Sempre fui adverso ao Duster por achar que ele é um Sandeiro melhorado, comparando-se ao Ecasport.
Hoje peguei um Uber que era um Duster 2016 e o motorista me informou alguns mimos que esse ano melhorou, como cambio de 5 velocidades (automático), piloto automático.....
Pergunta: melhoraram a tração? Pode ser comparada a de que carro? Pelo que tinha ouvido falar, era igual a weekend e da ecasport. Será que estou errado.
Abs
MFonseca1
Boa tarde, mfonseca1,
Não tive notícias de alteração mecânica no sistema de tração do Duster 4x4, mas posso garantir que não se trata do mesmo sistema da Weekend.
A Fiat Palio Weekend Adventure que possua o opcional sistema Locker não é um carro 4x4, e sim um veículo 4x2 com tração dianteira, mas que possui um bloqueio do diferencial que pode ser acionado manualmente pelo motorista ao pressionar um botão no interior do carro quando estiver totalmente imobilizado, e somente deve ser acionado em trechos de baixa aderência do piso, para não forçar o sistema e não correr o risco de quebrá-lo, uma vez que não se pode fazer curva com as duas rodas bloqueadas na mesma velocidade, porque a roda externa em piso de boa tração sempre deveria girar mais rápido que a roda interna. Apesar de não ser um verdadeiro 4x4, o bloqueio de diferencial é muito bemvindo e é bem melhor que um carro 4x2 simples (sem esse sistema).
Já o Renault Duster 4x4 possui um sistema de transmissão desenvolvido pela japonesa Nissan, que, de acordo com outras fontes, tratar-se-ia do mesmo sistema utilizado pelo Nissan Murano, crossover de quase 2 toneladas vendido nos Estados Unidos. Este sistema possui um eixo cardã no túnel central, um conversor de torque na parte traseira, e diferencial no eixo traseiro e semi-eixos para as rodas traseiras, o que permite transmitir a força do motor também para as rodas traseiras quando necessário, tais como em travessia de riachos, lama, terra, areia de praia, pedras escorregadias tais como paralelepípedos em dias de chuva, pista de asfalto molhada, etc. Por um botão giratório no painel, o motorista pode deixar o Duster somente no modo 4x2 (tração dianteira apenas), 4x4 Auto e 4x4 Lock. O 4x4 Auto pode ser utilizado em qualquer piso em qualquer condição pois é considerado um 4x4 Full-Time, que utiliza um sistema que, ao detectar deslizamento da roda dianteira, automaticamente transfere mais torque para alguma roda traseira. O modo 4x4 Lock somente deve ser acionado em piso escorregadio, porque efetua um bloqueio de aproximadamente 50% do torque para cada eixo. Ele não possui bloqueio de diferencial dentro do mesmo eixo. Ele também não possui caixa de transferência com diferencial central (apesar de simular a função de um diferencial através do conversor de torque) e nem caixa de redução, apesar da 1ª marcha ser bem mais reduzida que as outras, compensando a falta da caixa de redução.
Já o Ford Ecosport 4x4 é um pouco diferente do Duster 4x4, mas é mais próximo deste do que da Palio Weekend Adventure com opcional Locker.
Sempre fui adverso ao Duster por achar que ele é um Sandeiro melhorado, comparando-se ao Ecasport.
Hoje peguei um Uber que era um Duster 2016 e o motorista me informou alguns mimos que esse ano melhorou, como cambio de 5 velocidades (automático), piloto automático.....
Pergunta: melhoraram a tração? Pode ser comparada a de que carro? Pelo que tinha ouvido falar, era igual a weekend e da ecasport. Será que estou errado.
Abs
MFonseca1
Acho que o câmbio automatico ainda é de 4 marchas... e não tem auto e 4wd.. ou uma coisa ou outra...
DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
EX: S10 FLEX LT CD BRANCA
O Fernando de Caxias do Sul, preparou o duster mais off road do Brasil. Veja o post acima.
Postado originalmente por mduduchi
Olá pessoal,
Sou um velho jipeiro novo proprietário de uma Duster 4x4 2013, muito por conta de ter lido todo este tópico, e estou gostando bastante do carro. Gostaria de aumentar o tamanho dos meus pneus para deixar a Duster mais alta, mas no momento não pretendo colocar nenhum lift. Já vi no tópico diversos de vocês relatando pneus de até BF AT e Michelin 225/70 r16 sem lift, mas não vi ninguém que falou de usar um 235/70 r16 que foi a única medida de BF que eu encontrei disponível no mercado. Alguém já colocou? Acham que vai pegar ou ficar fora de estética?
Obrigado pela resposta Vinicius. Me poupou trabalho. Pena que pegou o 235/70 r16. Então a ideia deve ser colocar um dos abaixo ou outro ainda que não conheço. Qual vocês acham melhor?
a) Pirelli ATR 225/70 r16;
b) Firestone Destination AT 225/70 r16;
c) Michelin LTX A/T 2 225/70 r16;
d) Yokohama Geolandar A/T-S 225/70 r16;
e) outro?
Cakito seguindo sua orientação levei o duster na premier da Asa sul, o mecânico é muito atencioso e vc pode ficar ao lado deles o tempo todo. mas só fazem as revisões (serviços rápidos). Mas valeu pela dica.
Depois de muito pesquisar nos fóruns sobre quais pneus colocar no Duster, decidi pelos BF Goodrich pela excelente experiencia que tivemos com uma Pajero iO com esses pneus. A medida que cabe no duster seria exatamente a mesma que usamos na iO, 225/70r16.
Em Fortaleza não encontrei essas medidas para testar antes de comprar, então depois de muito pesquisar na internet, achei uma loja no paraná que tinha 4 unidades e comprei, arriscando raspar em algum canto.
Chegaram, instalei, não pegou em nada, estou SUPER satisfeito!
Sobre a mudança do 215/65r16 original para o 225/70r16 também estou curioso sobre a performance obtida pelo colega "Frutuoso" que foi citado pelo colega "mduduchi" acima, mas me interesso principalmente sobre como se comporta os pneus com peso no carro, ele toca no cantos ao passar por buracos? Comumente ando em estradas ruins com peso no carro.
Para dividir uma experiência com pneus no duster: um ano atrás, na primeira troca dos pneus, resolvi comprar 3 pneus da mesma marca original, Bridgestone Dueler 215/65r16, para usar com o step que veio de fábrica, que nunca havia usado, hoje, os três pneus novos que comprei já precisam de troca, mas o step ainda rodaria mais um ano (um ano!!), totalizando 2 anos, assim como aconteceu com o primeiro conjunto de fábrica, alguém entende o porquê desses pneus novos terem durado tão pouco em relação àquele que veio de fábrica? Enfatizo que os pneus novos foram fabricados em 2014 e o step em 2013. Cheguei a suspeitar que estes 3 pneus são "piratas".
Outra coisa que gostaria de dividir, é um pouco mais uma dúvida, com relação à tração, alguém comentou que o ABS poderia funcionar como um "bloqueio" de diferencial em uma eventual necessidade, mas como funcionaria na prática? Acontece que coloquei meu carro transversal à uma vala em que a roda dianteira direita e a traseira esquerda ficaram suspensas (esquema abaixo), aí liguei a tração para sair e "tcharam!" ambas as rodas ficaram rodando no ar, tentei frear e acelerar para ver se o ABS ajudaria, tentei no automático e no 4x4, mas nada funcionou, precisei mesmo de um empurrãozinho para sair! Então fiz algo errado? Minha experiência só me diz que ficarei em apuros se precisar deste "bloqueio de abs" e, assim, a resposta do porque nada se fala disso no manual...