Ótimas dúvidas, espero que possa ajudar, Amarokeiros me corrijam se estiver errado.
Se a situação for off-road (estrada de terra, cascalho, areia, etc.) o principal fato que levou você a sentir o contole até mesmo em curvas em alta velocidade foi principalmente a tração 4x4, na verdade o fato dela ser permantente nessa situação não possui grande influência, pois uma tração 4x4 part-time (que divide o torque em 50% em cada eixo) atende mais que perfeitamente as situações off-roads. O ESP (controle de estabilidade) tem influencia no off-road mais para isso você deve utilizar da tecla off-road na Amarok pois ele muda o gerenciamento do ESP para situações off-roads pois o comportamento dinâmico do veículo é completamente diferente dele num piso com alto atrito (asfalto, cimento).
Já a frenagem é a mesma coisa o ABS no off-road só piora as coisas e aumenta a distância de frenagem, para isso a Amarok possui o ABS off-roar, que também só funcionou ou funcionará se você usou a tecla off-road.
Ou seja se você usou a tecla off-road realmente você tirou proveito do máx. de performance off-road que a amarok poderia oferecer.
No asfalto as coisas mudam só a Amarok anda com o 4x4 (por ser full-time = permanente) é isso dá mais controle e segurança. O fato do controle nas frenagens é devido ao ABS. e o ESP que atua nas situações críticas de curvas (seja freiando ou acelerando) em que você poderia perder o controle do veículo.
É opcional, mais muitas já saem de fábrica com este iten é dificil achar uma sem.
Se você não acionou a tecla off-road diria que a Ranger teria uma performance muito próxima, pode ser que seja pouco melhor ou pouco pior, nesse caso vai depender mais da calibração de suspensão, freios e direção e não tanto dos recursos eletrônicos.
Se usou a tecla off-road talvez a Ranger não tenha desempenho igual.
A umas 2 semanas tinha promoção no jornal aqui em minha cidade da Highline com ESP por R$ 126.900.
Depende....
A tração 4x4 permanente pode ser considerado um item de segurança ativa, pois pode prevenir ou acidente.
Os 6 air bag são itens de segurança passiva, já que tendem a reduzir ou prevenir a gravidade das lesões e ferimentos durante e após o acidente.
Nos teste da N-cap (orgão que realiza diversos teste e classifica o nível de segurança dos veículos) a Amarok obteve 4 estrelas e a Nova Ranger obteve 5 estrelas (pontuação máxima)
Se você não tem pressa eu esperaria a nova Ranger para fazer o mesmo trajeto e ter um bom comparativo. Afinal é um bom investimento (130,000) que se possivel deve ser tomado com uma descisão correta e que não cause arrependimento.
[]s