Boa tarde, mfonseca1,
Não tive notícias de alteração mecânica no sistema de tração do Duster 4x4, mas posso garantir que não se trata do mesmo sistema da Weekend.
A Fiat Palio Weekend Adventure que possua o opcional sistema Locker não é um carro 4x4, e sim um veículo 4x2 com tração dianteira, mas que possui um bloqueio do diferencial que pode ser acionado manualmente pelo motorista ao pressionar um botão no interior do carro quando estiver totalmente imobilizado, e somente deve ser acionado em trechos de baixa aderência do piso, para não forçar o sistema e não correr o risco de quebrá-lo, uma vez que não se pode fazer curva com as duas rodas bloqueadas na mesma velocidade, porque a roda externa em piso de boa tração sempre deveria girar mais rápido que a roda interna. Apesar de não ser um verdadeiro 4x4, o bloqueio de diferencial é muito bemvindo e é bem melhor que um carro 4x2 simples (sem esse sistema).
Já o Renault Duster 4x4 possui um sistema de transmissão desenvolvido pela japonesa Nissan, que, de acordo com outras fontes, tratar-se-ia do mesmo sistema utilizado pelo Nissan Murano, crossover de quase 2 toneladas vendido nos Estados Unidos. Este sistema possui um eixo cardã no túnel central, um conversor de torque na parte traseira, e diferencial no eixo traseiro e semi-eixos para as rodas traseiras, o que permite transmitir a força do motor também para as rodas traseiras quando necessário, tais como em travessia de riachos, lama, terra, areia de praia, pedras escorregadias tais como paralelepípedos em dias de chuva, pista de asfalto molhada, etc. Por um botão giratório no painel, o motorista pode deixar o Duster somente no modo 4x2 (tração dianteira apenas), 4x4 Auto e 4x4 Lock. O 4x4 Auto pode ser utilizado em qualquer piso em qualquer condição pois é considerado um 4x4 Full-Time, que utiliza um sistema que, ao detectar deslizamento da roda dianteira, automaticamente transfere mais torque para alguma roda traseira. O modo 4x4 Lock somente deve ser acionado em piso escorregadio, porque efetua um bloqueio de aproximadamente 50% do torque para cada eixo. Ele não possui bloqueio de diferencial dentro do mesmo eixo. Ele também não possui caixa de transferência com diferencial central (apesar de simular a função de um diferencial através do conversor de torque) e nem caixa de redução, apesar da 1ª marcha ser bem mais reduzida que as outras, compensando a falta da caixa de redução.
Já o Ford Ecosport 4x4 é um pouco diferente do Duster 4x4, mas é mais próximo deste do que da Palio Weekend Adventure com opcional Locker.
Abraços, bom feriado, e fique com Deus!
dd1969.