
Postado originalmente por
Eduardo Ferrari
Pessoal, ontem eu tentei a dica de um colega para tentar aliviar o peso da alavanca para sair do P. A dica era primeiro colocar em N, puxar o freio de estacionamento e, por último, colocar em P. Confesso que não vi muita diferença no peso, permanecendo a mesma meio dura. Sem querer, achei uma "solução" que, em princípio, tem prós e contra, mas que elimina definitivamente o peso da alavanca. De antemão, digo que não encontrei no Manual algo que proibisse tal prática, por isso acho importante a opinião dos colegas, caso haja algum problema futuro.
Antes de dizer o procedimento, gostaria de salientar que a diferença do P para o N é apenas que em P o câmbio "trava" o carro, ou seja, como o próprio manual diz, é um complemento para o freio (página 159 do manual da 2009). É uma questão de segurança mesmo. Fora o travamento, não há diferença entre o P e o N, pois em ambos o câmbio fica em "ponto morto", ou seja, não é acionado. Inclusive no manual da RAM, em várias passagens, há escrito que em N pode-se ligar e desligar o veículo, descer do veículo, desde que o freio de estacionamento esteja ativado, claro. Em P também é necessário puxar o freio, como recomenda peremptoriamente o manual.
Então, o que fiz e que simplesmente não pesou mais a alavanca foi desligar o carro em N. Oras, se a pista é plana, se o seu freio de estacionamento está em pleno e vigoroso funcionamento, não há óbice, como o próprio manual diz, em desligar ou ligar o carro em N e colocá-lo no freio de estacionamento. Claro que o correto e recomendado seria sempre pará-lo em P, mas como há uma falha no projeto desses câmbios, inclusive nas novas, entre transgredir um pouco o protocolo e ter de gastar uma fortuna no futuro, eu fico com a primeira. O único caso em que seria realmente obrigatório o uso do P seria em uma parada em grande aclive ou declive, pois aí confiar só no freio de estacionamento seria temerário. Mesmo assim, se for em uma rua onde seria possível esterçar o volante e fazê-lo encostar no meio-fio, bloqueando o movimento do carro, também daria para, junto com o freio de estacionamento, deixar o carro em N.
Dessa forma, vc precisaria utilizar o P em raríssimos casos. Em geral, para-se o carro sempre em estacionamento plano. Testei o freio de estacionamento ontem de meu carro e, em uma rampa de uns 30º, ele segurou o carro numa boa. Isso só para ilustrar, pois nesse caso eu colocaria em P, mesmo com freio segurando o carro com tranquilidade.
Então, resumindo, desliga-se o carro em N, puxa-se com vontade o freio de estacionamento e pronto. Quando vc ligar o carro, a alavanca vai estar macia igual manteiga. Lembrando que em N pode-se ligar ou desligar o carro, descer do carro, conforme estatui a lei do carro, o senhor Manual . Mas tem um inconveniente nisso: a chave não sai em N. Daí, com o carro desligado, vc eleva a alavanca até P, libera a chave e volta para N quando for ligá-lo novamente. Acabou o problema!
Não encontrei no Manual algo que proibisse isso, mas também não achei nada que falasse ser uma alternativa, pois o manual sempre vai escrever aquilo que de fato é o mais correto e não uma alternativa intermediária. Como disse, entre quebrar um pouco o protocolo e quebrar um câmbio desses no futuro, fico com o primeiro. Se há algum problema, podemos fundamentar, mas não com base em achismos ou raciocínios que não condizem com a mecânica do carro. Tem gente que nunca apertou um parafuso e começa a dizer coisas com base em elucubrações que imagina sem fundamento algum. Se houver algum óbice com base em raciocínio técnico e fundamentado, vamos debater.