x
Convex Datacenter
    Banido
    Entrada
    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Amigo, piloto automático não foi feito pra ter economia, isso foi inventado pelos Americanos pra manter o carro na velocidade limite de 96km/h, não levar multas e cansar o pé, o piloto automático não tá nem aí pra consumo, vc precisa colocar o computador de bordo em consumo instantaneo e ir controlando seu pé no acelerador com a marcha compatível e a velocidade desejada, qualquer dúvida da um grito, abraço.
    Se você não sabe, o piloto automático mantém o carro na velocidade constante que você deseja, evitando o acelerar e desacelerar. Isso gera mais economia de combustível, pois é mais fácil manter a velocidade constante com o piloto automático do que com o pé no acelerador. Quanto a manter a velocidade limite de 96km/h, só se for nos EUA, porque aqui, colocamos a velocidade que desejamos. O Vectra por exemplo, o piloto pode ser acionado com velocidade de até 140km/h. Já a Amarok, pelo menos a minha, não tem limite, pois já acionei com velocidade superior a 160km/h. Qualquer dúvida, mando para você o manual da Chevrolet, pois ao que parece há divergências quanto ao uso do piloto automático entre a mesma e a VW. Finalizando, para se medir consumo, não basta utilizar o computador de bordo. Aliás, ele não é confiável 100%, apenas dá uma noção do consumo. Se você aliviar o pé em determinadas situações, marca algumas vezes o consumo acima de 70km/l, o que não corresponde com a realidade. Vamos relatar a verdade, pois o máximo que consegui fazer com minha vtr, foi 14km/l, quando em viagem ao CE, em determinado percurso da rodovia, com piloto automático acionado, medido na calculadora e boca do tanque.
    Qualquer dúvida, dá um grito.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Amigo, piloto automático não foi feito pra ter economia, isso foi inventado pelos Americanos pra manter o carro na velocidade limite de 96km/h, não levar multas e cansar o pé, o piloto automático não tá nem aí pra consumo, vc precisa colocar o computador de bordo em consumo instantaneo e ir controlando seu pé no acelerador com a marcha compatível e a velocidade desejada, qualquer dúvida da um grito, abraço.
    Piloto automático foi feito para ter conforto, evitar ter que ficar controlando o acelerador. Se o uso do piloto automático não traz economia avisa os calibradores de motores, pois vi dados de teste realizados na prática sem lenga, lenga é engenharia mesmo, de economia de combustivel de aprox. 10% dependendo do modelo do veículo, nas mesmas condições e trajetos. (dados de um veículo GM).

Sobre a informação disponibilizada no computador de bordo, realmente ela não é precisa, além do que se andar engrenado numa descida sem acelerar o motor o consumo é 0 (zero) de combustivel devido ao cut-off que é realizado nos véiculos (injetados e em alguns carburados que tambem tinham esta tecnologia) no diesel acredito que seja assim tambem nos motores commom rail. Portanto posso descer uma serra inteira sem gastar uma gota de combustivel e vir aqui e dizer que andei 5km sem gastar uma gota de combustivel e no comp. de bordo marcou 50 km/l ou 70 km/l (depende da montadora), portanto vamos manter o bom senso, pois não que eu não acredite que marcou 18km/l mas falar isso aqui, vira uma bagunça, pois cada ser interpreta de um jeito...

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Local
    Guarulhos/SP
    Discordo que piloto automático gera economia...

Faz pouco tempo em uma viagem de uns 500km andei um bom trecho em 100km/h ~ 110km/h (cerca de 300km só diminuindo nos "sem parar" dos pedágios) com o piloto acionado e derrepente vi o ponteiro do combustível mais baixo do que o esperado, quando fiz a média o consumo deu menos de 10km/L e se fosse sem piloto automático dava com certeza acima de 11,5km/L.

Pra mim piloto automático serve apenas para conforto, e na minha opinião é um belo equipamento!

Usuário Avatar de Marcelo L. C. Jr.
    Entrada
    23/08/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post

Faz pouco tempo em uma viagem de uns 500km andei um bom trecho em 100km/h ~ 110km/h (cerca de 300km só diminuindo nos "sem parar" dos pedágios) com o piloto acionado e derrepente vi o ponteiro do combustível mais baixo do que o esperado, quando fiz a média o consumo deu menos de 10km/L e se fosse sem piloto automático dava com certeza acima de 11,5km/L.

Pra mim piloto automático serve apenas para conforto, e na minha opinião é um belo equipamento!
    Eu tb sou da turma que o piloto automático NÃO gera economia. Ja dirigi varios carros com o equipamento e o funcionamento é sempre igual....Sempre acelerado. Se as vezes tem uma leve decidinha na estrada, ele continua ali empurrando, não tem o nosso "feeling" pra aliviar o pé e deixar a inércia levar o carro. E claro, isso afeta no consumo.

Mas que é um preço barato pelo conforto e a certeza de nao tomar multas, ah é! =D
    Marcelo Jr.
    Amarok Trendline 2011 Azul Island

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post

Tem que ver quais as condições de tráfego e, principalmente, se o terreno era acidentado.
    Em subidas, por exemplo, o piloto automático pode ter efeito inverso, aumentando o consumo de combustível.
    Pode ter sido o caso do Jera também.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Citação Postado originalmente por Marcelo L. C. Jr. Ver Post
    Eu tb sou da turma que o piloto automático NÃO gera economia. Ja dirigi varios carros com o equipamento e o funcionamento é sempre igual....Sempre acelerado. Se as vezes tem uma leve decidinha na estrada, ele continua ali empurrando, não tem o nosso "feeling" pra aliviar o pé e deixar a inércia levar o carro. E claro, isso afeta no consumo.

