x
Convex Datacenter
    Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimento: 1

Pessoal que ja fez de tudo pra tirar aquele "toc toc" da direção quando pega imperfeições na estrada, e aquela teimosia dela em nao querer andar reto (fica fugindo pra um lado ora pra outro), abaixo vai a solução (Requer um pouco de paciencia, uma marreta e algumas ferramentas):

Ferramentas:

1 Chave allen 3/16
    1 Chave de boca 16
    1 Marreta ou extrator de pivô.

1) Essa nao é nessessariamente obrigatória, mas eu recomendo. Desconectar o pivo da ponteira de direção do braço "pitman", para deixa-lo solto da barra. Com extrator de pivô ou marreta pois nao é facil de sacar. Tambem da pra desrosquear a luva de ajuste da direção virando o volante todo pra um lado e desrosqueando até soltar, mas marque bem a posição que ela está originalmente pra nao deixar o volante torto quando montar haha... Depois de solto o pitman, tente joga-lo (mechendo pros lados) e verá/ouvirá um toc toc (pequena folga pros lados). É essa a folga que incomoda tanto, faz barulho e deixa a direção meio imprecisa. Existe um parafuso no final do eixo da caixa de direção (eixo estriado que conecta no pitman), que ajusta o eixo pra cima e pra baixo, e é neste parafuso que iremos mecher.

Explicação: A engrenagem que conecta o eixo do pitman a caixa de direção cria uma folga em alguns pontos. O que se faz é descer levemente o eixo pra que a engrenagem mude os pontos de apoio/toque, pra lugares que ainda nao estão gastos.

Segue a foto de como é e onde é a folga:

-steering-1.jpg

Então, acima da caixa de direção, bem na posição do eixo estriado, há uma porca 16, com um parafuso no meio. Esse parafuso tem encaixe pra chave allen:

-steering-2.jpg

Eu deitei embaixo da minha e fui com o capo aberto pra iluminar, e a mão ali pelo eletroventilador, e consegui mecher sem problemas e sem retirar nada. Basicamente, primeiro: Vc conecta a chave allen 3/16 no parafuso central pra evitar que ele saia da posição que se encontra quando você frouxar a porca trava 16. Afrouxe a porca cerca de duas voltas, e então aperte o parafuso allen 1/4 de volta. Mecha no pitman, se a folga continua, aperte mais o allen. Va indo até que sinta que melhorou, POREM, nao aperte demais, sempre teste virando o volante e ouvindo se há algum ruído ou se o volante fica duro, caso isso ocorra volte de 1/4 em 1/4 de volta até encontrar o meio termo.

Basicamente isso resolveu os toc toc, os jogos de direção e inclusive uma pequena folga de meio cm que a direção tinha, no meu caso. Há casos em que a coisa tá tão preta que nao adianta mais. Esse parafuso tem recurso de ajuste justamente pra isso.

TAMBEM é recomendado fazer o ajuste de pré carga do rolamento na outra extremidade da caixa de direção (onde conecta o braço que vem da direção), porem no meu caso nao fiz por não ter a chave adequada, fazendo isso resolve-se 100% normalmente até os casos mais críticos.

Ajuste de pré carga:

-steering-4.jpg

Desconectar a luva que conecta a barra de direção a caixa, afrouxar a contra-porca em forma de losango (circular).

-steering-3.jpg

Onde atua?

-steering-7.jpg

A chave nessessária:

-steering-5.jpg

Bem, no meu caso apenas o ajuste do eixo do pitman resolveu o problema.

Pra quem gosta de brincar e aprender, mecanicos de fim de semana, mãos a obra

Um abraço!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    20/04/2015
    Local
    Cuité/PB
    Agradecimentos: 0
    Alguém teria as medidas ou projeto de fabricação dos calços (Lift) de 2", 2 1/2" e 3"? Acho um absurdo pagar 700 reais numa peça tão simples.
    DODGE RAM 2007

Banido
    Entrada
    22/08/2013
    Local
    Santa Maria/RS
    Pronto! -image.jpg

Usuário
    Entrada
    03/10/2014
    Local
    Belém/PA

Ram toda negra

Boa noite, gostaria de saber se alguém pintou uma Ram modelo 2008 toda de preto (grade, pára-choques, rodas), inclusive colocando os faróis máscara negra. Tenho um amigo que fez isso na dele mas ela é 2012, ficou linda, agora eu não sei como fica na 2008. Puxei na internet mas não vi nenhuma toda preta. Alguém aqui já fez, pode me dizer como fica e mandar fotos.

Usuário
    Entrada
    21/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Renaldo Netto Ver Post
    Boa noite, gostaria de saber se alguém pintou uma Ram modelo 2008 toda de preto (grade, pára-choques, rodas), inclusive colocando os faróis máscara negra. Tenho um amigo que fez isso na dele mas ela é 2012, ficou linda, agora eu não sei como fica na 2008. Puxei na internet mas não vi nenhuma toda preta. Alguém aqui já fez, pode me dizer como fica e mandar fotos.

Ronaldo segue algumas fotos....gosto é gosto ,eu particularmente deixaria no máximo as rodas pretas,toda ,toda perde muito em contraste....mas fica bonita mesmo assim.

