Caro MOAJF,
Como fiquei em dúvida sobre quais eram as mangueiras às quais você se referia, tive a ideia de monitorar a temperatura de duas delas e acredito que as tenha encontrado. Cheguei então às duas mangueiras demonstradas na foto abaixo (favor clicar na imagem para expandi-la facilitando a visualização e identificação):
Anexo 523391
A mangueira 1 esquentou rapidamente enquanto a 2 permanecia fria (nenhuma barra no painel). Após poucos minutos em marcha-lenta o painel subiu para 2 barrinhas, mas a mangueira 2 permanecia fria. Tive que acelerar o carro por quase 1 minuto para que pulasse para as 4 barrinhas no painel, e finalmente a mangueira 2 aqueceu, mesmo sem o carro ligar a ventoinha do radiador.
Seriam estas as mangueiras indicadas por você? Se for isto, acredito que a válvula termostática do meu motor esteja funcionando corretamente (nem travada fechada e nem travada aberta).
O estranho é que o comportamento do painel mudou, pois antes, assim que se ligava o carro, em muito menos tempo as barrinhas subiam para 4 e permaneciam o tempo todo lá, não importando o grau de esforço do motor (subida de serra carregado, etc).
Agora, o painel sobe até 2 barrinhas e de vez em quando pula de 2 para 4 ou de 4 para 2 sem haver graduação na 3ª barrinha, apesar de quando se pula para a 4ª barrinha, a 3ª acende normalmente.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.