Postado originalmente por
Silvestro
E por falar em uso de pneus diferentes e step ...
Sobre a mudança do 215/65r16 original para o 225/70r16 também estou curioso sobre a performance obtida pelo colega "Frutuoso" que foi citado pelo colega "mduduchi" acima, mas me interesso principalmente sobre como se comporta os pneus com peso no carro, ele toca no cantos ao passar por buracos? Comumente ando em estradas ruins com peso no carro.
Para dividir uma experiência com pneus no duster: um ano atrás, na primeira troca dos pneus, resolvi comprar 3 pneus da mesma marca original, Bridgestone Dueler 215/65r16, para usar com o step que veio de fábrica, que nunca havia usado, hoje, os três pneus novos que comprei já precisam de troca, mas o step ainda rodaria mais um ano (um ano!!), totalizando 2 anos, assim como aconteceu com o primeiro conjunto de fábrica, alguém entende o porquê desses pneus novos terem durado tão pouco em relação àquele que veio de fábrica? Enfatizo que os pneus novos foram fabricados em 2014 e o step em 2013. Cheguei a suspeitar que estes 3 pneus são "piratas".
Outra coisa que gostaria de dividir, é um pouco mais uma dúvida, com relação à tração, alguém comentou que o ABS poderia funcionar como um "bloqueio" de diferencial em uma eventual necessidade, mas como funcionaria na prática? Acontece que coloquei meu carro transversal à uma vala em que a roda dianteira direita e a traseira esquerda ficaram suspensas (esquema abaixo), aí liguei a tração para sair e "tcharam!" ambas as rodas ficaram rodando no ar, tentei frear e acelerar para ver se o ABS ajudaria, tentei no automático e no 4x4, mas nada funcionou, precisei mesmo de um empurrãozinho para sair! Então fiz algo errado? Minha experiência só me diz que ficarei em apuros se precisar deste "bloqueio de abs" e, assim, a resposta do porque nada se fala disso no manual...