x
Convex Datacenter
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94

Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    O pior que não é privilégio só do Duster não, carro zero no Brasil está muito caro... quando lançam com um preço bom (versa, polo e outros)....depois a cada 15 dias, de acordo com as vendas....sobe 2.000, 3.500....dentro de um ano, no lançamento um carro sobe 10 mil fácil...fácil....se não for pelado já começa 40 mil e chega fácil aos 80 mil, num mesmo modelo.
    Pois é...... Não é a toa que o Brasil é o paraíso das montadoras , dos banqueiros, das distribuidoras de combustível, etc. Já salvamos a Fiat e a GM. Brasileiro é tão bonzinho......

O alerta já foi feito na Pag 193, mas considero o assunto importante, o atuador a embreagem se desconectou do pedal, na ocasião minha esposa estava com meu filho de 3 anos, e por sorte nada aconteceu e ela conseguiu encontrar o carro em segurança

Minha Duster tem 44 mil, mas vi relatos de outros carros com metade de quilometragem que aconteceu a mesma coisa, quem trocou relatou que voltou a acontecer, pois a trava de plastico não aguenta. Pelas informações a peça foi substituída por uma de metal nas duster novas, mas nas nossas fica esse alerta, pois é uma falha de projeto que pode ser perigosa.

Lamentável um carro que deveria ser um projeto robusto ter uma detalhe desses que pode te deixar na mão. Vou tentar adaptar uma trava, mas acho um absurdo ter que fazer gambiarra em um carro novo.

Queria um carro confiável para minha esposa e viagens, até agora estava atendendo bem as expectativas, mas essa me decepcionou. Enquanto a falta de capricho estava no acabamento e etc ok, mas em parte relacionadas a segurança como a embreagem....

desculpem o desabafo.

abs, Flávio

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    O meu quando comprei, também com cerca de 44.000, também por umas duas vezes deu uma afundada no pedal de embreagem. Uma mais profunda. Puxei rapidamente o pedal de volta com o pé e depois disso nunca mais voltou a acontecer.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    O alerta já foi feito na Pag 193, mas considero o assunto importante, o atuador a embreagem se desconectou do pedal, na ocasião minha esposa estava com meu filho de 3 anos, e por sorte nada aconteceu e ela conseguiu encontrar o carro em segurança

Minha Duster tem 44 mil, mas vi relatos de outros carros com metade de quilometragem que aconteceu a mesma coisa, quem trocou relatou que voltou a acontecer, pois a trava de plastico não aguenta. Pelas informações a peça foi substituída por uma de metal nas duster novas, mas nas nossas fica esse alerta, pois é uma falha de projeto que pode ser perigosa.

Lamentável um carro que deveria ser um projeto robusto ter uma detalhe desses que pode te deixar na mão. Vou tentar adaptar uma trava, mas acho um absurdo ter que fazer gambiarra em um carro novo.

Queria um carro confiável para minha esposa e viagens, até agora estava atendendo bem as expectativas, mas essa me decepcionou. Enquanto a falta de capricho estava no acabamento e etc ok, mas em parte relacionadas a segurança como a embreagem....

desculpem o desabafo.

abs, Flávio
    Infelizmente essas economias porcas não é exclusividade da Renault/Duster. Li numa reportagem que as bieletas da Toro diesel 4x4 são de plástico. Acredito que os da RN da Jeep também, haja vista possuírem a mesma mecânica. Abs

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Infelizmente essas economias porcas não é exclusividade da Renault/Duster. Li numa reportagem que as bieletas da Toro diesel 4x4 são de plástico. Acredito que os da RN da Jeep também, haja vista possuírem a mesma mecânica. Abs
    Por essas e outras que eu fico com receio de trocar o bugão.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Quanto ao atuador de embreagem do Duster, o meu quando estava com 75.000 km não tinha soltado ainda, mas coloquei um enforca gato/presilha de plástico nele e pronto, e fui viajar 2.500 km, tá lá até hoje. É uma peça de plástico até com boa resistência, não vejo como gambiarra, MAS faltou colocar um anel ou trava no atuador.

