Pois é...... Não é a toa que o Brasil é o paraíso das montadoras , dos banqueiros, das distribuidoras de combustível, etc. Já salvamos a Fiat e a GM. Brasileiro é tão bonzinho......
Versão Imprimível
O alerta já foi feito na Pag 193, mas considero o assunto importante, o atuador a embreagem se desconectou do pedal, na ocasião minha esposa estava com meu filho de 3 anos, e por sorte nada aconteceu e ela conseguiu encontrar o carro em segurança
Minha Duster tem 44 mil, mas vi relatos de outros carros com metade de quilometragem que aconteceu a mesma coisa, quem trocou relatou que voltou a acontecer, pois a trava de plastico não aguenta. Pelas informações a peça foi substituída por uma de metal nas duster novas, mas nas nossas fica esse alerta, pois é uma falha de projeto que pode ser perigosa.
Lamentável um carro que deveria ser um projeto robusto ter uma detalhe desses que pode te deixar na mão. Vou tentar adaptar uma trava, mas acho um absurdo ter que fazer gambiarra em um carro novo.
Queria um carro confiável para minha esposa e viagens, até agora estava atendendo bem as expectativas, mas essa me decepcionou. Enquanto a falta de capricho estava no acabamento e etc ok, mas em parte relacionadas a segurança como a embreagem....
desculpem o desabafo.
abs, Flávio
O meu quando comprei, também com cerca de 44.000, também por umas duas vezes deu uma afundada no pedal de embreagem. Uma mais profunda. Puxei rapidamente o pedal de volta com o pé e depois disso nunca mais voltou a acontecer.
Quanto ao atuador de embreagem do Duster, o meu quando estava com 75.000 km não tinha soltado ainda, mas coloquei um enforca gato/presilha de plástico nele e pronto, e fui viajar 2.500 km, tá lá até hoje. É uma peça de plástico até com boa resistência, não vejo como gambiarra, MAS faltou colocar um anel ou trava no atuador.
Com o desgaste e o movimento lateral da peça, ela solta, mesmo se fosse de aço, titânio... falta é trava. É fácil de colocar novamente (coisa de 30 segundos), mas se não colocar um anel arame, presilha, solta novamente. Vou tirar um foto e postar o que fiz, muito simples.
Olha a peça aí, na ponta:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/i...-CURyAgX1097L8
Tá a dica na página 193
Som complementando, segue foto da ponta da peça, atuador de embreagem do Duster, que é só encaixada, faltou uma travinha simples, pois é só encaixado, pode ser que com o tempo solte.
https://http2.mlstatic.com/atuador-e..._022018-F.webp
O problema sendo simples de resolver ou não monstra uma falha no projeto, uma trava de segurança não deve ter vida útil menor que a peça em sí. Gambiarra é ter que por peças não originais para solucionar qualquer problema, mesmo porque não é razoável trocar uma peça que está funcional pela falha da trava, aí amarra com arame!
A parte que deu problema é a ligação do cilindro do pedal, não a parte junto a embreagem.
Já tentei duas ou duas gambiarras, agora a trava quebrou de vez e tentei uma terceira, vamos ver quanto tempo vai durar.
Abs
FHsantos
Olá FHsantos
Também acho que poderia ser melhor, mas penso que pode ter sido algum lote com defeito ou as CSs consertam na revisão e ninguém fica sabendo do "recall branco", muito comum no Brasil como todas fabricantes de veículos.
Agora se a sua trava esta quebrando, pode ser outro problema, talvez de aliamento do pedal com o atuador, pois o movimento do pedal e atuador e para cima e para baixo, a trava seria um item de segurança posterior, caso haja movimento lateral, que não é comum.
Segue a foto da ponto onde pode colocar a trava, lembrando que só solta se tiver desgaste.
Anexo 556582
A peça que deu problema é essa
Anexo 556586
aqui como ela fica instalada e como trava no pedal
Anexo 556587
Tem relato no reclame aqui de outro proprietário que teve o problema foi a CCS e só colocaram a trava plástica, que não resolveu por muito tempo. tem vários relatos do mesmo problema no vídeo da página 193, acredito não ser um caso isolado. Tanto que trocaram o sistema de trava na nova duster, colocando uma trava de material diferente, veja.
Anexo 556588
Pode sim ter sido um lote de material fora da especificação, mas deveriam fazer o recal, mesmo que branco. Estou aguardando resposta da RENAULT para ver como procederão no meu caso.
Olha que fiz no meu,só por precaução. Pequena presilha.
E Anexo 556589
Olá Fhsantos,
Agora com as imagens acima fica mais fácil explicar e entender. A parte do atuador é fêmea, como você plotou com a seta azul lá em cima. A parte de encaixe macho é do pedal de embreagem, cobreado conforme a imagem que postei do meu veículo. Eles simplesmente encaixam por pressão, e com o tempo pode sofrer desgastes, neste caso solta se houver movimento lateral.
O atuador da embreagem do meu carro, apesar dos 80 mil km, ainda está com pressão. O que eu fiz, se reparar na foto acima, foi colocar um presilha (branca) no eixo do pedal (que é de metal), para que no caso no atuador tentar sair lateralmente ele estará travado.
Queria fazer algo melhor, pois no próprio eixo do pedal (macho) tem ranhura para colocar um anel elástico, o que ficaria melhor do que o original, é o modo mais comum para travar um eixo/peça, desde peças pequenas a de toneladas. É a forma mais utilizada para travar rolamentos, engrenagens e outra peças que trabalham pesado e com precisão.
No caso do atuador do duster, seria só cortar aquela rebarba (detalhe, seta em azul) para que o eixo do pedal de embreagem passasse direto e na ranhura do eixo colocasse o anel elástico. Abaixo as três figuras.
Anexo 556592
Anexo 556590
Anexo 556591