 1400 km,mas vi no manual que tem a carencia de 500 km pra cima ou pra baixo,rodei esses 1450 km entre estrada e cidade e deu uma media de 11 km por litro,achei bem interessante levando em consideraçao a velocidade media de 140 km na estrada,depois da revisao informo aqui aos amigos o custo,se bem que ja me passaram em media de 458,00 gostaria de saber dos amigos se esta justo ou nao esse preço,abraços a todos

  • #2
    A 4x4 reduzida em geral precisa de parar para engatar e desengatar.
    Ja na 4x4 normal basta uma rapida retirada da aceleração para ocorrer o desengate.
    É muito simples.

  • #3
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    05/01/2012
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    Boa Noite
    Desejo 2012 com muita Saúde e Aventura a todos
    Quero agrader a todos os participante deste forum, pois foi de grande importancia as opnioes sobre o KYRON, as quais me encorajaram para adquirir o meu Kyron GL mod 2011/2012 no inicio deste mes.
    Abraço todos

  • #4
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    16/12/2011
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    rio de janeiro/RJ
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    Bom dia a todos os amigos,fiz esses dias a minha primeira revisao de 1000 km,que por sinal acho um absurdo,gastei 458,00 em 8 litros de oleo,e um filtro,mas fazer o que é so o começo,rssss,se interessar pro forum eu consegui uma tabela com o custo de todas as revisoes ate 100.000 km,havendo interesse dos amigos,disponibilizarei por aqui,abraços

  • #5
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    12/04/2011
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    Manutenção do kyron

    Citação Postado originalmente por roliver82 Ver Post
    Bom dia a todos os amigos,fiz esses dias a minha primeira revisao de 1000 km,que por sinal acho um absurdo,gastei 458,00 em 8 litros de oleo,e um filtro,mas fazer o que é so o começo,rssss,se interessar pro forum eu consegui uma tabela com o custo de todas as revisoes ate 100.000 km,havendo interesse dos amigos,disponibilizarei por aqui,abraços
    Caro foristas e roliver,

    Realmente na CCS é dureza o custo de partes e peças e lubrificantes, sem contar que cobram mão de obra prá tudo.

    Recentemente, aos 15 mil km troquei o óleo fora da CCS e paguei por 8 litros de URSA PREMIUM mais um filtro de óleo R$ 216,00 - na CCS tinham me pedido os mesmos R$ 458,00 que te cobraram mais R$ 80,00 de mão de obra para troca do filtro.

    Após isso, e com o intuito de até mesmo treinar, tirei eu mesmo a tampa do motor e substitui o filtro de óleo diesel que adquiri por R$ 125,00 no ML.

    Na próxima revisão, de 20k Km estarei indo para fora do Rio de Janeiro para faze-la ---Angra ou Juiz de Fora e vou levar o meu óleo URSA PREMIO.

    Os filtros de combustíveis novos que a Ssangyong está usando agora custam R$ 125,00 na CCS de Angra dos Reis e R$ 85,00 no ML. São os mesmos filtros.

    Como minhas trocas de óleo intermediarias serão sempre feitas fora das CCS, vou continuar eu mesmo trocando o filtro de combustível a cada 5k km, comprável a R$ 85,00 no ML.

    Seria interessante que você divulgasse a tabela das revisões até 100k km.

    No mais, estou aguardando notícias da BR Distribuidora sobre o diesel S50 na minha cidade, se for mais caro e não houver beneficio de consumo que compense vou continuar no comum S500.

    Grande abraço a todos

    Vinhoza

  • #6
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    15/11/2011
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    ROLIVER82.

    Se puder, anexe a tabela que será de muita valia. Fiz a primeira revisão e gastei R$ 332,00. Por curiosidade pedi uma previsão da revisão até 20.000km e me deram em torno de R$ 800,00.

    Na última revisão que fiz no carro que tinha, um Peugeot 307, ano 2007, gastei R$ 1.800,00 (60.000km). Achei cara. Porém, gosto de fazer nas revisões o que tem que ser feito. Espero não ter tanto gasto com o Kyron. Aliás, em termos de gastos até agora está razoável, pois com seguro e ipva paguei R$ 2.500,00 a mais do que com o carro anterior. Com a economia de combustível creio que esse gasto fixo anual seja compensado, com o que a diferença entre o carro anterior e o Kyron ficará só no preço do veículo. Então, para um carro do porte e qualidade do Kyron, gastar R$ 2.500,00 a mais por ano em seguro e ipva do que com um Peugeot 307 acho que está bom.

