Postado originalmente por
dd1969
Boa tarde, vkbrv,
Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).
Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.