Postado originalmente por
lucassburn
Canaveral boa noite. Não sou professor nem quero dar palpite na sua forma de dirigir... mas experimente fazer assim toda vez: Sempre ao parar a Ram, mesmo que não for desligar etc, sempre coloque no NEUTRO, pise no freio de mão, espere ela travar no Freio de Mão. Sómente depois mude a alanvanca para o PARK.
Desse jeito a caminhonete fica parada e freiada no freio de mão, e o Park no cãmbio estará engatado mas o peso ou carga da caminhonete parada (subida ou descida ou reto sei lá) estará agindo primeiro no freio de mão.
A minha ram 09 sempre fazia isso alavanca dura demais pra sair do P. Comecei a fazer isso depois de ler em algum lugar, nunca mais tive problema com a alavanca dura.
Bem ... comigo funcionou. O segredo é esse sempre freiar ela no Neutro e depois mudar pro P. Acredito que a maioria poucos fazem isso. Se fizer o contrário engatar o P e depois freiar no pé o freio de mão, o peso da caminhonete ficará forçando sempre o Cãmbio primeiro nunca o freio. Por isso fica dura depois pra sair.
Espero ajudar. Até mais