    Em relação ao carro, fiz uma viagem de 700 km. Uma média de 11km por l. Estabilidade 100%, conforto, prazer de dirigir. O único ponto negativo até agora é que achei um veículo barulhento, parece que os vidros das portas traseiras e porta-malas ficam rangendo. Ou talvez seja o banco traseiro. Mas, enfim, ruído não é algo que me preocupa muito.

    Gostaria de saber dos amigos como se usa o freio motor em carros automáticos. No Kyron podemos passar para o tiptronic e ir reduzindo, mas quando não há esse controle manual, como se faz? Aliás, dá para trocar de automático para "manual" em pleno andamento, fazendo o manual pegar na marcha que for (3ª, 4ª, 5ª)? Acho que sim, o que me dizem? O manual do usuário não diz sobre a alteração da condução quando em movimento o veículo.

    Citação Postado originalmente por roliver82 Ver Post
    Bom dia a todos os amigos,fiz esses dias a minha primeira revisao de 1000 km,que por sinal acho um absurdo,gastei 458,00 em 8 litros de oleo,e um filtro,mas fazer o que é so o começo,rssss,se interessar pro forum eu consegui uma tabela com o custo de todas as revisoes ate 100.000 km,havendo interesse dos amigos,disponibilizarei por aqui,abraços

  • #7
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    12/04/2011
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    Citação Postado originalmente por Ogeid Ver Post
    ROLIVER82.

    Se puder, anexe a tabela que será de muita valia. Fiz a primeira revisão e gastei R$ 332,00. Por curiosidade pedi uma previsão da revisão até 20.000km e me deram em torno de R$ 800,00.

    Na última revisão que fiz no carro que tinha, um Peugeot 307, ano 2007, gastei R$ 1.800,00 (60.000km). Achei cara. Porém, gosto de fazer nas revisões o que tem que ser feito. Espero não ter tanto gasto com o Kyron. Aliás, em termos de gastos até agora está razoável, pois com seguro e ipva paguei R$ 2.500,00 a mais do que com o carro anterior. Com a economia de combustível creio que esse gasto fixo anual seja compensado, com o que a diferença entre o carro anterior e o Kyron ficará só no preço do veículo. Então, para um carro do porte e qualidade do Kyron, gastar R$ 2.500,00 a mais por ano em seguro e ipva do que com um Peugeot 307 acho que está bom.

    Em relação ao carro, fiz uma viagem de 700 km. Uma média de 11km por l. Estabilidade 100%, conforto, prazer de dirigir. O único ponto negativo até agora é que achei um veículo barulhento, parece que os vidros das portas traseiras e porta-malas ficam rangendo. Ou talvez seja o banco traseiro. Mas, enfim, ruído não é algo que me preocupa muito.

    Gostaria de saber dos amigos como se usa o freio motor em carros automáticos. No Kyron podemos passar para o tiptronic e ir reduzindo, mas quando não há esse controle manual, como se faz? Aliás, dá para trocar de automático para "manual" em pleno andamento, fazendo o manual pegar na marcha que for (3ª, 4ª, 5ª)? Acho que sim, o que me dizem? O manual do usuário não diz sobre a alteração da condução quando em movimento o veículo.

    caro ogeid,

    quando vc a qualquer velocidade puxa a alavanca para a esquerda e coloca no manual o KYRON reduz para a marcha imediatamente anterior. Deve-se tomar cuidado com esta redução em velocidades muito elevadas,já que poderá elevar em demasia a rotação do motor.

    Vinhoza

  • #8
    Vinhoza,
    se vc exceder o limite de giros, o cambio não reduzira a marcha.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Jose Luiz Colombi Ver Post
    Vinhoza,
    se vc exceder o limite de giros, o cambio não reduzira a marcha.
    Valeu Colombi, se o motor e a caixa são eletrônicos, eles se entendem. Grato pela informação

