Postado originalmente por
alexfrossard
Compartilho a opinião. Isso sempre vai depender do percurso, da velocidade acionada no PA e do torque do carro. Tive uma Ranger 6cc 210cv, manual (lógico), com o dispositivo. Andando devagar em boas estradas paulistas funcionava bem pois na subida ela tinha torque pra suportar o esforço. Se pusesse mais velocidade ela acelerava sem o menor "bom senso" tentando manter o ritmo.(maior consumo). Quando o motorista está no comando ele pode diminuir a marcha e tirar o pé para não aumentar o consumo numa subida, por exemplo. (Forester do meu pai, que viajo com ele constantemente) O PA não faz isso. Se o carro é automático ele vai acelerar, chamar marcha, urrar pra manter a velocidade determinada. Concluindo: Em estradas planas, com velocidades moderadas, acredito sim que gere economia. Seria quase como o trabalho ideal para a viatura. Só falta ser ao nível do mar e com vento a favor. Mas em trechos de aclives/declives o PA não tem o bom senso de antecipar a condição de exigência e tirar o pé ou diminuir a marcha buscando o maior torque do motor pra superar aquele trecho e acaba gastando mais.
Uma obs: em um post acima um companheiro disse que qualquer carro pode ser acionado no PA, a qualquer velocidade, sem que esteja necessariamente a 96km/hr (limite de veloc americano). O post original quis dizer que o objetivo inicial do PA seria o conforto para os Americanos não terem que ficar prestando atenção no pé e no velocímetro naqueles tapetes sonolentos por onde andam. Não quer dizer que ele só funcione naquela velocidade.