Que bom que resolveu, reset as vezes faz maravilhas, já vi carros que demoravam a par partida ou as vezes nem ligava, depois do reset ficava 100%.
Versão Imprimível
O Vitara sem dúvida é muito mais bem acabado internamente e possui dois sub-chassis, que devem fazê-lo bem mais resistente se continuamente utilizado em condições extremas. Porém:
- Custa R$ 20k a mais (um zero km -> pelo menos em jun/14 qdo optei pelo Duster);
- Anda bem menos. Não que o Duster seja feito para andar, mas prefiro estar em um veículo que faz o "0 a 100km/h" na faixa de 10s (compatível com vários hatches médios - não turbo alimentados), que em outro que vai prá lá de 13s;
- Pesa uns 250/300kg a mais que um Duster, para o mesmo espaço interno+bagagens;
- Não é flex, no caso do meu Duster já consegui 10,5 km/l no álcool em estradas planas, andando entre 100 e 110km/h, o que considero uma marca fantástica para um carro desse porte e que custa bem menos que os demais;
- Chama menos a atenção que um Vitara (como estou morando no Rio tenho que levar isso em consideração);
- Não testei o Vitara em uma tocada rápida por estradas com muitas curvas, mas a suspenção multilink traseira do Duster surpreende. Mesmo com o CG mais alto, que leva a uma maior rolagem, considero-o mais confiável em curvas que vários hatches pequenos (por exemplo o ótimo HB-20 que sempre alugo em viagens).
Abs
Assinatura atualizada.
Então pessoal
Como havia falado, no Sábado acordei cedo (maior geada no mês de Setembro aqui no Sul) e fui trocar os pneus.
O modelo escolhido, pelo preço mais em conta foi o Goodyear Wrangler SUV 215/65R16. A 1º coisa que vou falar é "putz, não é o mesmo carro". Tamanha a diferença, principalmente na leveza da direção, que faz um pneu novo. Quando peguei a viatura já estava com 18.000Km e sempre achava a direção meio pesada, mesmo calibrando conforme recomendado e com geometria correta. Para andar, mesmo no asfalto, ficou muito macio. Tanto que vários grilos que escutava internamente simplesmente sumiram. Segue algumas fotos dos pneus velhos (40.800Km) e dos novos.
Anexo 511690sem borracha...
Anexo 511691com muiiiita borracha
Anexo 511692resultado final.
Por ser a mesma medida do original, nada mudou. Apenas a calibragem recomentada passou para 35psi conforme o pessoal da revenda.
Legal Skenel! Seu carro está muito bonito! Também sempre tive esta impressão de que quando troca os pneus velhos por novos parece que trocou de carro. Tudo melhora no carro, suspensão em geral, barulhos, dirigibilidade, até a estética muda muito!
Mudando de lado, "eu" acho que 35 libras é muito. No meu carro uso 30 parelho nos quatro pneus e ainda estou achando bastante, mas ainda estou testando. Meus pneus são maiores que os originais, coloquei os 225/70r16 A/T da Yokohama. Mas isso, além da técnica indicada pela fábrica, vai também da sensibilidade, gosto e utilização de cada um, não faço recomendação.
Até acho que a única recomendação válida é a que tem no manual, qualquer outra é tiro no escuro. Se o pneu tem a mesma medida do original porque tem que andar mais cheio? Sei não...
Bom, continuando a informar aqui aos amigos interessados na duster, fechei 6 mil km neste domingo com uma viagem ida e volta de 1200 km.
Até agora nenhum problema nem qualquer detalhe. Plenamente satisfeito com a duster. Viajei em pista simples, pista dupla, asfalto bom, asfalto ruim, subindo, descendo, com bastante trânsito, pouco trânsito, com chuva e sem chuva. Tenho uma certa experiência de estrada e com vários carros e camionetes, carros gasolina e camionetes sempre diesel. Digo o seguinte, o sanderão está me agradando e muito. O custo benefício estou achando muito honesto. O tamanho dela para mim é ideal.
Motor responde bem, melhor no alcool. Consumo geral ainda se mantém nos 8 por litro, no etanol, andando bem. Coloquei um tanque de gasolina e já voltei para o alcool, também pelo preço pois tenho abastecido na faixa de 2,00 reais o litro. Mas ela é bem mais esperta no derivado da cana, principalmente para manter velocidade com a sexta marcha longa. O câmbio tem as marchas bem escalonadas entre a 2a. e a 6a., mas a alavanca é meio boba, precisa acostumar. Realmente as seis marchas funcionam bem com o 2.0 de 148 cv, mas as trocas precisam ser constantes para um bom aproveitamento do motor, tem hora que cansa um pouco. Existe também um certo vazio nas trocas de marcha que o motorista precisa se acostumar para evitar. Da impressão que o motor tem muito torque, parece pesado, e quando vai trocar marcha em médio giro ele segura e empurra o carro, não sei se estou conseguindo explicar direito. O torque é muito bom, mas pistas simples com ultrapassagens mais rápidas e frequentes precisam da funcão do cambio. Quando deixa o 2.0 girar mais alto ele mostra a que veio. Ronca com força mas também empurra.
Suspensão eu já disse aqui, acho que é o brilho do carro! Independente na traseira parece ser o equilíbrio da duster. Não andei nas 4x2 que tem eixo rígido, mas a minha, 4x4, que tem a susp independente, me surpreende. O carro curva muito bem, nem parece a altura que tem. Acho que cabe creditar um pouco aos ótimos pneus yokohama também, estes que coloquei, não são originais.