    Vinhoza

  • #10
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    12/05/2009
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    RG/RS
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    Olá, boa noite a todos; que boa a qualidade do nosso fórum, fiquei alguns dias em “off” e já tem um monte de contribuição de grande utilidade; bem vindos os novos (RCM1714, Rolliver e Otáviolsml, tem + algum?), e que bom ler novamente os relatos dos “velhos” colegas, todos que fazem este fórum um ponto agradável e de grande utilidade para usuários do K., que continuemos assim em 2012!
    Buenas, da minha parte eu fiz alguns passeios: dois pequenos em direção à fronteira do Uruguai para abastecer a despensa para o fim de ano, um pela beira da praia em direção ao Chuí, outro à Jaguarão/Rio Branco passando antes por um farol abandonado à beira da Lagoa Mirim, fui de Mahindra, o que já foi suficiente para morrer de saudades do Kyron: onde eu passei de Mahindra (off road), o Kyron teria passado com a mesma facilidade, só que a posição de dirigir, conforto e consumo teriam sido bem melhores (mas o Mahindra é um excelente e bravo jeep, mas disso eu falo no fórum apropriado...).
    Na sequência, um pequeno tour Uruguai adentro, desta vez com o K: entrei no Uruguai via Chui, continuei pela Ruta 9 até Rocha, depois peguei a Ruta 10 (estrada de chão bem poeirenta) para entrar em Punta del Este de maneira diferente: atravessando a Laguna Garzon de balsa (bem apertada,ver foto), e entrando em Punta pelas charmosas praias José Ignácio e La Barra (onde convivem mochileiros de dread locks e lojas de grifes de luxo de automóveis e roupas...); na Ruta 10 até a balsa, passamos por praias desertas sem ninguém à vista com vistas muito bacanas, para quem não tem medo de poeira e costeletas de vaca na estrada, recomendo esta forma de chegar à Punta.Ssangyong Kyron-dsc00339.jpg

  • #11
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    03/03/2009
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    Caxias do Sul/RS
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    Olá, Pessoal !

    Alexandredasneves : interessante (e muito boa ) a informação de baixa nos preços de algumas peças do Ky . Curioso o fato da queima da tal lâmpada do farol baixo esquerdo. O farol baixo não é sempre utilizado (ao se rodar de dia) . Há algum tempo eu também tive trocada uma lâmpada de farolete (luz de posicionamento ) de meu carro. Eu praticamente ando sempre com os faroletes acesos (luzes ligadas) , de dia, de forma a que eu possa bem visualizar o painel / mostradores / velocímetro , pois com luzes apagadas, isso para mim está algo complicado, pelos reflexos e o pouco contraste existente no conjunto de instrumentos .

    Cezar : pois é, fiquei algo preocupado com o fato de ter-se de colocar o tal aditivo ARLA 32 no tanque de combustível de meu carro, mas segundo o material do Luso Ventura (teu post # 973), isso estaria sendo preparado para a utilização de veículos comerciais / pesados apenas, e consultando o site da BR – Petrobrás, para os veículos do tipo SUV, o sistema adotado seria o EGR (da válvula de recirculação dos gases da descarga) ; com isso, entendi que a única preocupação nossa como utilizadores de SUV e picapes, seria verter o novo diesel S-50 para dentro do tanque de combustível.
    Se somente isso vai gerar alguma economia para o consumidor eu não sei, mas se depreende que o nível de emissões será inferior ao atual quando comparado com o uso de diesel largamente empregado por aí, com (mais) alto teor de enxofre, bem de acordo com o que o Ogeid colocou.
    No mesmo site procurei na relação de municípios contemplados com postos BR que forneçam o tal diesel S-50, e para grande surpresa minha, vi que Caxias do Sul não está dentre eles, apesar do tamanho da cidade (dimensões “mini”-metropolitanas) e movimento bastante intenso de veículos a diesel (caminhões e ônibus), enquanto outras, bem menores, não muito distantes, estão nessa relação ...(?)
    Cabe aqui lembrar que em número de veículos registrados, Caxias seria a segunda cidade do RS, após a capital, Porto Alegre, o que, parece-me, demandaria algum esforço maior por parte da Petrobrás em ajudar a manter o ar daqui menos poluído, e claro, fornecendo a condição para tal : o S-50 para o consumidor daqui .

    Lelima : Estás com bastante sorte mesmo, em fazendo bastante quilometragem e andando por tudo o que é tipo de piso, sem ter a necessidade (e o esforço) de trocar o pneu e colocar o terrível estepe ! Quanto ao diesel vermelho (que afetou o meu carro) que usas, acho que não terás problemas, não só pela utilização diária que deves fazer com o teu Ky (meu Ky fica parado uns 4-5 dias p/semana), como também pela temperatura ambiente ali onde agora resides ( mais elevada ) – no meu caso, o frio daqui contribuiu para a formação dos tais compostos parafínicos que obstruíram o filtro de combustível. E por isso, agora procuro somente utilizar o ‘amarelo’ ou metropolitano e aditivado. Quanto aos pneus, estou ainda com os 225 aro 16 e uma opção seria o 235, preferindo as medidas originais ( eu opto assim para não sobrecarregar os elementos de suspensão / direção , com o maior peso advindo dos pneus maiores, sem contar com a resposta mais lenta do motor quando em saídas / arrancadas / retomadas).
    Para essas medidas que citastes, terias que ir ver numa loja e experimentar se não há perda da mobilidade, raspando na caixa de rodas ao virar a direção e/ou passar por buracos / quebra-molas .

