LELIMA, visitando o site indicado por vc, pareceu-me que o filtro consiste de um bloco filtrante de material bastante poroso que é previamente umedecido com óleo mineral para que suas paredes fiquem com algum resíduo impregnado.
No entanto o fabricante deu pouca ênfase ao rendimento efetivo do filtro em reter as partículas, inclusive das faixas de 3 a 5 , 5 a 10 e 10-20 microns pois o ideal é uma eficiência superior a 95% de retenção.
Este teste é feito em câmara especial com um fluxo de ar previamente contaminado com spray de suspensão de partículas de diâmetro nas faixas citadas e, com auxílio de um contador de partículas a laser, verifica-se o grau de redução das do número de partículas em suspensão comparando a entrada com a saída do fluxo de ar.
Os filtros de boa qualidade apresentam rendimento superior a 98% de absorção nas faixas criticas de 5 a10 microns e superior a 99% na faixa mais elevada.
A ênfase ficou apenas ligada à pouca restrição e pouco se falou da efetiva proteção, até porque um filtro muito "aberto" também daria pouca restrição
Os filtros de ar que funcionam dessa forma caracterizam-se por proporcionar um caminho bastante sinuoso e repleto de colisões das partículas em suspensão no fluxo de ar com as paredes umedecidas do óleo.
Devido à tensão superficial do óleo, as partículas que se chocam com as paredes do labirinto ficam aprisionadas e são bloqueadas devido á tensão superficial do óleo impregnado que as fixam, retendo-se assim grande parte das partículas de maior massa, justo as mais prejudiciais ao motor, por causarem desgaste prematuro e contaminarem o óleo do motor.
No entanto 2 pontos devem ser considerados:
a) Tamanho dos poros e comprimento/espessura do meio poroso: Para uma avaliação precisa da eficiência do filtro ;
b) Abertura ou área frontal filtrante, que será responsável tanto pela maior ou menor restrição e também pelo tempo necessária para a limpeza (de quantos em quantos km).
Os filtros plissados apresentam uma frente de filtragem com maior área, permitindo uma vida maior antes que sejam bloqueados, no entanto a espessura da zona de filtragem (espessura do meio filtrante) é menor.
Nos filtros espessos, sem plissagem, a área frontal de filtragem é menor mas alguns fabricantes utilizam sistema de poros com diâmetro progressivo, onde no processo de fabricação do bloco filtrante, os poros sitos na entrada do fluxo de ar são maiores que os da parte de saída, proporcionando maior vida útil antes da limpeza.
Como o fabricante não entrou nesse detalhe e as fotos não permitem identificar, fica a dúvida em relação a esses fatores.
Portanto a minha preocupação maior é quanto ao grau de efetiva filtragem das partículas nas faixas mencionadas e da periodicidade das lavagens e regeneração do filtro.
Abs,
Cezar