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  • #1
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Duas coisas que vi no primeiro video.....esse duster, provavelmente é um a diesel cujo torque é de ~24 N.m, mesmo com o motor sendo menor.... é mais leve e isso deixa o carro mais "solto".

    outra...ao longo do vídeo, vi que as suspensão traseira dos carros da toyota e nissan, ficavam muito inclinadas em determinados terrenos....vi a hora o eixo se quebrar, o duster, por outro lado, ficava mais reto....alguém sabe qual a vantagem de um com relação ao outro?
    Bom dia, ricardo arlen,

    Respondendo:

    a) Realmente, de acordo com o padrão de ruído, trata-se do motor a diesel mesmo, porém a diferença de massa é irrisória em relação à massa total do carro (o nacional à gasolina 2.0: 1353 Km; o estrangeiro a diesel 1.5: 1288 Kg; diferença de apenas 65 Kg);

    b) Nesse caso, as suspensões dos SUVs da Toyota e Nissan são melhores porque, devido ao fato de se estenderem e se contraírem mais, permitem o máximo possível de contato dos pneus com o solo, o que garante a tração. Com as suspensões com cursos mais curtos do Duster (e dos demais crossovers), a roda fica pendurada, perdendo tração com o solo naquele eixo devido ao fato de não haver bloqueio de diferencial de eixos. No entanto, no primeiro vídeo, tanto o episódio por volta dos 6 minutos quanto um dos episódios posteriores, claramente o senhor que dirigia o Duster deve ter deixado no modo 4x4 AUTO, porque se ele tivesse deixado, naquelas exclusivas situações de baixa aderência, no modo 4x4 LOCK, teria feito girar a outra roda que estava no chão, o que teria permitido a saída mais fácil, ok? Inclusive, no modo LOCK o Duster teria saído mais fácil que o Toyota que ficou quase preso no X num daqueles episódios. Então o modo 4x4 LOCK do Duster compensa bem o fato dos cursos mais curtos das suspensões, simulando dois bloqueios de diferenciais de eixos, recurso que pouquíssimos SUVs possuem.

    Abraços e boas trilhas a todos!
    dd1969.

  • #2
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    Blz,dd1969.

    Só uma correção, a posição LOCK no duster assim como no defender é bloqueio de diferencial central e não do diferencial do eixo.
    Logo se uma das rodas do eixo, perder aderência com o solo. Aquele eixo não terá tração.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Satomcz Ver Post
    Blz,dd1969.

    Só uma correção, a posição LOCK no duster assim como no defender é bloqueio de diferencial central e não do diferencial do eixo.
    Logo se uma das rodas do eixo, perder aderência com o solo. Aquele eixo não terá tração.
    Caro Satomcz,

    O modo 4x4 LOCK, além de travar o conversor de torque em 50% de torque para cada eixo, adicionalmente passa a utilizar os sensores de velocidade de roda dos freios ABS para comparar as velocidades de rotações das rodas de mesmo eixo e, quando detecta que uma roda está parada (por exemplo: no chão) enquanto a outra do mesmo eixo está girando (por exemplo: solta no ar, ou mesmo patinando em lama muito ruim), passa a transferir uma parte do torque para a roda parada, o que permite ao Duster sair, em muitos casos, da situação conhecida como X (rodas de eixos diferentes, normalmente cruzadas, patinando).

    Então, o modo 4x4 LOCK compensa a falta de bloqueio de diferenciais de eixos. Não é a mesma coisa porque leva um tempo de processamento para automaticamente tomar a decisão enquanto o bloqueio do eixo é mecânico e instantâneo, mas é muito melhor que nada. Detalhe: São poucos os SUVs que possuem bloqueio de diferencial de eixo, e os poucos que possuem, normalmente o dispositivo está apenas em um dos eixos, e o proprietário teria que comprar o bloqueio do outro eixo. No caso do Duster, mesmo que de modo simulado por eletrônica, tudo já vem de fábrica no carro.

    No caso do vídeo mostrado anteriormente, caso o condutor estivesse no modo 4x4 LOCK, acredito que ele teria saído mais rápido que o SUV da Toyota (e, se não me engano, um outro) que quase ficou preso no X.

    Um grande abraço e boas trilhas por aí!
    dd1969.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    ... passa a transferir uma parte do torque para a roda parada, o que permite ao Duster sair, em muitos casos, da situação conhecida como X (rodas de eixos diferentes, normalmente cruzadas, patinando). ...
    Caro Satomcz,

    Expliquei o que o Duster faz no modo 4x4 LOCK, mas me esqueci de explicar como ele faz.

    Ele consegue transferir o torque para a roda que possui condições de tração (a que está no chão, por exemplo) porque freia exclusivamente a roda que está patinando (ou no pendurada no ar). Há muitos e muitos anos atrás havia uma solução muito inteligente e simples em alguns carros da Gurgel que possuíam dois cabos independentes de freio de mão. O motorista podia, caso uma roda estivesse patinando, puxar somente aquele lado da alavanca do freio de mão (eram duas alavancas próximas), e o diferencial, mecanicamente (sem eletrônica), encontrava menos resistência para girar a roda que possuía tração, tirando o carro da lama.

    Então, numa analogia simplificada com os antigos carros da Gurgel, é como se o Duster, apenas no modo 4x4 LOCK, tivesse quatro freios de mão independentes, porém acionados automaticamente através de detecção eletrônica dos sensores dos freios ABS. Em situações normais os sensores do ABS permitem a percepção da iminência do travamento das rodas para aliviar a pressão do sistema hidráulico do freio naquela roda. No modo 4x4 Lock, ele utiliza os sensores para fazer também o contrário, aplicar pressão hidráulica no freio da roda que está girando muito mais que as outras. E, a partir desse momento, o diferencial de eixo (modo aberto), faz o seu trabalho mecânico (igual ao do Gurgel e aos demais diferenciais normais não blocantes) de transferir torque para a roda que possui condições mais fáceis de girar, no caso a que possui tração, uma vez que a outra está travada pelo freio.

    Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caro Satomcz,

    O modo 4x4 LOCK, além de travar o conversor de torque em 50% de torque para cada eixo, adicionalmente passa a utilizar os sensores de velocidade de roda dos freios ABS para comparar as velocidades de rotações das rodas de mesmo eixo e, quando detecta que uma roda está parada (por exemplo: no chão) enquanto a outra do mesmo eixo está girando (por exemplo: solta no ar, ou mesmo patinando em lama muito ruim), passa a transferir uma parte do torque para a roda parada, o que permite ao Duster sair, em muitos casos, da situação conhecida como X (rodas de eixos diferentes, normalmente cruzadas, patinando).

    Então, o modo 4x4 LOCK compensa a falta de bloqueio de diferenciais de eixos. Não é a mesma coisa porque leva um tempo de processamento para automaticamente tomar a decisão enquanto o bloqueio do eixo é mecânico e instantâneo, mas é muito melhor que nada. Detalhe: São poucos os SUVs que possuem bloqueio de diferencial de eixo, e os poucos que possuem, normalmente o dispositivo está apenas em um dos eixos, e o proprietário teria que comprar o bloqueio do outro eixo. No caso do Duster, mesmo que de modo simulado por eletrônica, tudo já vem de fábrica no carro.

    No caso do vídeo mostrado anteriormente, caso o condutor estivesse no modo 4x4 LOCK, acredito que ele teria saído mais rápido que o SUV da Toyota (e, se não me engano, um outro) que quase ficou preso no X.

    Um grande abraço e boas trilhas por aí!
    dd1969.

    Então o Duster 4X4 tem ESP? Até onde sei, o Duster como tantos outros possui apenas o bloqueio central e para haver o controle eletrônico pelo ABS é necessário o controle de tração/estabilidade. A maioria dos crossovers com tração integral por demanda possuem bloqueio de diferencial central até uma certa velocidade. O que dá pra fazer em enrosco em X é o "left foot breaking", controlando a tração com o pé no freio, não é difícil basta um pouco de treino...ajuda bem.
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

  • #6
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    Ricardo Arlen, acredito que o Duster não seje a diesel, pelo menos seu barulho não caracterizava diesel. O fato das rodas das toyotas se inclinarem eu acredito ser devido o seu eixo rigido, se um lado esta no alto e outro no fundo causa um angulo diferente da carroceria, já o duster não é com eixo rigido.
    Se o Duster fosse mais alto em relação ao solo e tivesse pneus Mud passaria bem nos obstaculos

    Pra que tem Duster 4x4 eu gostaria de saber se a primeira dele é como a do video mesmo? ou é mais rapida?
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post

    Pra que tem Duster 4x4 eu gostaria de saber se a primeira dele é como a do video mesmo? ou é mais rapida?
    Só pra dar um parâmetro meia-boca, esse fim de semana até observei isso pra quantificar.

    Com a primeira engatada, na rotação de torque máximo (4500 RPM, baixa até pra um 16V) o carro está em torno de 30 km/h, nem isso.

  • #8
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    Edio...Vc é de Jaragua?
    Esse feriado encontrei uma turma de Jaraguá do Sul lá em Mostardas-RS...fizemos a travessia do Cassino (não fiz junto...fiz com outra turma) e encontrei esse pessoal na pousada.
    Tinha 2 Vitaras azuis...Wrangler, Land Rover...por acaso vc estava no meio?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Rikkardo Ver Post
    Edio...Vc é de Jaragua?
    Esse feriado encontrei uma turma de Jaraguá do Sul lá em Mostardas-RS...fizemos a travessia do Cassino (não fiz junto...fiz com outra turma) e encontrei esse pessoal na pousada.
    Tinha 2 Vitaras azuis...Wrangler, Land Rover...por acaso vc estava no meio?

    eu estava de Wrangler....kkkkkkk......
    não, eu não estava no meio, vitara azul com capota de fibra bege? esse passa aki as vezes, mas não conheço essa galera!!!! em Jaraguá tem mta gente com jipe, dinheiro e tempo pra viajar, eu por enquanto so tenho jipe....kkkkkkk
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Rikkardo Ver Post
    Só pra dar um parâmetro meia-boca, esse fim de semana até observei isso pra quantificar.

    Com a primeira engatada, na rotação de torque máximo (4500 RPM, baixa até pra um 16V) o carro está em torno de 30 km/h, nem isso.
    Caros Rikkardo e EdioSC,

    Engatada a 1ª marcha, o Duster 4x4 estaria, com o motor girando a 4500 RPM, a exatos 26,9 Km/h, porém, de acordo com a ficha técnica do mesmo, a rotação de torque máximo é de 3750 RPM, e então a velocidade seria de 22,4 Km/h. Se considerarmos a marcha lenta, uns 800 RPM, a velocidade seria de aproximadamente 4,8 Km/h.

    Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #11
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    não é a toa que o RS é o maior produtor de Arroz do Brasil....gostam de um banhado!!!!!
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  • #12
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    Acho essa primeira marcha reduzida bem razoável para a proposta a que o carro se destina...tanto que em uso normal, sempre saio de segunda, que me dá a mesma sensação que sair de primeira em outros carros.
    A primeira é legal de usar numa parada em subida íngreme, pois o carro quase sai sozinho na marcha lenta.

    Aqui tem o link para outros manuais do duster, não nescessariamente em inglês:

    Cum s?-?i repari Dacia Duster: MANUALUL SERVICE - portalul de business MONEY.ro

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