    Elsiony : Pelo visto, o sistema 4x4 de teu Kyron não tem descanso, hein ?!!! Bom material (fotos + vídeo) . E bom o modelo do tapete (bandeja), bem adequado à lama .
    E teus acessórios deixaram o carro diferente / personalizado, por dentro e por fora . Quanto ao aspecto externo embora eu goste, não posso ter igual, pois como estou sempre andando numa ou noutra estrada de chão (não lavando o Ky com muita frequência) , a poeira fica mais evidente na cor preta . Eu vejo isso pelos estribos de meu Ky . E os tapetes, são ótimos para quem vai na lama / barro . Ótima sugestão !

    Roliver82 : R$ 458,00 como preço da revisão = está baixando o preço comparativamente às minhas primeiras despesas de revisões, que alcançavam valores quase no dobro ! É uma boa notícia ! 11 km/l : boa média ! Mais adiante, aumentando o contato com o carro, aprendendo a interagir com ele, vai conseguir até aumentar a média !

    Otaviolslm : Acho prudente dares um pulo na ccs para ver isso(certificar-se quanto aos pneus x eixos) , pois costumo acionar o 4x4 H quase sempre ao entrar em pisos de chão / cascalho / etc, para aumentar a segurança; em acionando o botão, daí a pouco vai acender a luz verde do painel indicando já estar com a 4x4 H ativada, e se sente isso, pois vai aumentar a sensação de o carro estar andando sobre trilhos, tal é a segurança ao trafegar em cascalho, por exemplo. Saindo dessa situação, desativo o 4x4 H e noto que ao apagar a luz verde (luz do 4x4H) , o carro volta a ser tracionado apenas pelo eixo traseiro ( o carro fica mais ‘solto’), sem a necessidade de parar e engatar a marcha-ré . Isso, às vezes demora um pouquinho . O cuidado que se deve ter é de, ao acionar-se o tal botão do 4x4H, manter a direção (e o carro) andando em linha reta – não fazendo curvas, e manter uma velocidade abaixo de 70 km/h .
    Já para o 4x4L (que poucas vezes precisei utilizar), deve-se parar o carro, colocar a alavanca do câmbio na posição N e daí colocar o botão, pausadamente, para o 4x4L (até existe alguma demora para acender a luz testemunha). Depois, para desativar o 4x4 L, NÃO há a necessidade de parar o veículo e mudar a posição do botão , desde que isso seja feito em bem baixa velocidade. Como disse o Elsiony, vai apagar a luz 4x4 L e vai acender a 4x4 H. Fiz isso no TD orientado pelo vendedor e funcionou perfeitamente.
    O sistema de parar e engatar a marcha-ré, rodando por 1m metro e parando para desengatar a 4x4H também era o utilizado pelo meu irmão em sua valente F-1000 4x4 98 .

    RCM1714 : Felicidades com teu novo brinquedo ! Desfrute-o ! E traga suas impressões para enriquecer este “manual” sobre o Kyron !

    Ogeid : Como resido em uma região de serra, com muitas curvas, subidas e descidas, frequentemente uso desse expediente para poupar os freios, pois em carros com câmbio automático os freios são muito castigados (e se desgastam bastante, quando comparados a carros com câmbio mecânico ) . Ao aproximar-me de uma curva, já mudo a posição da alavanca para manual ( o que vai reduzir para uma marcha mais baixa daquela na qual o Ky estava andando ) , o que vai elevar a rotação do motor e também propiciar a que o próprio motor (freio motor) ajude a segurar o veículo, ao mesmo tempo que permite maior ‘agarre’ dos pneus ao solo na curva, com possibilidade de sair com o motor ‘mais cheio’, para melhor resposta frente à saída de curva, ou mesmo, diante de uma situação inesperada. Em dependendo da curva, e também o freio convencional ajudando, consigo novamente mudar de marcha, para baixo, pelo botão do volante (-), lado esquerdo, ou, pelo botão lateral(movendo-o para trás) da alavanca de troca de marchas . Passada a curva, volto a utilizar o câmbio na posição D (automático) e ‘relaxo’ ! Eu, no princípio, ‘apanhei’ um pouco, acostumado que estava com carros ‘mecânicos’ .