A duster fica devendo em acabamento, principalmente atrás e no porta malas. Também em isolamento acústico principalmente do barulho do motor. Realmente parece um carro popular. A tampa traseira também é meio chatinha de fechar, mas acostuma. Não adianta bater, precisa baixar e depois bater de pertinho. Se bater de longe não fecha direito. Parece que falta forração de carpet no porta malas, nem a tampa é forrada. Aparece a lata e isto deixa o carro pobre. O estepe dentro do carro também tira bastante espaço do porta malas, mas mesmo assim ainda mantém um bom volume. Contudo este fator do estepe ser dentro não sei se acho bom ou ruim, enfim.
O painel, bancos dianteiros, portas, vidros, tudo isso acho bem honesto, funciona bem e cumprem seu papel. O painel da 2016 me agradou e estou agora adaptado à leitura, acho bom. Computador de bordo no painel e na tela também é um detalhe legal. O gps funciona bem e o som também me agradou, principalmente nos graves. Claro que não é potente, mas para ouvir normalmente é bem agradável. Pretendo melhorar isso, pois gosto de som, mas por enquanto está bom. Os bancos me agradaram também, minha esposa idem. O espaço interno é adequado e a ergonomia é boa. Para mim falta a regulagem de profundidade do volante, mas fazer o que né.... As portas são boas de abrir e fechar e os vidros elétricos são rápidos e precisos. Falta fechar sozinho na chave, acho que por 79 mil reais poderia ter isso de fábrica, mas....
Outro fator que não gostei foi a luz baixa. A alta é boa. Mas a baixa me parece muito curta. Vou tentar adaptar faróis de longo alcance para ver se consigo suprir esta falha. Já ouvi aqui elogios aos faróis, mas não sei se a 2016 mudou para pior ou se sou eu que não gostei.
Ainda não precisei de concessionária, portanto não posso informar nada neste quesito. Pretendo ir somente para a revisão, pois por enquanto nada a reclamar. Espero que assim seja. Acho que terei que fazer a revisão dos 10 mil km durante uma viagem, mas ainda não me programei. A sorte é que atualmente a renault tem bastante concessionária.
Na próxima semana viajarei para o uruguai, serão 4.000 km aproximadamente de ida e volta. Claro que vou com a duster, já a tenho como minha fiél escudeira e espero que continue assim, com confiança e prazer para rodar. Talvez eu consiga viajar um trecho pela praia na região entre Osório e São José do Norte, mas isso vai depender do outro companheiro também e das nossas condiçoes de viagem. A vantagem da 4x4 é ter esta opção, aí começa a aparecer o bom custo benefício das duster!
Valeu!
Edusão...já que mencionou rodar pela praia entre osório e são josé do norte....vai um aviso.
Nos próximos dias, temos previsão de grandes volumes de chuva. Não sei se já rodou pela praia, mas com esse clima, a tendencia é que os deságues da água que vem do interior e desmboca no mar, cresçam bastante...abre o olho. No geral, rodar na areia molhada é mais tranquilo que na seca....fica quase um asfalto.
Já fiz a travessia do cassino...220 km pela praia, de rio grande a chuí...confesso que fiquei um pouco decepcionado, pois não tem tanto desafio...kkkk. Com tempo bom, maré baixa e vento nordeste, faz com qualquer carro. Só tem um trecho um pouco mais difícil que é o conchal, a uns 30 km de hermenegildo....durante uns 20 km. Fora isso, é um passeio.
Também dá pra ir de mostardas a quase quitão pela praia. No inverno o movimento é menor na praia, é tranquilo. Mas no verão não rola, e acho que é proibido até.
Valeu Rikkardo! Agradeço muito a valiosa dica! A idéia seria percorrer um pequeno trecho apenas para ter a emoçao de passar no local, sendo que pensamos em perguntar na região onde isso seria viável e também se naquele dia será viável. Como sairemos com um limite geral de prazo mas sem dias certos para as localidades, pensamos que a única forma será essa mesmo. Se não der, paciência.
Boa tarde, edusao,
Sempre que possível, quando for percorrer trechos onde o carro pode ficar atolado, procure percorrê-lo com pelo menos outro veículo 4x4, para evitar de ficar preso a um lugar sem socorro.
Sugiro também que você tenha pelo menos uma cinta de nylon para resgate e um par de manilhas de 1/2" (para interconectar a cinta a 2 veículos). Acho muito útil também possuir uma mangueira de sucção de combustível (apesar de que não sei se o Duster permite puxar combustível do tanque, pois alguns carros não permitem), e um rádio de comunicação como "Faixa do Cidadão" (popular PX), ou transceptor de mão (popular walkie-talkie).
Há muitas outras dicas valiosas que encontrei em um DVD que adquiri há um tempo atrás, que ensina muito como enfrentar todos os tipos de terreno com um 4x4, e possui inclusive um bom trecho sobre técnicas de resgate. Segue abaixo o link sobre o DVD que possuo e que valeu cada centavo, e inclusive assisto-o integralmente sempre que vou enfrentar situação fora de estrada, para relembrar os conceitos:
http://www.armazem4x4.com.br/dvd/dvd-tecnica-4x4.html
Abraços e fique com Deus!
dd1969
Obrigado dd! É sempre bom lembrar a lista antes de viajar. Estaremos em dois veiculos, meu e um troller novo, e ambos equipados com cintas e radios. Mas como a viagem é longa certamente nao arriscaremos! A ideia é rodar um trecho e somente se for possivel mesmo.
Boa noite a todos...
Estou namorando uma Duster para comprar...estou lendo todo esse tópico desde o inicio (estou na pag 100).
Pelos relatos, o carrinho é fantástico!
Existe algum grupo no whatsapp?
Se possivel, gostaria de ser adicionado 38 9902-3691
Abraço