Bom dia, ricardo arlen,
Respondendo:
a) Realmente, de acordo com o padrão de ruído, trata-se do motor a diesel mesmo, porém a diferença de massa é irrisória em relação à massa total do carro (o nacional à gasolina 2.0: 1353 Km; o estrangeiro a diesel 1.5: 1288 Kg; diferença de apenas 65 Kg);
b) Nesse caso, as suspensões dos SUVs da Toyota e Nissan são melhores porque, devido ao fato de se estenderem e se contraírem mais, permitem o máximo possível de contato dos pneus com o solo, o que garante a tração. Com as suspensões com cursos mais curtos do Duster (e dos demais crossovers), a roda fica pendurada, perdendo tração com o solo naquele eixo devido ao fato de não haver bloqueio de diferencial de eixos. No entanto, no primeiro vídeo, tanto o episódio por volta dos 6 minutos quanto um dos episódios posteriores, claramente o senhor que dirigia o Duster deve ter deixado no modo 4x4 AUTO, porque se ele tivesse deixado, naquelas exclusivas situações de baixa aderência, no modo 4x4 LOCK, teria feito girar a outra roda que estava no chão, o que teria permitido a saída mais fácil, ok? Inclusive, no modo LOCK o Duster teria saído mais fácil que o Toyota que ficou quase preso no X num daqueles episódios. Então o modo 4x4 LOCK do Duster compensa bem o fato dos cursos mais curtos das suspensões, simulando dois bloqueios de diferenciais de eixos, recurso que pouquíssimos SUVs possuem.
Abraços e boas trilhas a todos!
dd1969.