Lembrando que essas estão com lifts ,rodas e pneus maiores,nela original na minha opinião não fica legal,já ví uma assim na rua e sinceramente deixou a desejar,mas faça o que te deixa feliz porque é isso que importa...abraço!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -black-2.jpg   -black-3.jpg   -balck-1.jpg  

Usuário Avatar de joneli martins
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    anicuns-go/GO
    Boa tarde ! To na minha segunda RAM e so alegria!!! Tenho 4 pneu 275/65 aro18 pra troca em algumas peças para RAM um bullydog ou pneus 37 , os pneu estavam na minha amarok rodei 1000 km sao novos tem o lift 3,5, alguem souber de algum amigo ou alguem tem amarok e so entra em contato zap 6496104554 estou a 74 km de goiania

Usuário
    Entrada
    20/04/2015
    Local
    Cuité/PB
    Quando vc fez o recall a RAM estava com os pneus original?
    DODGE RAM 2007

Usuário
    Entrada
    20/04/2015
    Local
    Cuité/PB
    Citação Postado originalmente por joaocarneirocunha Ver Post
    Bom dia, comprei a 3 meses uma Ram 2500 2008 e a duas semanas levei na agencia para fazer o recall da barra de direção. Como meu limpador de parabrisas as vezes não funcionava pedi para passar o scanner, para minha surpresa fizeram o recall do motor do limpador de parabrisas, resolveu o problema e não me cobraram nenhum real.
    Sobre a troca, da barra não tive problema nenhum, fizeram o alinhamento após a troca e não tenho do que reclamar.

Quando vc fez o recall a RAM estava com os pneus original?
    DODGE RAM 2007

Usuário Avatar de Daniel.TC
    Entrada
    28/03/2012
    Local
    Itajaí/SC
    Bom dia pessoal,
    Fui fazer recentemente a revisão dos 36 meses da minha pick-up, que é uma 12/12, e a concessionária pediu quase 6.000 reais (Peças=1.330, Lubrificantes=2.300 e Mão-de-obra=2.250, aproximadamente). Trouxe o caro para casa e resolvi que vou fazer a revisão por conta. Minha caminhonete está com 52.000km e eles previram trocar o seguinte:

- Filtro de óleo + ar + combustível

- Kit Filtro do óleo da transmissão

- Lubrificantes (motor, caixa de transferência, diferencial e transmissão automática)

A pergunta é: devo trocar tudo isso sendo que ela está com 52.000 apenas e andando somente na boa. No manual não prevê essa troca de filtro da transmissão. Por favor, gostaria de uma orientação nisso, inclusive de lojas para comprar essa peças. Fiz cotação na Rockauto e o frete tá inviabilizando, sai no mesmo comprar por aqui.
    Dodge Ram 2500 12/12 BF315/70R17

Bom dia galera! Tenho a RAM laramie 2012: a pouco tempo ela vinha apresentando um barulho parecido com o do freio motor além de sair uma fumaça branca pelo capô. Isso acontecia qd o freio motor desligado, e qd eu parava de acelerar, isso acontecia algumas vezes e parava. Agora ela faz sempre, é só ligar e começar a andar q já começa o assobio e agora, além de muita fumaça, um barulho diferente no motor. E qd coloca no P ou puxa freio de mão, para o barulho, a fumaça e o motor volta a ficar silencioso.
    Se alguém sabe ou já passou por isso, me dê uma luz, Pq ela já Ta um dia na autorizada passando scanner é ta mais é o mecânico não sabe ainda Oq é!!! Rs
    meu WhatsApp: 41-91910182
    marcio
    vlw

Citação Postado originalmente por Daniel.TC Ver Post
    Bom dia pessoal,
    Fui fazer recentemente a revisão dos 36 meses da minha pick-up, que é uma 12/12, e a concessionária pediu quase 6.000 reais (Peças=1.330, Lubrificantes=2.300 e Mão-de-obra=2.250, aproximadamente). Trouxe o caro para casa e resolvi que vou fazer a revisão por conta. Minha caminhonete está com 52.000km e eles previram trocar o seguinte:

- Lubrificantes (motor, caixa de transferência, diferencial e transmissão automática)

A pergunta é: devo trocar tudo isso sendo que ela está com 52.000 apenas e andando somente na boa. No manual não prevê essa troca de filtro da transmissão. Por favor, gostaria de uma orientação nisso, inclusive de lojas para comprar essa peças. Fiz cotação na Rockauto e o frete tá inviabilizando, sai no mesmo comprar por aqui.
    cara , eu pediria desconto a vista , ou dividiria em parcelas ... enfim todas as peças e juntas serão colocadas as certas , e eles tem que te dar garantia do serviço de 1 ano...
    eu por exemplo , coloquei um óleo da mobil no diferencial da F250 em uma oficina fora da ford, eu mesmo li o rotulo e dizia td certinho , especificação certa e pra tração positiva , e depois de um tempo aquilo virou uma graxa dentro do diferencial , mandei na ford , lavaram td com querosene e colocaram o óleo que eles tem disponível pra isso.
    RAM 2500 - 2017

Usuário
    Entrada
    06/06/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por Daniel.TC Ver Post
    Bom dia pessoal,

Daniel, isso é relativo. Eu mesmo faço as revisões desde que anularam a garantia devido aos pneus 315 70 17 que coloquei. Pra essa quilometragem ainda é uma revisão básica, (filtros e óleo do motor) já que vc não abusa da máquina. Uso óleo Mobil, o mesmo que usaram nas duas primeiras revisões. A minha esta com 41.000 km e esta tudo bem! No meu ponto de vista vale a pena economizar essa grana, já que não existe mais garantia!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem