Nessa loja também tem o BF 225, melhor que esse para o DUSTER , só se tivesse o 215/65 ou 70, se alguem acha o 215 da BF no Brasil favor posar.
Versão Imprimível
RAraujo....eu acredito que não compromete em nada a eficiencia do ar condicionado. Acredito que não prejudica porque não é todo o radiodor que esta danificado. São vários traços de aletas amassadas. Só fica feio e se não tiver cuidado, vai amassando, amassando ate....
Pessoal:
Alguém já usou ou conhece quem usa o kit de suspensão da IronMan para o Duster ?
Aqui no Brasil está por R$ 4.500,00 mas encontrei na IronMan da Bolívia por US$ 1,090.00.
Pra mim fica a um 'pulo' de MT e estou tentado.
Dacia Duster - Ironman 4x4
Prezados foristas,
Estou anexando uma figura com os dados de ajuste da suspensão conforme relatório entregue pela css após serviço realizado. A css não soube/quis informar a máquina utilizada para realização do serviço.
Em caneta azul estão dados obtidos em uma loja especializada cuja máquina utilizada para o mesmo serviço é do Fabricante Hunter modelo TC-30. Configurações para Duster 4x4 motor gasolina F4R. (Existia outra tabela com nome "exceto F4R" que imagino ser para o modelo 4x4 motores diesel, diferente do F4R.)
Deixo aqui registrado como "fonte informativa" a todos os colegas donos de Duster.:idea:
AGORA, faço uma observação: Reparem no relatório que me entregaram que a minha convergência traseira FINAL consta como -0º17' e pelas especificações (min: -0º13'; max:-0º05') ela estaria fora do ajuste e pior do que quando chegou, com 0º16'. Se o meu entendimento do relatório estiver incorreto, peço ajuda explicativa aos colegas.
Vários posts atrás relatei e inclui fotos de desgaste irregular dos meus pneus traseiros... Acertei a suspensão na loja especializada e aparente o desgaste irregular parou.
Peguei estes dados na CSS nesta segunda passada, quando fiz a revisão de 40K km e solicitei verificação e ajuste. Ou a css não fez questão nenhuma de acertar o ajuste traseiro (o que estou tomando providencia ainda sem resposta), ou meu entendimento das especificações está incorreto e nisto peço ajuda. (será :?:)
Abraço a todos.
Anexo 469243
Ricardo,
Estou com minha Duster 4x4 há 6 meses.
Fiz uns passeiozinhos a São Tomé das Letras, Parque dos Pireneus e Chapada dos Veadeiros, pra "amaciar".
Em abril/14, com 10.000 km, saí de Brasília pra Jericoacoara e de lá, viajando o mais que pude pelas praias e dunas, desci o litoral de CE e RN. Quatro pessoas, uma geladeira 12v e muita tralha. A notícia é que o ar condicionado dá conta do recado sim, nunca precisamos passar da segunda velocidade.
Só não testei ainda no barro. No "xis" ela dá conta melhor que meu Niva 4x4, e na areia só não consegui subir uma falésia de terra vermelha, chegando em Flexeiras (mas consegui voltar de ré...). Do resto, ela dá conta com sobra, mesmo com carga total.
Judiei muito dela na areia fofa (pressão 15lbs) e, por ficar muito baixa, ela pega o fundo mais do que deveria.
Só passei apuro na barra do São Francisco. A maré quase alta e tive que ir, sozinho, 18km do Pontal do Peba até a barra, pela areia fofa.
Aí deixo um alerta aos colegas: andei quase uma hora no limite, em 2a controlando o limite de giros pra não passar de 5.000, e com o 4x4 Lock. Na ida, beleza. Paramos na barra, onde tinha capim e não enterrava, por uns dez minutos. Na volta, no meio do caminho, a luz do 4x4 Lock começou a piscar. pedi rapidamente ao meu filho pra ele ler no manual, e ele viu que era falha no sistema por superaquecimento, e que o sistema "se desligaria" para proteção.
Passei muito medo, pois se desligasse o sistema eu provavelmente perderia o carro por causa da maré...
Continuei mantendo o giro no alto, em segunda, e o 4x4 lock não desligou. Assim que pegamos areia mais firme, chegando perto do Pontal do Peba, voltei para "Auto" e fiquei observando o carro. Nada de anormal.
De lá, passamos por Aracaju e pelo litoral norte de Salvador, e 9.000 km depois da saída, chegamos de volta a Brasília. Viagem ótima, média global 9,1 km/l.
