Rodízio não recomendado pela fábrica!?!?
dd1969,
Tinha certeza que iria achar essa discussão aqui, ou ao menos a citação.
Ando na cidade e estradas asfaltadas* 98% do tempo em 2WD (tenho o "sentimento" que economiza), na última viagem reparei que os dianteiros estão quase meia vida, enquanto os traseiros parecem novos...(com 25,6K).
Deduzi que a css não trabalhou direito, fui ao manual de manutenção e garantia: não menciona rodízio como atividades/checagens nas revisões.
Fui ao manual e desaconselham. Pode isso Arnaldo? Me pareceu mais uma tradução mal feita que algum fundamento técnico.
Diferenças de desgastes entre eixos geram forças na transmissão qdo em Lock (caso o dif. central fique travado). Nunca precisei do lock além de alguns metros, mas no limite isso é uma verdade. Imagine um doido que coloque pneus de tamanhos diferentes entre os eixos e só rode em lock: vai moer tudo em alguns quarteirões, correto?
No meu caso, a forma de frear essa situação seria fazendo o rodízio e fazendo que se desgastem por igual. E vem o manual e "não recomenda".
* - mas qdo viajo nunca deixo de testá-lo, de forma responsável, em barro e/ou erosões "encaráveis".
Citação:
Postado originalmente por
dd1969
Olá, cakito,
Realmente o carro parece mais estável, especialmente na chuva e em pistas sinuosas.
.
.
.
O rodízio de pneus não é recomendado pela fábrica. Pode comprovar no manual de instruções do carro.
Grande abraço e fique com Deus!
dd1969.