Postado originalmente por
leobnaval
O que eles disseram não está errado, são apenas ponto de vista diferentes.
Acontece que ao usar a reduzida, você está reduzindo (encurtando) as relações de marcha e com isso aumenta-se a capacidade de tração.
Agora eu também vou tentar explicar o que seria a reduzida:
A reduzida seria um conjunto de engrenagem capaz de alterar todas as relações de marcha do veículo, seja a frete (1ª, 2ª, 3ª, etc) e inclusive a ré.
Ela faz uma troca, de rotação por torque, ou seja. Ela diminiu a rotação de saída da transmissão em troca do aumento do torque (simples regra das polias, ou das marchas na bicicleta). Esta relação varia de modelo para modelo, geralmente a relação da reduzida varia entre 1,8:1 a 2,8:1, só para exemplo a redução da Amarok mecânica é de 2,7:1.
O que isso significa?
Significa que ao acionar a reduzida na Amarok Mecânica, ela vai conseguir despejar quase 3 vezes mais de torque nas rodas do que sem este recurso, em troca disso, ela irá rodar em baixissima velocidade, por mais que você acelere em 6ª marcha com a reduzida acionada ela irá atingir apenas 1/3 (quase 1/3: 2,7 vezes a menos) da velocidade máxima se ela estivesse sem o recurso acionado.
Isso em situações off-roads, poupa todo o conjunto de suspensão, transmissão, além de dar muito mais segurança para os ocupantes. Pois consegue-se vencer os obstáculos com baixa velocidade, devido ao alto torque nas rodas. Aumenta-se a capacidade de tração. O que proporciona também uma capacidade de reboque muito maior.
Porém como a reduzida na maioria dos casos só podem ser acionada após o acionamento da tração 4x4,(nos part-time, ou nos sistemas que distribuem 50% para cada eixo) ela não deve ser utilizada em solo com boa aderência como asfalto, cimento, etc.
Mais issso já é outra grande discussão.
[]s