A decepção foi, depois do regresso, encontrar minha duster no meio de um lago de óleo no chão da garagem.
Como já estava com 19.400 km levei-a rodando (estava funcionando normalmente) para a autorizada, para a revisão.
Diagnóstico: Rompimento do rolamento do veio transversal da caixa de transmissão múltipla.
depois do conserto, fui conversar com o chefe de oficina e ele me disse que o rolamento estava azulado e o seu alojamento rachou. Expliquei a ele o episódio do Pontal do Peba e ele disse-me que não acreditava que tivesse sido a causa. Segundo ele, teria sido um problema fortuito e não usual.
Agora ela está ótima, mas quero programar uma outra "viagenzinha" pro Jalapão. Quero encontrar outro trecho parecido pra repetir o que fiz, enquanto tenho garantia de fábrica, pra "tirar a teima".
Ah! Nota 10 pra suspensão! Por pior que seja o terreno, dá pra dosar o acelerador em primeira, sem pisar na embreagem, e a suspensão trabalha que é uma beleza!
E de resto, o carro está zero km, sem barulhos nem folgas, apesar dos 20.000 km.
Gostaria de conhecer os depoimentos de companheiros que já tenham chegado acima dos 20.000 judiando das danadinhas, pra saber até onde devo ir e o que posso esperar...
Parece que o Duster se dá melhor com o álcool na estrada:
03/07 RJ->SP, carro vazio e chutando bem, de vez em quando 140 : 10km/L na gasolina;
05/07 SP->RJ, carro bem carregado (parte da mudança), média de 100/110 : 9km/L no álcool;
Dado que abasteci a R$ 1,789/L do álcool em SP. Parece que, pelo menos na estrada, é melhor andar no álcool que na gasolina.
Engraçado, no Corsa 1.8 da minha esposa reparei a mesma coisa, já fomos com ele várias vezes para Minas, viagem longa coisa de 700km cada perna, média de 9,8 km/L, andando numa média de 130 km/h na Fernão. Das raríssimas vezes que coloquei gasolina não fez 12.
Abs
Renato,
Parabéns pela bela viagem, pelo visto o Duster foi o carro ideal em termos de conforto e desempenho off road.
gostaria de saber se o conserto do rolamento foi feito na garantia.
a minha está com 42000 km e tenho feito algumas trilhas / passeios, tipo Coruripe até foz do São Francisco (aliás, o passeio é de dois dias, primeiro, praia do Gunga x 2 Barras, segundo dia Coruripe x Foz, incluindo Peba, tudo pela praia) umas 4x ( local fantástico, nunca me canso de ir lá), Chapada Diamantina (trilha Lençóis x Andaraí), Aqui em Sergipe nos canaviais com solo massapê, dunas do litoral sul (praia do saco e Abais), dentre outras...
fotos e vídeos em https://www.flickr.com/photos/92278260@N04/
e no youtube (procure por Professador)
Sobre a luz piscando, é uma coisa normal, temos que conviver com ela, planejando bem a passagem, parando sempre para esfriar.
também acredito que na areia deva se andar no modo auto, também neste modo pode haver aquecimento do diferencial, aconteceu comigo na praia entre Saco e Abaís, areia fofa, andando a 60 /80 km/h. Mesmo assim, andar no modo auto diminue bastante a possibilidade de aquecimento.
a minha Duster está tudo bem, apenas os pneus duraram pouco (troquei com 36.000). Coloquei pneus AT Maxxis 771, tamanho original o que melhou muito o desempenho off road. Como foi o desgaste de pneus nas suas viagens?
Prá quando será sua viagem pro Jalapão? aceita companheiros?
Deveria ter me avisado quando passou por aqui, tem uma dunas e praias ótimas...
um grande abraço, poste fotos e vídeos de suas aventuras....
Caro Carmoro,
O código F4R da Renault refere-se ao motor a gasolina 2.0 com bloco de ferro e 4 válvulas por cilindro. Imagino que a informação "exceto F4R" possa se referir aos modelos de Duster 1.6 que possuem o código de motor K4M, uma vez que não possuímos no Brasil o modelo de Duster a diesel. O estranho é que imagino que o que diferenciaria os parâmetros de alinhamento de suspensão não seriam o motor e sim o fato de ser o 4x4 (suspensão traseira multilink) e os demais 2.0 e 1.6 (suspensão traseira com eixo de torção).
Com relação à convergência traseira, entendo que realmente ficou um pouco mais fora do especificado do que estava antes, mas a diferença foi muito pouca. De qualquer modo, sugeriria procurar a concessionária para tentarem colocar o valor dentro da faixa.
