Obrigado pelos manuais,
Professador e rikkardo. Só q o manual "Duster Motor F4R 2000 cc.pdf" consta 9,8:1 na taxa de compressão que, no Duster 2.0 é, segundo o manual do veículo, 11:1 (o que pode ser um mero avanço na injeção eletrônica no ponto da ignição).
Muito interessante estas experiências suas, Raposo. Principalmente quando disseste ter andado 500 Km em estradas não pavimentadas e ao revisar encontrar o carro em excelente estado.
Particularmente estou MUITO desgostoso com meu Duster pelos problemas que tem apresentado como:
1 - desgaste prematuro dos pneus dianteiros e desigual dos pneus traseiros (Substitui os dueller dianteiros com +-31KKm por Yokohamas HT G051 que, pelo medidor da Yokohama, estariam com somente 60% de vida útil, ou seja, consumi 40% em 6kkm de uso??! Comprei outro par de yokohama AT (das fotos anexas) para a traseira, mas ainda estou avaliando o consumo desigual e maior das bandas internas e procurando dados confiáveis para ajustes da direção/suspensão)
2 - Fissura na pintura que a Renault consertou como garantia.
3 - Marcador de combustível INCONFIÁVEL...
4 - Andei na semana Santa uns 100km em estradas de terra (com muito cascalho) e o peito de aço voltou trepidando a ponto de, no interior do veículo, eu ficar com a impressão que vai soltar um pedaço do carro a qualquer momento. (entrei debaixo e constatei ser o peito de aço, que apesar de firme na horizontal, tremia na vertical)
além de alguns outros detalhes menores...
Sei que não sou nenhum motoristão foda do off-road (e nem tenho a intenção), MAS tive um paliozinho 1.4 no qual passei em areia, lama, atravessei ribeirão e MUITA estrada de terra durante 6 anos e o bicho não batia nada. Nem um grilinho. Peças e informação eram fáceis e baratas, enfim...
sempre quis um 4x4, mas viajo demais, então achei que a Duster seria o ideal. Estou começando a pensar em 2 usados, um 4x4 véi pro off-road e um outro carro pro asfalto!
Abrx,
Anexo 461294Anexo 461295