FUKETEIRO
Só 0.6 bar de pressão original??? Tá errado esse numero ai...Até Maxion ST4 Plus trabalha com mais de 1 bar....
Abs!!!
Versão Imprimível
daniel,nao da pra comparar estes motores de hoje com os daquela epoca,maxion s4t plus ou s4t,mwm 229td,mwm x10 era muitooooo mais motor meu amigo,para se ter uma ideia os maxions era 4.0,o mwm 229 td é 3.9 e o x10 é 4.3,isso era motor,tinha muito torque e aguentava pau demais,eles trabalham com uma faixa de pressao de turbo que vai de 1.2kg ate 2.0kg,o maxion s4t plus se nao me engano era 1.6 de turbo,esses motores sao tao bons que eram usados em tratores e caminhoens tambem,tinham muita cilindrada e por isso eu acho que aguentavam muito mais pau e desaforo,pra mim sao os motores mais resistentes que eu ja vi ate hoje,eu ja vi d20 que rodou 920.000km sem nunca abrir o motor,eu nao fiquei sabendo,eu vi.
virge santa , eu achei que o povo tava manjando mais....
o punto turbo em overboost da 1.2 kg.
to fugindo daqui correndo
É isso mesmo, agora vc sabe quanto é o VOLUME DE AR QUE ENTRA? Aí que está o X da questão, os Motores TSI trabalham com 0,9 bar de pressão, vc ja viu falar em turbina ponto 50 nos carros de arrancada? Esse 50 é o tamnho do caracol frio vc usando uma dessas com 1,0kg de pressão manda o dobro de ar ou mais que uma apl 240 que tinha na F1000, pegou a idéia? Abraço.
Leo, nem precisa instalar manômetro no VAS da pra ver a pressão no bloco de valores, são duas turbinas empurrando ar pra dentro, a de baixa empurra a turbina de alta gerando uma pressão constante, ela vai deixando de empurrar assim que chega em médios giros, onde a de alta assume, o controle do by pass é eletrônico...hehe. Abraço
Fala Daniel;
Tão errado quanto os 87 Kgf/m de torque da "preparação DIVINA" da SFI CHPS.
Para se extrair 180Cv@4000rpm num motor 2.0 diesel serão necessários, considerando uma razão ar/combustível(estequiometria), de 22/1, QUE NÃO É A "MELHOR", TIPO EURO VI, 22,80 Lib/min de FLUXO DE AR, que, NESTA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA(2.0L) NA ROTAÇÃO CITADA, SERÃO NECESSÁRIOS 35,48PSI, QUE SÃO IGUAIS A 1,46BAR, NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO. O que , na melhor das hipotéses( considerando INTERCOOLER que vai resfriar isso ai, pra uns 50 graus celsius, e terá uma perda de carga em torno de 7Psi), a pressão de serviço dos turbos(máxima), não poderá ser menor que 1,8/1,9 Bar.
Abraço
sérgio
Putz o cara me fala que o tamanho do caracol consegue mandar o dobro ou mais de volume de ar....(eu não estou acreditando nisso:parede:)
O volume de ar admitido, é o volume da câmara de combustão. Ex. se o motor da Amarok é 2.0 e tem 4 cil. o volume de ar admitido é de aprox. 500 ml ou cm³ por cilindro. E isso não se altera pois o volume da câmara é sempre o mesmo. O que consegue-se variar é a massa de ar admitida, devido as alterações de temperatura e pressão.
A temperatura desse ar influência diretamente na massa de ar admitida e consequentemente na massa de oxigênio (que é o importante para a combustão).
A Pressão também é diretamente proporcional a massa de ar admitido, visto que quanto maior a pressão, maior massa de ar consegue-se acondicionar dentro deste mesmo volume de câmara.
Agora o que o tamanho do caracol da turbina tem a ver com o volume de ar?
O caracol da turbina interfere principalmente em que faixa de rotação vai se ter maiores ganhos, visto que a turbina consegue deslocar um certo fluxo de ar e o motor admitir um certo fluxo de ar, no momento em que se consegue casar estas 2 condições na pressão desejada o motor tem seu maior rendimento.
Pois uma turbina pequena consegue ter uma excelente performance em baixa rotação porém acabaria restringindo o fluxo de ar em alta rotação, por isso o dimensionamento do tamanho do caracol e por isso da amarok ser bi-turbo, conseguindo uma performance melhor numa ampla faixa de rotação.
Este tópico já foi bom, últimamente tenho lido cada coisa por aqui...
[]s
E para se chegar nestes números, não tem segredo algum, são as equações;
(Ce/60) x Pot D x Rel. AR/COMB. - TEM-SE O FLUXO DE AR EM LIBRAS POR MINUTO ou Fl/min.
Onde:
Ce- consumo especifico - motor diesel = 0,38
Pot D - Potencia desejada = ?
Rel. AR/COMB. - A ideal, segundo estudos dos entendidos, para emissões "aceitáveis", em motores turbo = 22/1
Pressão absoluta no coletor(P.A. C.) =(Fl/min x Const. Gás x (460 + (temp. col. x 1,8 x 32)))/(E.V. x(rpm/2) x (Cil. x 61,02))
Onde:
Fl/min.= Fluxo de ar em libras/min
Const. Gás = 639,6
temp. col. = no caso de intercooler bem dimensionados = 50 graus celsius
E.V = ECFICIENCIA VOLUMÉTRICA = nos mtores de 4 vlavulas por cilindro, podemosm considerar 95 a 98%
Rpm= nem precisa dizer, mas É A RPM DO MOTOR, NA QUAL SE DESEJA UMA POTENCIA
Cil.= capacidade volumétrica = cilindrada.
Ai, é só montar as equações, simples assim, e menos "trabalhoso"(hehe...) que ficar falando o que não se tem nem "noção". E como matemática/física química, dificilmente( sempre "NUNCA") tem "mais ou menos", é isso ai.
Abraço
Sérgio.