    6420 : Que despedida 2011/ entrada 2012 movimentadas ! Pena os contratempos (batida) , mas que mais uma vez reforçam / comprovam a segurança do Kyron (frente aos resultados recentemente divulgados do LatinNcap para com os veículos ‘nacionais’ : deveremos todos começar a ficar atentos a este importante item=segurança ) . E o teu conselho de não ficar na frente de algum carro ‘meia boca’ é pertinente, mas não se consegue adivinhar a condição de cada carro, ainda mais dentro de um fluxo em avenidas/cidades. Mas procuro, sim, seguir esse teu norte : na estrada, quando alguém chega perto de mim, significa que ele está com pressa(com mais do que eu), então faço de tudo para ajudar o apressado a me ultrapassar, dando seta para a direita, reduzindo a minha velocidade, me encolhendo para a direita, para enfim, permitir que “eu” fique longe de problemas; já na cidade, em meio ao movimento, isso é bem mais difícil de ser posto em prática.
    E quanto ao combustível por lá (Uruguai) , tiveste alguma dificuldade de conseguir algum diesel do tipo Euro 4 (para o motor do Kyron) ?
    E impressionante o ‘apertado’ que era esse espaço na balsa(tua foto) !

    Vsarto : Um grupo chileno que representa a Mahindra por lá(Chile), e que comprou a Bramont em 2011, parece que vai investir pesado aqui no Brasil ( tomara que seja não só para a Mahindra mas também para a SSY) .

    Quanto ao meu Ky, com ~37,1k km, voltei no tal lugar da ‘curva da morte’ que citei alguns dias atrás, subindo em lugares íngremes, estreitos e cheios de cascalho, na posição 2 do câmbio, 4x4H acionado, e o Ky não patinou nenhuma vez ! E descendo em 1ª, 4x4H, também devagar e com controle ! Eu adorei a vista do outro lado(o que não se vê da estrada asfaltada RS-122) . A paisagem é belíssima. E o desnível é bem significativo. Tive que abortar os planos, pois a mulher ficou muito assustada com os ‘peraus’ e pediu-me para voltar ao asfalto…Vou ter que voltar por lá sozinho, noutra ocasião...E fiquei impressionado com a reação dela, uma vez que passamos em caminhos com desnível muito maior no Peru e ali a reação foi diferente (relaxa e goza!).

    Abs a todos.

  • #12
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    03/03/2009
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    Caxias do Sul/RS
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    Olá, Pessoal !

    Alguém está acompanhando o Rali Dakar pela tv ? Está impressionante o que essa turma enfrenta de caminhos / dunas de areia / etc. E parece que existe um veículo chinês (Great Wall) bem colocado(7º), pilotado pelo português Carlos Souza.
    De longe eu até pensei tratar-se de um Kyron....
    Cai-me o queixo de ver o que os participantes enfrentam, e em especial, o desempenho na areia, dos veículos Hummer do Robby Gordon e o do Nasser Al-Attiyah(ganhador do ano passado) : eles, praticamente, voam por sobre os barrancos e dunas !
    E ouvi um dos repórteres comentando que existia, em meio às dunas, uma Forester com oito horas de atraso (para finalizar a etapa em Copiapó-Chile) . Será que a Forester que participa tem reduzida ? Pois a colocada à venda aqui no Brasil, não tem essa opção.
    Mas quem está ganhando na geral é o Peterhansel, com um crossover Mini ( na plataforma no Countryman All 4 ), que tem tração integral ( não sei se esse carro dispõe de reduzida ).

    A dúvida pertinente é se existe possibilidade de um carro sem a 4x4L conseguir enfrentar todos esses caminhos e dunas de areia com chance de ficar bem colocado, ou pelo menos, chegar ao fim da etapa...
    Daí, partindo disso, ver da necessidade( ou não ) do 4x4L em um carro , visto que a maioria dos novos veículos que estão sendo lançados no mercado, vem com tração 4x4 integral(apenas).
    No momento em que eu pensar em trocar o meu Kyron, que possui o 4x4L, será que existe alguma vantagem em ‘abraçar’ um outro carro, que não tenha esse dispositivo, como, por exemplo, o Korando ( ou qqr outro apenas 4x4H ) ?

    Diesel S-50 : informei-me hoje junto ao frentista do posto onde costumo abastecer o tanque de meu carro com diesel aditivado amarelo(ou metropolitano), de que eles irão receber para venda, o mais cedo possível, o novo diesel S-50 para venda, também aqui em Caxias. E será obrigatória a venda desse tipo de diesel em todos os postos BR-Petrobrás. Mas ele informou-me também, da necessidade de, a cada 5k km, adquirir um aditivo (vem a ser o tal Arla32, com outro nome), para adicionar ao tanque de diesel, visando a “limpeza de bicos”.......

    Abs a todos.

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