Postado originalmente por
SOCRATES SANDERSON
Olá pessoal, esse forum é realmente importantissimo pra quem tem ram, peço que nem percam tempo discutindo ou sequer mencionem parar de participar, pois eu tenho muito a agradecer aos colegas pq aqui ja peguei muita informação importante que me fez economizar grana e me apaixonar mais ainda por minha ram.
Quero parabenizar o elias cowboy, caboclo corajoso, torço para que seus investimentos retornem rápido para seu bolso, pois assim vc vai se interessar e investir em novos produtos! E agradecer a todos pelas informações preciosas e sempre o rapido retorno nas perguntas dos iniciantes.
Mas to aqui pra falar de um probleminha na minha 2009, e vou descrever os fatos em ordem cronologica:
algum tempo atras ela começou a desligar sozinha, ai colocava o cambio em N e dava partida novamente, chegou a fazer isso a 120km/h

.
Certo dia dando a primeira partida logo pela manhã, ela acendeu check gages e não deu partida, esperei um pouco desliguei e liguei novamente e funcionou normal, e nunca mais aconteceu.
alguns dias depois do ocorrido e funcionando perfeitamente, percorri um trajeto de +- 70 km rodovia, e quando cheguei na cidade parei no primeiro sinaleiro ela apagou o motor e não dava partida e acendeu check gages, entao desliguei e tentei a partida ela funcionou porem quando coloquei o cambio em D ela saiu bem pesada e urrando bastante, então notei que estava esticando muito para troca de marcha e deduzi (posso estar enganado) que ela estava saindo de segunda, tentei parar e arrancar novamente mas não adiantou porem logo cheguei no meu destino e desliguei o motor. Mais ou menos uma hora depois tentei partida pegou normalmente e arrancou normalmente porem acesa a luz da bomba injetora.
Cheguei em casa e fiz aquele teste de virar a chave tres vezes, apareceu os erros que anotei e pesquisei no site da cummins se não me engano e apareceu um erro referente a rotação da ventoinha.
A partir dai comecei a notar que o ar condicionado não estava gelando muito bem, e então levei em uma empresa de ar condicionado e chegando la o cara passou um "raster" (notbook ligado em um chicote em baixo do volante) e me disse que era problema eletrico e que precisava deixar o carro para analisar melhor e por conta desse problema eletrico o cambio estava entrando no modo de segurança e o ar condicionado não estava acionando para não forçar mais ainda o sistema, porem o ar condicionado gela quando ela esta em baixa rotacão principalmente na lenta parado no transito, e o cambio esta cada vez mais frequente essa de entrar no modo de segurança.
A cada vez que preciso dar uma acelerada mais forte em arrancadas ou ultra-passagens ela da um alerta sonoro, acende a luz laranjada da bomba injetora e dai em diante só entra 2,3,4 marcha. Ai tem que parar desligar e ligar de novo! e andar bem na maciota stilo vovozão. Alem disso tudo tem hora que ela estica muito a terceira até passar para quarta.
O cara do ar condicionado disse que pode ser algum mal contato ou sensor com defeito.
Entao pergunto aos colegas:
Alguem ja passou por isso ou algo parecido?
tem alguma relação do cambio com ar condicionado não ligar pra não forçar sistema?
O que pode estar acontecendo que o cambio toda vez que aperta no acelerador acende luz no painel e não entra primeira?