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  • #1
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    Boa tarde a todos, sou novo aqui no Forum e pretendo me aventurar no mundo off road.
    Bom já venho acompanhando alguns debates aqui antes mesmo de me registrar. Aprendi muito com os comentários, dicas, vídeos postados pelo pessoal. Depois de muito pesquisar, optei por começar com o Duster 4x4. Pela relativa proximidade de preço com o Grand Vitara, cheguei a ficar bastante tentado por gastar 15000 a mais e pegar logo o G Vitara. Mas colocando tudo na ponta do lápis, consumo, rede autorizada, preço e o fato de que, a princípio, não pretendo fazer trilhas muito pesadas, optei pelo Duster. Fiz o teste drive em ambos, sem dúvida o Vitara é muito superior, mas com um preço bem maior e custo de consumo e manutenção maiores. O Duster não tem reduzida, simplesmente a primeira marcha é mais curta, mas nada que se compare a uma reduzida de verdade (como testei no G Vitara). Essa primeira curta deve atender bem a quem pretende enfrentar obstáculos com um nível de dificuldade não muito acentuado. Cheguei a testar o duster numa estrada de terra bem atras da fabrica em SJ dos Pinhais, a suspensão trabalha bem na buraqueira e a tração 4x4 sem diferencial central, mas com embreagem multidisco acionada eletronicamente, ajuda a manter o carro firme na terra. Fiz uma curva bem forçada, onde provavelmente um carro 4x4 rodaria, e deu pra sentir quando o carro começou a perder a traseira mas a tração atuou e o carro se manteve no curso. Bom, devo fechar a compra nos próximos dias, assim que estiver com o carro e posto mais impressões. Abraços a todos.

  • #2
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    Ops... quiz dizer "onde um carro 4x2 rodaria"

  • #3
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Dupla de Duster participando "trial"....!! Carro superou..

    Duster-off-road-Deva-2010.m4v - YouTube!
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    Interessante
    Dupla de Duster participando "trial"....!! Carro superou..

    Duster-off-road-Deva-2010.m4v - YouTube!

    show de bola esse vídeo! Fiquei ainda mais animado com o Duster.

  • #5
    Já vi em algum site que a 5500 rpm o duster deveria estar a quase 220 km/h, assim, a 2750 ele estaria a 110km/h. No megane, com essa rotacão, a velocidade é de 105km/h. Logo, acho que a velocidade a 3500 rpm é um pouco maior do que aquela que o colega falou atrás. A última marcha do duster 4x4 é bem longa mas o diferencial é bem reduzido, no final, acho que a 6a marcha vai deixar o carro legal. Agora, litambém que a 6a marcha é 2.5% mais reduzida do que a 6a marcha do 4x2. Mas, em média, para as 3 primeiras marchas, o duster 4x4 tem uma reduzida de 40% maior que o 4x2....se eu achar de onde eu tirei isso, eu aviso para vcs.

  • #6
    Prezado Sergio espero ver mais post seus aqui quando adquirir o veículo, principalmente quanto ao consumo e manutenção.
    Boas compras

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Prezado Sergio espero ver mais post seus aqui quando adquirir o veículo, principalmente quanto ao consumo e manutenção.
    Boas compras
    Certamente Bianor, sou um cara bem sistemático pra essas coisas (minha esposa diz que sou chato mesmo... hehehe) Sou do tipo que quando compro um carro ou moto novos, ando com uma planilha no porta luvas e toda vez que abasteço, pelo menos por um ano, marco o local, km total, km parcial, litros e média, além de observações, como por exemplo, se aquele tanque foi usado predominantemente em cidade, estrada ou misto... depois quando paro de marcar, sempre observo o consumo, se começa subir muito, já volto pra planilha... Tenho parente próximo que trabalha na Renault, e ele vai tirar o carro direto pra mim. fiz o pedido hoje, deve demorar cerca de 1 mês pra máquina chegar... Daí conto detalhe por detalhe. Também vou postar a manutenção, pois por ser lançamento ainda não vi ninguém dizendo se realmente agüenta o tranco. Que ele faz muita coisa, tá cheio de vídeo na rede, mas ninguém diz se depois de tudo aquilo o carro continua numa boa ou vai parar na oficina né... isso é o risco de comprar lançamento... mas como o preço tá valendo, vou arriscar e conto minha experiência. Abraço

  • #8
    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    ... Que ele faz muita coisa, tá cheio de vídeo na rede, mas ninguém diz se depois de tudo aquilo o carro continua numa boa ou vai parar na oficina né... isso é o risco de comprar lançamento... mas como o preço tá valendo, vou arriscar e conto minha experiência.
    Sergio,

    Você está fazendo o que os europeus fazem. Esse carro lá, é muito barato, então botam pra quebrar porque as opções de off-road puro sangue são bem mais caras até pra manter.

    Eu acho que não aguenta aquilo tudo por 6 meses. Vai torcer o monobloco rapidinho e daqui a pouco não vai nem fechar a porta direito.

    Sendo o Jimny um jipe extremamente robusto (um verdadeiro off-road) e custando menos que o Duster 4x4, não há duvidas de quem compra o Renault não quer ir pra trilha pesada e com certeza esse carro vai se comportar bem em dunas e estradas acidentadas.

