
Postado originalmente por
leobnaval
Walter até o final deste ano não era assim não, o diesel das grandes cidades tinha 500 partes de enxofre por milhão e nas cidades do interior entre 1.800 a 2.000 ppm. Porém desde 2009 alguns postos já tinham S50 principalmente os que abasteciam frotas de ônibus urbano.
O Diesel S50 (50 ppm de enxofre) deve ser vendido em todos postos a partir de 2012. E o diesel S10 a partir de 2013.
Estas 2 matérias são muito interessantes, principalmente a cartilha do Proconve (sobre a nova legislação e o diesel que mudará)
O que muda para os motores a diesel em 2012 | Motor Quatro
http://www.anfavea.com.br/documentos...onveSPREAD.pdf
Inclusive acho que não veremos mais problemas de entupimento de filtro e carbonização, caso o pessoal começe a usar o novo diesel S50 ou S10, veja o que a cartilha do Proconve diz:
O que acontece se um veículo P7 for abastecido com diesel que não o S50?
É totalmente desaconselhável. Provocará aumento das emissões, entupimento do catalisador e filtro, formação de depósitos, carbonização do motor, aumento do consumo de combustível, redução da vida útil do veículo, entre outros problemas. Apenas em situações de emergência, e raras, os motores P7 podem funcionar com o diesel antigo, mas isso deve ser evitado ao máximo e o veículo deve ser reabastecido com o diesel novo (S50) o mais rápido possível.
Sobre a alteração em veiculos diesel antigos, ou colocação de lubrificante para as bombas injetoras, visto que o enxofre faz este papel de lubrificante, não é necessário pois o diesel recebeu aditivos lubrificantes para ser utilizado por qualquer motorização diesel, independente do sistema de injeção.
[]s