Aproveito a oportunidade do assunto para colaborar também com as informações que obtive sobre o Duster com um amigo que possui uma loja de alinhamento:
Marca: SunModelo (software): Octus Aligner
Versão: 2.82 2012
Banco de dados: 4.23
Convergência total (polegadas) : -0,10 -0,05 +0,00
Convergência esquerda (polegadas) : -0,05 -0,03 +0,00
Convergência direita (polegadas) : -0,05 -0,03 +0,00
Camber esquerda (graus e minutos) : -1º 00' -0º 30' +0º 00'
Camber direita (graus e minutos) : -1º 00' -0º 30' +0º 00'
Set Back (graus e minutos) : -0º 06' +0º 00' +0º 06'
Observação: Não há informação alguma sobre a parte traseira do carro.
Repare que poucos valores de referência conferem com os obtidos por você, e, pelo que me lembro, os valores que obtive agora divergem um pouco também dos que obtive no relatório de uma das revisões efetuadas no carro há algum tempo.
Somente posso chegar a duas hipóteses divergentes:
a) Os valores de referência poderiam estar equivocados em algumas das máquinas, o que explicaria as diferenças;
b) Os valores de referência poderiam estar corretos, considerando que cada máquina de alinhamento pudesse possuir geometria diferente das demais;
Observação: Repare também que as unidades de medida variam conforme a máquina, o que piora mais ainda a situação para nosso entendimento (algumas informam a convergência em graus e minutos enquanto outras informam em polegadas....).
Não tive ainda a oportunidade de obter as informações oficiais do alinhamento na concessionária, mas vou tentar no próximo alinhamento que ainda não tive tempo de parar para realizar.
Abraços a todos e fiquem com Deus!
dd1969.
Caro Renato Gallo,
Aconselharia como ponto de atenção nas próximas revisões o reaperto das suspensões, se necessário.
No meu caso, em 2 revisões foi necessário o reaperto, e o carro voltou delas com as suspensões como em estado de 0 Km, macias e firmes ao mesmo tempo, transmitindo confiança (antes dessas revisões já estavam com um pouco de barulho e diferentes). Eu estava até preocupado que pudesse ter havido algum problema com algum dos amortecedores, mas, segundo o mecânico da revisão da Renault, nada de vazamento até o momento, graças a Deus.
Abraços a todos!
dd1969.
dd, concordo com o que disse sobre o F4R e inclusive foi isto que disse ao rapaz na loja, mostrando-o também a tabela no fim do Manual. Quanto ao Exceto F4R não creio ser para os motores 1.6, pois as opções na máquina são claras: Escolhe-se
- Primeiro: 4x2 ou 4x4 (toda 4x4 aqui é 2.0)
- Segundo: em 4x4 tem-se F4R e "exceto F4R".
A máquina é importada e tem menu para diferentes línguas. O software é dado como de 2012 com referência a versões de 2011 em diante, que foi quando a Duster começou a entrar no mercado.
Como Campos não tem concessionária Renault (ou nissan) levo o carro em BH e só volto a BH mais pro fim do mês. Quando for lá retornarei e os questionarei. A tabela impressa se refere a modelos 4x4 assim como a parte em caneta, copiado da Hunter TC30.
Enfim, eu queria estar felizão mesmo com a minha, postar fotos com os pneus novos Geolandar G012, mas os vários infortuitos que venho encontrando me deixaram desgostoso com o veículo... Quem sabe comprando ela 0KM dou mais sorte...
Abraço a todos, fiquem com Deus também.
Caro Carmoro,
Está esclarecido! Não sabia que havia esta primeira seleção entre 4x2 e 4x4. Neste caso, o "exceto F4R" somente poderia tratar-se do modelo com motor turbo-diesel 1.5 dci 110 Cv (código K9K 898).
Olhando mais atentamente o relatório e esquecendo a parte da caneta azul (outra máquina e supostamente outra geometria), o único erro cometido que eu tenha visto teria sido na convergência da roda traseira esquerda, que ficou em -0º 17' quando o limite seria -0º 13'. Tudo indica que o alinhador teria se preocupado, com relação à convergência traseira, somente com a convergência total e não com as individuais de cada roda. Repare que na total está dentro do limite (-0º 26'). Neste caso, bastaria solicitar que corrigisse a convergência traseira esquerda para dentro do limite, 0º 13', que a total ficaria ainda mais dentro da faixa e não no limite.
Espero que tenha o problema solucionado e volte a curtir este excelente carro!
Abraços e fique com Deus!
dd1969.