    A Renault que se prepare porque vai vender MUITO. Burrice deles não ter um 4x4 automático pra fechar o caixão. Se trouxessem a versão diesel e automática então ! É pá de cal no Ecosport e se bobear até no TR4.

    Abraço e boa sorte com a nova viatura !
    Neilson


  • #9
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    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Sergio,

    Você está fazendo o que os europeus fazem. Esse carro lá, é muito barato, então botam pra quebrar porque as opções de off-road puro sangue são bem mais caras até pra manter.

    Eu acho que não aguenta aquilo tudo por 6 meses. Vai torcer o monobloco rapidinho e daqui a pouco não vai nem fechar a porta direito.

    Sendo o Jimny um jipe extremamente robusto (um verdadeiro off-road) e custando menos que o Duster 4x4, não há duvidas de quem compra o Renault não quer ir pra trilha pesada e com certeza esse carro vai se comportar bem em dunas e estradas acidentadas.

    A Renault que se prepare porque vai vender MUITO. Burrice deles não ter um 4x4 automático pra fechar o caixão. Se trouxessem a versão diesel e automática então ! É pá de cal no Ecosport e se bobear até no TR4.

    Abraço e boa sorte com a nova viatura !
    Neilson
    Valeu Nielson,

    Um dos motivos da minha escolha foi o espaço interno, tenho filho pequeno e esse carro vai rodar no dia a dia também, então busquei também conforto e espaço para bagagem. Quem tem filho pequeno sabe a mudança que é uma pequena viagem... Nesse ponto achei a TR4 muito pequena e desconfortável, especialmente pra quem vai atrás. Sou iniciante no mundo 4x4, então vou começar devagar, nos finais de semana pegar umas estradas rurais esburacadas, um pouco de lama, mas nada de trilhas pesadas. No meu dia a dia, sou oficial de justiça, então rodo muito diariamente e na maior parte do tempo, devagar, em primeira ou segunda marcha, procurando os números dos imóveis, além do anda e para constante. Esse tipo de uso gera um consumo muito maior do que quem vai ao trabalho, para o carro na garagem e depois pega pra voltar pra casa. Daí o consumo e a manutenção do G Vitara ficariam muito altos pra mim. e a TR4 não atenderia o quesito familiar que preciso em um carro. Espero que o Duster possa me oferecer uma boa diversão de vez em quando e nao seja tão caro para manter como os outros 4x4 do mercado.
    Abraço
    Sérgio

  • #10
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    Olá Sérgio.

    obrigado pela resposta.
    Agora durante o almoço tava mesmo pensando nisso. Que mesmo não usando muito o 4x4 com bloqueio o 4x4 sem bloqueio pode ser uma boa opção em dias com chuva torrencial por exemplo, dando muito mais estabilidade no carro.

    Eu aluguei recentemente um Mini S All4
    Código HTML:
    http://www.youtube.com/watch?v=oGm341SRAeY
    e a tração nas 4 dava um resultado muito interessante, a estabilidade do carro era incrível pra aquele modelo.

    A questão do porta malas na verdade me agrada muito. Motivo: não tem como roubar o estepe. Na S10 que mencionei (do meu pai) não colocamos trava e o estepe durou somente alguns meses antes de ser roubado .

    PS: o "html" foi o jeito que eu achei de não postar o vídeo embedded

    abraço, André

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Gosto muito da Renalt ... tivemos um clio 1.0 8v ficamos até 200 mil km sem problemas(média 15 km/l)... agora um sandero step chegando aos 50 mil km em 1 ano(12 km/l)...(bom de barro por sinal) quem sabe o proximo nao seja Duster... acompanhando...

  • #12
    Acredito que o entendimento do Sergio esteja incorreto, quando em Lock a embreagem central viscosa trava distribuindo o torque igualmente sobre os dois eixos, dianteiro e traseiro. A atuação dos dois diferenciais continua a mesma permitindo diferença de velocidade entre as duas rodas do mesmo eixo.
    O que não sei é se o sistema de freios trava a roda que esta no ar quando o carro entra no X e tem duas rodas no ar, uma de cada eixo para que ele possa sair do X, como faz bem a Amarok.
    Pelo que vi nos videos de test-drive 4x4 onde ele entra e sai dessas situações extremas varias vezes!
    Retirei este texo do manual do mesmo onde pode-se perceber o ABS 4x4 !

    Antibloqueio de rodas em modo
    LOCK (veículos equipados com
    ABS)
    A ativação do modo 4WD Lock provoca
    a ativação simultânea de um modo em
    todo o terreno do ABS. Neste caso, as
    rodas podem ser bloqueadas de modo
    cíclico, para potencializar sua aderência
    ao solo, o que reduz as distâncias
    de frenagem em solo pouco consistente.
    Enquanto este modo estiver
    ativo:
    – a dirigibilidade do veículo é limitada
    durante a frenagem. Por conseguinte,
    não é aconselhável utilizar
    este modo de funcionamento em
    condições de muito fraca aderência
    (gelo, por ex.).
    – podem ser ouvidos alguns ruídos.
    Isto é normal e não constitui uma
    anomalia de funcionamento

    Sds

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