Nossa, como que as coisas mudam de uma pessoa pra outra, na Ranger eu e meu pai sempre achamos que a traseira e não a dianteira que balança d+, pricipalmente em costelas de vaca e asfalto remendado.
Versão Imprimível
Eu andei em 5 l200 antes da amarok e troquei amortecedores DIATEIROS só da ultima com 120000km porque meu pai foi da revisao e os cara trocaram,por mim nao tinha trocado,confesso que eles Estavam com um minusculo merejo de oleo,mas tudu bem essa l200 foi vendida com 150.000km,agora os traseiros nunca troquei e conto uma melhor,eu tenho uma f1000 4x4 turbo ano 1994 com 290.000km e os amortecedores traseiros dela sao os orginais,isso coM 290.000km ee olha que naquela epoca num era tao bom aassim hein,amortecedores traseiros de camionetes gastam pouco pois as molas defendem muito eles e se vc nao for carregador de muita carga ai entao nunca troca.agora as pastilhas da amarok eu acho que gastam mais por causa dos controles de traçao,freio,bloqueio do diferencial e todas essas coisas que precisam do freio para que atuem corretamente,mas tambem confesso que é meu jeito de conduzir pois quanto mais rapido vc anda mais forte é a frenagem e as pistas aqui na regiao nao ajudam nem um pouco,aqui em casa as camionetes sao por ai mesmo as pastilhas,por volta dos 30.000km,a da amarok ta um pouco cedo mesmo.
Da minha L200 95, os amortecedores foram trocados após 13 anos de uso, e eu troquei porque as buchas estavam ruins. Os amortecedores originais dela eram KYB (Kayaba) muito bons por sinal, depois disso coloquei um jogo de Nakata e tive que trocar os diant. por amassar o tubo do amortecedor ao retirar a mola helicoidal que escapou durante um serviço na susp. diant. aí troquei o par diant. novamente.
Agora só vou trocar se for para colocar um rancho ou pro comp regulaveis.
[]s
Nossa gente, acho uma temeridade andar com amortecedor por mais de 25000km, e item de seguranca, nao sei se e porque sou corredor, mais nao confio entrar em uma curva apertada com amortecedor velho, explico, amortecedor velho na ranger ela deita mais nas curvas, isso me assusta muito, hehehe, por isso troco com 25000km, a coisa e muito diferente nas curvas.
Walter concordo em parte, porque amortecedores ruins tende a perder eficiencia de amortecimento, e consequentemente diminuem a força de atuação na suspensão, e com isso a carroceria tende a inclinar mais em curvas. quanto a barra estabilizadora é isso mesmo.
Tanto que você pode fazer este teste coloque a regulagem do seus rancho no mais macio possivel e faça uma curva de média ou alta, depois coloque a regulagem no modo mais firme e faça a mesma curva na mesma velocidade, e verá a diferença.
[]s
Também nunca troquei amortecedores da minha S10 (165.000km), na verdade a unica coisa relacionada a suspensão/direção foi a troca de um braço auxiliar aos 70.000km que estava com folga e conseguia sentir essa folga no volante e olha que a S10 é campeã em problemas de suspensão, mas essa durabilidade relaciono com meu uso (estradas boas 95% do tempo).
Pretendo mexer na suspensão em breve, pois estou com dois problemas, o primeiro é uma batida seca que aparentemente vem da roda dianteira esquerda quando faço curvas rápidas para a esquerda, já visitei diversas oficinas e ninguém descobre de onde vem esse barulho. Acho que o jeito vai ser desmontar tudo para tentar descobrir.
O outro problema são os feixes de mola que estão cansados, de noite como a traseira está levemente mais baixa que a dianteira acabo incomodando demais os outros motoristas com meu farol.
Gostaria de trocar os feixes por novos, o problema é que os originais são uma fortuna (R$900,00 cada) e os paralelos não consigo descobrir se são realmente novos ou recondicionados.
Não é bem assim, amortecedor faz diferença sim, afinal está lá por um motivo.
O que acontece é que ter um amortecedor novo ou um com 100.000km não vai garantir segurança numa condição esportiva em uma pkp.
Para isso existem carros melhores e lugares melhores do que nossas vias publicas.