isso eu sei
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Que confusão!
Sem polemizar e respeitando o conhecimento técnico de TODOS colegas...
Garanto e tenho absoluta certeza do que eu digo... A pressão dos turbos (original) da Amarok é de 2 bar.
Sem mais...
Abraços
1º já me formei,
2º é muito fácil uma moto esportiva consegue ter alta potência, pois a desenvolve em alta rotação, como cada rotação temos algumas explosões dentro do cilindro (depende do nº de cilindros da moto) este motor em alta rotação consegue ter um maior nº de explosões num mesmo intervalo de tempo (cerca de o dobro de rotação que um motor de carro de mesma cilindrada atingi), porém mantendo o torque baixo e só atingindo um valor de torque máximo tambem em alta rotação, pois devido ao peso de uma motocicleta ela não precisa de tanto torque para conseguir deslocar o seu peso, como em um carro.
Alguns dados técnicos:
Suzuki GSX-R1000: potência máxima de 185 cv a 12.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: potência de 178,1cv a 12.000rpm*.
Suzuki GSX-R1000: torque máximo de 11,90 kgf.m a 10.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: torque máximo de 11.78 kgf.m a 10.000 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: 11,4kgf.m a 8.500rpm*.
Fonte dos valores: GSX R1000 - YZF R1 ou CBR 1000RR Fireblade - Motos Motor
Entendeu o principio básico?
Demais detalhes o pessoal já postou até as formulas de torque e potência.
[]s
Se quiser entender pesquise sobre os assuntos que o Thiago descreve abaixo:
Eu já falei basicamente a diferença nest post.
Como salientou o Sérgio, a turbina não gera pressão, ela gera fluxo de ar, quem gera pressão é a restrição ao fluxo. E aí chega-se num limite de pressão que o sistema consegue atingir por a turbina ser uma espécie de bomba centrífuga.
[]s
"...a couple of turbochargers and a suitably fettled ECU credit it with 120kW and 400Nm at 2 bar boost pressure..."
Volkswagen Amarok BiTDI « All Revved Up with Aaron Borrill
Fora isso eu vi pessoalmente um engenheiro da Volkswagen no lançamento dela aqui em Fortaleza falando nisso, por isso eu disse que tinha certeza.
Bom dia,
Não sou empregado ou vinculado a nenhuma ccs ou montadora, apenas fiquei curioso com esta questão da pressão. Como já foi dito inúmeras vezes aqui, para ter potência é preciso pressão de ar que garanta o fluxo.
Sem querer polemizar, mas analisando seu post acima percebi um erro na conversão de temperatura de graus C para graus F. Está escrito "temp. col. x 1,8 x 32" quando o correto é temp. col. x 1,8 + 32. Provavelmente é um erro de digitação, mas se algum desavisado tentar fazer as contas não vai conseguir.
A pressão fornecida pela equação dos gases ideais é absoluta, como você destaca. E alguns posts atrás você calculou a pressão requerida de 1,8/1,9 bar. Esta pressão é manométrica ou absoluta? Só estou tentando esclarecer se não estamos falando de 0,6 Bar_man e 1,8 Bar_abs.
Abs
Anexo 348532
A quem interessar, achei esse manual técnico completo sobre o motor da Amarok TDI em .pdf