Mas que é um preço barato pelo conforto e a certeza de nao tomar multas, ah é! =D
    Compartilho a opinião. Isso sempre vai depender do percurso, da velocidade acionada no PA e do torque do carro. Tive uma Ranger 6cc 210cv, manual (lógico), com o dispositivo. Andando devagar em boas estradas paulistas funcionava bem pois na subida ela tinha torque pra suportar o esforço. Se pusesse mais velocidade ela acelerava sem o menor "bom senso" tentando manter o ritmo.(maior consumo). Quando o motorista está no comando ele pode diminuir a marcha e tirar o pé para não aumentar o consumo numa subida, por exemplo. (Forester do meu pai, que viajo com ele constantemente) O PA não faz isso. Se o carro é automático ele vai acelerar, chamar marcha, urrar pra manter a velocidade determinada. Concluindo: Em estradas planas, com velocidades moderadas, acredito sim que gere economia. Seria quase como o trabalho ideal para a viatura. Só falta ser ao nível do mar e com vento a favor. Mas em trechos de aclives/declives o PA não tem o bom senso de antecipar a condição de exigência e tirar o pé ou diminuir a marcha buscando o maior torque do motor pra superar aquele trecho e acaba gastando mais.

Uma obs: em um post acima um companheiro disse que qualquer carro pode ser acionado no PA, a qualquer velocidade, sem que esteja necessariamente a 96km/hr (limite de veloc americano). O post original quis dizer que o objetivo inicial do PA seria o conforto para os Americanos não terem que ficar prestando atenção no pé e no velocímetro naqueles tapetes sonolentos por onde andam. Não quer dizer que ele só funcione naquela velocidade.

Na média o Cruise Control aumenta consumo de combustível principalmente se o câmbio for AT. Ele só consegue economizar combustível se for usado numa estrada plana.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de RenatoCoelho
    Entrada
    02/12/2011
    Local
    Sao Jose do Rio Preto/SP
    Nao entendo a politica da VW, na minha cidade tem um monte de Amarok Automatica mas o vendedor me disse que so pode faturar em Abril... Affff nunca vi isso vao ficar um mes no patio da css.

Usuário
    Entrada
    09/02/2012
    Local
    Paracatu/Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Tem que ver quais as condições de tráfego e, principalmente, se o terreno era acidentado.
    Em subidas, por exemplo, o piloto automático pode ter efeito inverso, aumentando o consumo de combustível.
    Pode ter sido o caso do Jera também.
    Concordo plenamente. Um amigo fez o teste com um Corolla manual nos sobe-desce de minas. Manter a velocidade constante NÃO gera economia, pelo contrário.
    Se quiser economizar combustível tem de manter o pé +-constante no acelerador; nas descidas aproveitar o embalo para as subidas e quando chega ao final da subida ja tirar o pé e esperar a descida.
    Agora em Brasilia tudo reto e 60km/h constante dá para fazer economia com piloto automático e ainda evita multas.

Banido
    Entrada
    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../
    Citação Postado originalmente por alexfrossard Ver Post
    Compartilho a opinião. Isso sempre vai depender do percurso, da velocidade acionada no PA e do torque do carro. Tive uma Ranger 6cc 210cv, manual (lógico), com o dispositivo. Andando devagar em boas estradas paulistas funcionava bem pois na subida ela tinha torque pra suportar o esforço. Se pusesse mais velocidade ela acelerava sem o menor "bom senso" tentando manter o ritmo.(maior consumo). Quando o motorista está no comando ele pode diminuir a marcha e tirar o pé para não aumentar o consumo numa subida, por exemplo. (Forester do meu pai, que viajo com ele constantemente) O PA não faz isso. Se o carro é automático ele vai acelerar, chamar marcha, urrar pra manter a velocidade determinada. Concluindo: Em estradas planas, com velocidades moderadas, acredito sim que gere economia. Seria quase como o trabalho ideal para a viatura. Só falta ser ao nível do mar e com vento a favor. Mas em trechos de aclives/declives o PA não tem o bom senso de antecipar a condição de exigência e tirar o pé ou diminuir a marcha buscando o maior torque do motor pra superar aquele trecho e acaba gastando mais.

Uma obs: em um post acima um companheiro disse que qualquer carro pode ser acionado no PA, a qualquer velocidade, sem que esteja necessariamente a 96km/hr (limite de veloc americano). O post original quis dizer que o objetivo inicial do PA seria o conforto para os Americanos não terem que ficar prestando atenção no pé e no velocímetro naqueles tapetes sonolentos por onde andam. Não quer dizer que ele só funcione naquela velocidade.
    Não foi isso que foi dito, mas que no Vectra o piloto automático pode ser acionado até a velocidade máxima de 140km/h, enquanto que na Amarok (pelo menos na minha) pode ser acionado a qualquer velocidade, como por exemplo, a 180km/h, carros que possuo que tem piloto automático.

FUKETEIRO ,
    vc sabe informar se as amaroks já estão sendo produzidas com 180CV (as que antes eram 163)?
    e as SE terão motor reprogramado para 180CV tb?

Abçs

Usuário Avatar de Carolino
    Entrada
    02/08/2008
    Local
    Carmo do Paranaiba/MG
    Acho que quando nao se sabe o que se fala, e melhor ficar calado, e ainda tem gente que teima.

Se pegar uma reta de 100 km vc vai ter economia no PA, logico ne, agora, se a estrada e irregular, nada melhor que o cerebro humano pra fazer a economia subir, simples.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem