Saudações, saberiam se há para choque de metal para duster?
Versão Imprimível
Saudações, saberiam se há para choque de metal para duster?
Olá pessoal!
Troquei os amortecedores(1) no final de junho e fui viajar, na véspera de voltar vi que o carro estava com um pequeno vazamento de óleo do lado do motorista, mas como tem o protetor de carter estava difícil de identificar.
Fui a um posto de lubrificação e lá vimos que era na junta do semi-eixo com a caixa de câmbio, o rapaz comentou que é comum dar esse problema desse lado nos Renault. Completei o óleo da caixa de câmbio e pus o pé na estrada (1.000 km de viagem na volta). Vcs já tiveram problema com essa junta?
Antes disso, há uns 3 meses, em após rodar acima de 50/60 km/h ao parar e dar ré esterçando eu ouvia alguns estalos... agora aumentaram(2) e infelizmente acho que é isso msm. A original é impraticável, só vendem o semi-eixo inteiro a R$ 3,1k, fica a pergunta qual é uma boa marca pra eu colocar? Já troco a do outro lado tb?
O carro é meu desde zero e eu o considero um tanque, os amortecedores msm só de uns meses pra cá que ficaram cansados, percebi uma piora na estabilidade em curvas que tivessem alguma junta ou outra irregularidade. Msm sendo um tanque eu não judio, mas jamais refuguei caminhos ruins, e faço manutenção. Não esperava por problemas na homocinética.
Agradeço antecipadamente
(1) - Monroe - Gas Premium: ficou muito bom.
(2) - Meu Niva tb tem esses estalos há anos, mas como ando muito pouco e não ponho a família nele eu vou empurrando com a barriga;
Homocinética não tem segredo. Rasgou a coifa, já era. Realmente só trocam o semi-eixo inteiro, mas eu comprei a homocinética no Mercado livre. Eu mesmo inventei uma ferramenta pra sacar a homocinética sem tirar o semi-eixo do lugar. Vou tentar fazer um vídeo de hoje pra domingo.
A inspiração é essa: https://www.aliexpress.us/item/10050...apt=4itemAdapt
Mas fiz diferente, soldei disco diamantado com dois parafusos longos de 16mm.
Bom, galera.
Não fiz o vídeo... :rolleyes:
Mas pedi pra minha filha parar de jogar por um segundo e tirar uma foto. Ficou bem ruim. :putz:
Tentei explicar alguma coisa aí. Avisem se não ficou claro:
Anexo 581869
Anexo 581868
Provavelmente vou trocar a do outro lado amanhã e, aí sim, tentar fazer um vídeo.
Sem falar na luta que foi pra conseguir remover essa porca. :lutabox:
Tentei na força, na pancada, na alavanca... Chegou a danificar a porca e entortar o braço de força do meu kit da Robust.
Comprei uma chave de impacto pneumática Lith, mas era muito fraquinha. Alega ter 320Nm máximo. Mas acho que nem isso. Muito mal tira os parafusos da roda. Depois comprei uma maior. 720Nm. Mas nem testei, chegou a chave de impacto elétrica 18V que comprei na China. Alega ter 1600Nm, mas obviamente acho que é exagero. Fui testar só pra confirmar que não tirava a porca, mas tirou que nem manteiga. :palmas:
Nem filmei porque achava que não ia sair. Recomendo demais a bruta.
Podem procurar na Banggood. A marca às vezes varia. Pode ser Mustool, Drillpro, Yofidra, Topshark, Patuopro, Violeworks, Babeq, Kamolee, Jauhi, não importa muito a etiqueta que o chinês bota. São todas iguais e excelentes! A bateria é compatível com a linha Makita(inclusive alguns vem com a etiqueta "makita"). :banido:
Conheci essa linha através do 123Fernando no Youtube. Excelente canal de review de ferramentas. Eu demorei a virar inscrito porque os vídeos eram muito longos. Mas vou dizer a você: o vídeo passa e você nem sente. É muito bem feito. :computador:
Um abraço!
No caso eu ia falar que não era necessário trocar o outro lado. Mas mudei de opinião. veja bem:
Quando dá problema na homocinética, na minha experiência, é porque rasgou a coifa e vazou a graxa e/ou entrou água/areia/lama. Então seria necessária apenas a troca desse lado. Porém, dessa última vez, eu estava ouvindo um barulho muito alto em um dos lados, e comprei apenas uma homocinética. Ao trocá-la, procurei o rasgo na coifa mas inicialmente não achei nada, e imaginei que era pequeno ou estava escondido pela graxa.
Aí, rodando com o carro, comecei a ouvir o barulho do lado oposto. Ou seja: Os dois lados estavam gastos, provavelmente por tempo, sem ter rasgado as coifas, e eu só ouvia o barulho de um lado, porque era o mais alto.
Então mudo minha opinião. A não ser que as homocinéticas sejam novas e uma das coifas rasgou, se vai trocar um lado, troque logo os dois, ou pelo menos limpe e troque a graxa do lado que ainda está bom. Principalmente se você vai mandar pra uma oficina e não trocar em casa. Já economiza uma viagem e mão de obra e o tempo sem o carro.
Além de que os fabricantes recomendam a troca a cada 50.000. Então acho que com 100.000 já tá de bom tamanho.
Um abraço.