Ai galera, o Gráfico do Dyno da Amarok Rally.
Esse gráfico quem conseguiu e me enviou foi o Lucas Patto, ele participa aqui do fórum.
O Márcio Medina disponibilizou pra galera poder ver.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Versão Imprimível
Ai galera, o Gráfico do Dyno da Amarok Rally.
Esse gráfico quem conseguiu e me enviou foi o Lucas Patto, ele participa aqui do fórum.
O Márcio Medina disponibilizou pra galera poder ver.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Fala Costalonga:
Veja, neste gráfico, OS NÚMEROS REFERENTES AO TORQUE, ESTÃO EM QUE UNIDADE DE MEDIDA??? DEFINITIVAMENTE NÃO É Kgf/m(kilograma força/metro). O que será isso??? não tenho idéia, libra/pé, não é também, pois esta tem uma relação(bem a grosso modo), de 1,3/1 com Kgf, Nm também não é, pois tem relação de 9,8/1(também a grosso modo) com o Kgf/m. No eixo HORIZONTAL, deve está expresso a VELOCIDADE, penso que não é RPM, pois vemos a potencia e torque máximos, em diversos "pontos" ao longo do eixo horizontal. Observe que onde "se deu" a potencia máxima, está no eixo horital na altura dos 90 sei lá o que( deve ser Km/h), o o torque está nos 87,28 "sabe-se lá"(NÃO É Kgf/m!!) o que.
Para concluir; temos que a uma rotação de 4000rpm, para se obter uma potencia de 176,48hp, que corresponde a 180 CV(VEJA QUE NO EIXO "Y" DO LADO DA POTENCIA TEM ENTRE PARÊNTESES, QUE OS NÚMEROS ALI IMPRESSOS SÃO EM HP), precisamos de um torque de 32,22Kgf/m. É IMPOSSIVEL DE SER DIFERENTE, POIS TEMOS UMA FÓRMULAMATEMÁTICA/FÍSICA, PARA CHEGARMOS A ESTA CONCLUSÃO, que considera, em resumo, que a POTENCIA É RESULTADO DA FORÇA(NO NOSSO CASO TORQUE, QUE É A FORÇA PROPRIAMENTE DITA, CONSEGUIDA COM A "EXPLOSÃO" DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, APLICADA A UMA ALAVANCA/MANIVELA, QUE TERÁ SUA INTENSIDADE MULTIPLICADA PELO COMPRIMENTO DESTA ALAVANCA, QUE É REPRESENTADA , NO NOSO CASO, PELO CURSO DOS PISTÕES, QUE DEPENDE , ENTRE OUTRAS COISAS, DO COMPRIMENTO DAS "MANIVELAS" DO VIRA BREQUIM) PELA ROTAÇÃO(VELOCIDADE ANGULAR). Então NÃO TEM MÁGICA!! Se faz necessário, pelo menos, que estes caras digam, em que unidade de medida, estão os números, que eles colocaram no gráfico, representando o TORQUE.
COMPLEMENTANDO A "MINHA ANÁLISE", NA QUAL ENTENDO QUE AQUILO ALI REPRESENTADO NÃO É TORQUE EM Kgf/m., TEMOS QUE, NUM MOTOR DE 2.0L DE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA, PARA SE OBTER UM TORQUE "ASTRONOMICO" DE 87 Kgf/m A "QUALQUER ROTAÇÃO", PRECISAMOS DE UM FLUXO DE AR "X" QUE REPRESENTADO EM LIBRAS/MIN, E CONSIDERANDO UMA ROTAÇÃO DE TORQUE MÁXIMO, A MESMA "ORIGINAL" DESTE MOTOR, OU SEJA 1750RPM, SERÁ UM FLUXO IGUAL A 21,55LIB./MIN. QUE PRECISARIAM SER "EMPURRADOS" PARA DENTRO DO MOTORZINHO A UMA ESTRATOSFÉRICA PRESSÃO ABSOLUTA NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO, DE 75,45 PSI, O QUE SERIA UM PRESSÃO DE 4,28KG OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO, OU A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA E A PRESSÃO D NETRADA NO COLETOR,(PARA CITARMOS OS TURBOS) DE 5,47. NÃO CONHEÇO NEHUMA TURBINA, DAS QUE TENHO GRÁFICOS, E OLHE QUE SÃO INÚMERAS, QUE TEMOS UM "CRUZAMENTO" DA RAZÃO DE PRESSÃO COM FLUXO DE AR NECESSÁRIO, EM PONTO OU PONTOS DO GRAFICO DE SEU RESPECTIVO COMPRESSOR, QUE DÊ UM RENDIMENTO "ACEITÁVEL", a não ser que se projetasse um sistema multi turbo em série/sequencial para o lado frio e parelelo/sequencial para o lado quente, etc,etc,etc.. Além do que com uma pressão destas, seria necessário ter um super motor "forjado" com bielas de "tungstênio", pitões de aço carbono 1043, vira brequim idém, etc.etc.
Viu a coisa não é só assim, dizer tem um torque qualquer , e pronto.
Abraço.
Sérgio.
Eu também acho muito estranho essa quantidade de torque.
Sendo que pra transformar a Amarok de 163cv pra 180cv teve de mudar algumas coisas no bloco e turbina.
No Motor 4m41 também a Full num tem 200cv atoa não, teve mudanças no coletor, cabeçote e ultimamente na Turbina colocando a TGV.
Sobre o gráfico eu só tenho esse, como disse foi o Marcio Medina da SFI Chips que disponibilizou no Face dele, ai o Lucas me passou um e-mail.
Provavelmente tem algum erro de numeros ai sim, porque os serviços do Marcio são bons, mas não tem como alcançar isso tudo sem mexer em mais coisas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Prezados, para minha surpresa ligaram-se hoje pela manhâ dizendo que o veículo estava pronto e neste momento, já estou com ela. A garantia regional cobriu todas as despesas e foi trocado todo o conjunto da válvula EGR e não somente o sensor do EGR. O conjunto trocado já é do modelo novo e a prova de corrosão (tomara...)
Ela parece um radiador (caixa toda em alumínio e inox) e é arrefecida por água sim.
Em resumo, só tenho que agradecer o empenho e dedicação da concessionária DIVEL na pessoa do chefe de peças (OBY) e o seu Zé, chefe da oficina.
ATT
Marco
Fuketeiro eu tava pensando a mesma coisa, que era erro de digitação e o torque era de 47 ou 57kgf....
Mas agora tem o tal do grafico, eu sou completamente leigo, mas não acredito nesse torque todo ainda mais com uma potencia em "só" 210cv...
A nova s-10 reprogramada ficou com 220cv e ganhou 10kgf de torque como a Amarok pode ficar com 210 e 87kgf?
Alguem tem uma Amarok ai sem protetor de caçamba...? Putz to precisando de uma ajuda só falta uma medida pra arrumarmos a caixa!!
Seria do comprimento da Amarok sem o protetor, no site da VW diz ser 155,5cm correto? alguem poderia medir? Obrigado
é que minhas caixas deram 153,3CM ai eu precisava saber...
É isso aí. O jeito mais fácil é ligar na Dynojet do Brasil e verificar se os 87,28 referem-se em Kgfm, libras/pés ou NM. O New Civic da Indy foi testado lá, para efeito comparativo com o que a fábrica alegava de potência e torque e bateu nos parâmetros. Aliás, várias revistas automotivas fazem testes lá. A unidade de medida é retirada da lateral pois no software estava em NM, quando o dinamômetro está lendo em Kgfm. Esse detalhe está sendo corrigido mas, quem tiver dúvidas, pode passar o carro no dyno e ver se realmente bate com o torque original do veículo.
Acabei de falar com o Dalmo e ele confirmou que o 87,28 refere-se a Kgfm.
Abs.
Sim, mas a receita completa não é passada aqui. Contamos o milagre, mas não o Santo. Trata-se de um PROJETO elaborado para rally, não vamos confundir as coisas, devidamente aferido na Dynojet do Brasil, referência em medições de potência, sem vínculo algum com a SFI CHIPS. Como disse anteriormente, lá são aferidos veículos para várias marcas e revistas, deve ter um pouco de credibilidade.
• Vale lembrar que tem Gol 1.0 (isso mesmo, mil cilindradas) turbinado e COM MIOLO ORIGINAL (pistões, bielas, cabeçote e virabrequim) que rendeu 328cv/44kgfm no dyno. Sendo assim, esse "pobre" Gol 1.0 ficou com mais torque que uma Ferrari Modena, com seu "modesto" motor V8, 3.5 litros e 40 válvulas, que gera "apenas", 37,3kgfm.
Abs.