Primeiras impressões Duster 2.0 Dynamique 4x4
Depois da demora do consórcio para liberar o dinheiro para a concessionária, finalmente peguei o carro. O primeiro teste foi logo uma viagem de Salvador para Teixeira de Freitas (Via BR 101), pouco mais de 800 km de pista simples com muitos trechos bem movimentados e várias cidades para atravessar. O carro foi aprovado, com ressalvas! rs
Vou tentar elencar os itens mais importantes:
Ergonomia: conforme já foi dito por muitos, existem pontos ruins. Comando do retrovisor, comandos dos vidros, trava do cinto de segurança, porta-copos em frente aos botões do ar condicionado e da tração. Realmente poderiam estar mais bem posicionados;
Conforto: no geral achei bom, mas poderia ser melhor. O que incomodou nesse quesito foi a "bateção" do tampão do porta-malas, para falar a verdade, foi o que achei pior no carro, muito foda aquela barulheira vinda de trás. Não é parâmetro, mas tive um Focus 2011 (que hoje está com minha esposa) que completou 5 anos e não faz qualquer barulho desse tipo.
Consumo: 9,2 km/l com o ar ligado o tempo inteiro e na posição "Auto" da tração em alguns trechos. Acho que esse consumo vai melhorar, ainda não me adaptei a pegada do carro, fiz 53 pontos de 100 possíveis no Driving Eco, ou seja, posso melhorar muito ainda.
Desempenho: nota 10! foi que mais gostei, carro forte, boa retomada, mantem a velocidade mesmo na 6ª marcha. Outra coisa que preciso aprender são as trocas de marchas. a 1ª é muito reduzida, mas o diabo é desacostumar a sair com ela. Então, com algumas diferenças de escalonamento, senti que a exceção são mesmo a 1ª e a 6ª (que não funciona como uma 5ª dos câmbios convencionais, ela serve mesmo para longos períodos planos, retos e sem muito trânsito).
Tração 4x4: Ainda não pude testar nesse aspecto. Deixei na posição "auto" durante boa parte da viagem, mas mesmo com alguns trechos de chuva, não pude perceber uma diferença significativa para o 2wd, talvez não tenha chovido suficiente para fazer funcionar o sistema.
Resultado (por enquanto): quase tudo já era esperado, a única surpresa desagradável foi a "bateção" do tampão do porta-malas. Nota: 8,5 é um bom carro!