Com o desgaste e o movimento lateral da peça, ela solta, mesmo se fosse de aço, titânio... falta é trava. É fácil de colocar novamente (coisa de 30 segundos), mas se não colocar um anel arame, presilha, solta novamente. Vou tirar um foto e postar o que fiz, muito simples.

Olha a peça aí, na ponta:
    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/i...-CURyAgX1097L8

Tá a dica na página 193

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Som complementando, segue foto da ponta da peça, atuador de embreagem do Duster, que é só encaixada, faltou uma travinha simples, pois é só encaixado, pode ser que com o tempo solte.

https://http2.mlstatic.com/atuador-e..._022018-F.webp

O problema sendo simples de resolver ou não monstra uma falha no projeto, uma trava de segurança não deve ter vida útil menor que a peça em sí. Gambiarra é ter que por peças não originais para solucionar qualquer problema, mesmo porque não é razoável trocar uma peça que está funcional pela falha da trava, aí amarra com arame!

A parte que deu problema é a ligação do cilindro do pedal, não a parte junto a embreagem.

Já tentei duas ou duas gambiarras, agora a trava quebrou de vez e tentei uma terceira, vamos ver quanto tempo vai durar.

Abs

FHsantos

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post

A parte que deu problema é a ligação do cilindro do pedal, não a parte junto a embreagem.

Abs

FHsantos
    Olá FHsantos

Também acho que poderia ser melhor, mas penso que pode ter sido algum lote com defeito ou as CSs consertam na revisão e ninguém fica sabendo do "recall branco", muito comum no Brasil como todas fabricantes de veículos.

Agora se a sua trava esta quebrando, pode ser outro problema, talvez de aliamento do pedal com o atuador, pois o movimento do pedal e atuador e para cima e para baixo, a trava seria um item de segurança posterior, caso haja movimento lateral, que não é comum.

Segue a foto da ponto onde pode colocar a trava, lembrando que só solta se tiver desgaste.

Nova Imagem.bmp

A peça que deu problema é essa

Renault Duster 4X4-embreagem-duster.jpg
    aqui como ela fica instalada e como trava no pedal
    Renault Duster 4X4-embreagem.jpg

Tem relato no reclame aqui de outro proprietário que teve o problema foi a CCS e só colocaram a trava plástica, que não resolveu por muito tempo. tem vários relatos do mesmo problema no vídeo da página 193, acredito não ser um caso isolado. Tanto que trocaram o sistema de trava na nova duster, colocando uma trava de material diferente, veja.

Renault Duster 4X4-rn-00394r-duster.jpg
    Pode sim ter sido um lote de material fora da especificação, mas deveriam fazer o recal, mesmo que branco. Estou aguardando resposta da RENAULT para ver como procederão no meu caso.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Olha que fiz no meu,só por precaução. Pequena presilha.
    E Renault Duster 4X4-img_20180312_165236_127.jpg

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Olá Fhsantos,

Agora com as imagens acima fica mais fácil explicar e entender. A parte do atuador é fêmea, como você plotou com a seta azul lá em cima. A parte de encaixe macho é do pedal de embreagem, cobreado conforme a imagem que postei do meu veículo. Eles simplesmente encaixam por pressão, e com o tempo pode sofrer desgastes, neste caso solta se houver movimento lateral.

O atuador da embreagem do meu carro, apesar dos 80 mil km, ainda está com pressão. O que eu fiz, se reparar na foto acima, foi colocar um presilha (branca) no eixo do pedal (que é de metal), para que no caso no atuador tentar sair lateralmente ele estará travado.

Queria fazer algo melhor, pois no próprio eixo do pedal (macho) tem ranhura para colocar um anel elástico, o que ficaria melhor do que o original, é o modo mais comum para travar um eixo/peça, desde peças pequenas a de toneladas. É a forma mais utilizada para travar rolamentos, engrenagens e outra peças que trabalham pesado e com precisão.

No caso do atuador do duster, seria só cortar aquela rebarba (detalhe, seta em azul) para que o eixo do pedal de embreagem passasse direto e na ranhura do eixo colocasse o anel elástico. Abaixo as três figuras.

Renault Duster 4X4-nova-imagem-2.jpg

Renault Duster 4X4-anel-elastico.jpg

Renault Duster 4X4-embreagem-duster.jpg

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem