Postado originalmente por
dd1969
Bom dia, Gabriel Paz,
Somente lembrando que a central multimídia também é responsável pela qualidade sonora, mas não influencia tanto quanto a acústica do carro (no Duster acho excelente e vale a pena incrementar o som nele) e quanto os alto-falantes também. Os alto-falantes influenciam mais na qualidade sonora que a central multimídia ou rádio/cd-player.
Caso somente substitua o rádio de fábrica pela central você quase não vai perceber diferença porque os alto-falantes originais não possuem boa fidelidade (apesar da razoável resposta sonora com relação à faixa de frequências), são de papelão e não possuem tweeter. O fato de não possuírem tweeter faz com que, no projeto o rádio de fábrica tenha que enviar um som totalmente sem equalização (reforço extremo nos agudos) para compensar os alto-falantes originais, e acredito que o MediaNav deve fazer isto também.
Caso goste de qualidade sonora, evite os triaxiais, quadriaxiais, penta-axiais, etc, e procure escolher coaxiais de boa qualidade, de preferência com tweeter com domo de sêda (soft-dome). Eu recomendaria as marcas Morel, DLS, Focal, ou Hertz. São todas importadas de boa qualidade. Esqueça Bomber, Hinor, Arlen, etc. Mas um instalador profissional pode lhe orientar de acordo com seu gosto musical, nível de pressão sonora desejado (somente alto-falantes ou um pequeno amplificador para um bom som para dentro apenas), etc. Aliás, pense na possibilidade de encontrar um instalador profissional primeiro, pois ele pode lhe orientar bastante e inclusive você pode comprar o som com ele, oferecendo-lhe garantia sobre todo o conjunto.
Não precisa gastar muito de uma vez. Eu mesmo venho fazendo upgrade sonoro aos poucos e percebendo a qualidade evoluindo. Primeiro instalei os coaxiais novos na frente. Em outra oportunidade instalei o kit multimídia com a TV Digital e a câmera de ré. Posteriormente passei os coaxiais para trás e instalei na frente um kit 2 vias. Depois instalei um amplificador somente para o som da frente. Por último, posteriormente devo ainda adquirir com ele e instalar um bom subwoofer.
Espero ter ajudado!
Abraços e fique com Deus!
dd1969.