x
Convex Datacenter

Hybrid View

Galera, perdão caso o vídeo já tenha sido postado, confesso, que, pelo tópico ser muito extenso, não conferi a fundo.
    Nesse vídeo hermano o cara fala um pouco mais sobre o funcionamento da tração 4x4 do Duster. Achei muito bacana.

Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Galera, perdão caso o vídeo já tenha sido postado, confesso, que, pelo tópico ser muito extenso, não conferi a fundo.
    Nesse vídeo hermano o cara fala um pouco mais sobre o funcionamento da tração 4x4 do Duster. Achei muito bacana.

Já tinha visto o vídeo. É legal. Mas alguns dados não são precisos.

- O Duster não tem diferencial central, e sim um dispositivo de acoplamento eletromagnético no diferencial traseiro.

- Como dito acima, o dito cujo, não é de acoplamento viscoso.

- em 4wd lock a tração é dividida 53% na dianteira, 47% na traseira (parece que por causa do peso

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Já tinha visto o vídeo. É legal. Mas alguns dados não são precisos.

- O Duster não tem diferencial central, e sim um dispositivo de acoplamento eletromagnético no diferencial traseiro.

- Como dito acima, o dito cujo, não é de acoplamento viscoso.

- em 4wd lock a tração é dividida 53% na dianteira, 47% na traseira (parece que por causa do peso

Concordo com o vkbrv,

Outra coisa legal que ele não falou e que temos pouca informação é sobre o sistema de ABS, que funciona diferente no modo 4x4 Lock, não é um bloqueio de diferencial, mas faz a função, pois o carro não perde a tração se ficar em X.

vkbrv, ainda não descobri como o Duster faz a compensação de rodagem em curvas quando está em modo Auto, que dispositivo ajuda pra não quebrar o sistema em piso aderente e com tração em Auto (acima dos 80km/h), será que seria através dos sensores do ABS?

Pois na terra ou na lama o próprio pneu desliza ou afunda, pois o terreno é mais fraco que a tração do pneu, mas no asfalto? Fiquei com está dúvida, pois no sistema 4x4 Lock, o ABS atua, travando a roda que está no ar e passa a força para que está no chão.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Vai voltar em agosto. Informação de loja.
    Valeu Mauro. Obrigado pela informação. Será que já vem com as alterações propagandeadas? Abs

Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Meu duster está entrando nos 4 anos e 50.000 km. Fazia a manutenção básica da Renault (garantia) mas agora sem garantia vou ver o que tem de ser feito. Recomendam o que? Kit correia dentada? Freios, Suspensão...?
    O kit correia dentada vcs trocam juntamente com a do alternador?
    Obrigado

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Meu duster está entrando nos 4 anos e 50.000 km. Fazia a manutenção básica da Renault (garantia) mas agora sem garantia vou ver o que tem de ser feito. Recomendam o que? Kit correia dentada? Freios, Suspensão...?
    O kit correia dentada vcs trocam juntamente com a do alternador?
    Obrigado
    Caro cakito,

Eu também parei de efetuar serviços na concessionária um pouco depois do fim da garantia.

O ideal é você procurar seguir o recomendado no Manual de Garantia e Manutenção (manual à parte que acompanha o Manual de Proprietário). Nas páginas 14 e 15 desse manual, constam as regularidades de manutenção para o Duster com motor F4R (2.0 16V).

A minha correia dentada foi substituída aos 80.000 Km, juntamente com as demais correias e polias, conforme aquele manual.

Freios normalmente são verificados quanto ao desgaste de pastilhas e lonas, pois não há uma regra de durabilidade, pois depende do modo de como se dirige.

Agora, quanto ao fluido de freio, o ideal é não trocar somente pela quilometragem, e mais levando em conta o tempo, pois esse fluido é higroscópico, ou seja, absorve humidade do ar e vai se contaminando. Peça ao teu mecânico de confiança para testar o nível de contaminação do fluido de freio utilizando uma caneta de teste (eu comprei uma no Mercado Livre e funciona muito bem). Com 1 ano já estava com mais de 4% de água no fluido, e quando o mecânico substituiu o fluido, a caneta indicou 0% (LED de cor verde), e o freio ficou perceptivelmente melhor, especialmente em início de atuação (basta um leve toque no pé e já freava mais que antes). Somente para comparação do nível de contaminação, na minha motocicleta vou substituir a cada 6 meses, porque na moto, o reservatório é mais exposto às condições climáticas. Atente para utilizar fluido de especificação DOT 4, DOT 4+ ou DOT 5.1 (nunca utilize DOT 5).

Quanto à suspensão, não ligue tanto para quilometragem, e mais para procurar por vazamentos de óleo. Procure também por verificar eventual instabilidade de condução em retas (especialmente em velocidades mais altas) e principalmente em curvas.

A cada 10.000 Km troco o óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, e filtro do habitáculo (do ar-condicionado).

Não esqueça de efetuar o alinhamento da direção para evitar desgaste irregular de pneus.

No mais, é seguir aquele manual específico do carro, indicado acima.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Cara Cakito

Acho que o dd1969 falou tudo. As questões dos kits/correias você tem que atentar pela Kilometragem (80.000 mil) ou tempo (acho que 04 anos), pois elas ressecam. Troquei do meu Duster agora com 70.000 km, pois ele 2012/2013 e tá fazendo 05 anos. Aqui na minha cidade se você comprar com CNPJ da mecânica tem desconto de 30% nesta peças. Tem uma concessionária de SP que vende esses kit no Mercador Livre, com o mesmo desconto. Disse concessionária Renault, mesmo.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    E para complementar, a oficina tem que ter a ferramenta do motor (F4R), não serve do motor 1.6 (K4m), senão o carro fica fora do ponto. Meu mecânico comprou pra fazer o meu serviço e outro que apareceu lá.

No dia que fui fazer o serviço não achei o Kit, pois a concessionária disse que tinha, quando fui buscar, disse que confundiu, pediu desculpa, história longa... como ia viajar e o carro não tinha chegado aos 80 mil, troquei somente a correia dentada, conferi os rolamentos e tensores, estava tudo justinho, o carro ficou ótimo e a correia estava em ótimo estado/nova. Agora quando chegar aos 80 mil troco o Kit, fazer o que...pra mim foi melhor do que ficar com a correia velha ou não viajava. Foi um aprendizado, só mando fazer o serviço com a peça na mão.

Coloquei uma Dayco, custou R$ 150,00, mas é melhor trocar tudo, economiza na mão de obra. A correia original é Gates, mas você acha Conti e Dayco, que são ótimas. Na concessionária só vende Kit.
    4X4 Brasil

Cakito, não tenho um Duster, mas já tive um Sandero, que na época da garantia fazia as revisões na concessionária e assim que a mesma acabou, comecei a fazer as revisões em oficina de minha confiança. O que eu fazia era seguir o plano de manutenção que tem no site da Renault e pedia para os caras da oficina darem uma geral no carro (verificar suspensão, coifas, pastilhas de freio e etc), e, caso necessário, efetuarem as trocas. Nunca deu errado.
    O bacana do site da Renault é que eles esfecificam a km que farão as trocas de ítens como correias e tensores, troca dos fluídos, velas e etc. Mas é importante, que, mesmo que não esteja na km que a Renault especifica para a troca, você peça para o seu mecânico dar uma checada no estado dos componentes.
    Dei uma rápida olhada no site, e, pelo plano de manutenção deles, para essa revisão dos 50.000 é só troca de óleo e filtros mesmo.

Aí está: Pecas e Servicos | Revisao Preco Fechado | Renault Brasil
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Ah, e o manual do som dos duster (pré media nav) pra que quiser. É em ingles.

RENAULT RADIO CLASSIC MANUAL Pdf Download.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Esse vídeo é legal... boa estabilidade do 4wd

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem