x
Convex Datacenter

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    45
    Posts
    408
    Agradecimentos: 15



    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    3) No Duster você pode andar em 4wd em alta velocidades,

    Não sei onde o amigo viu isso. o Duster não anda em 4wd em asfalto ou altas velocidades. O que você tem á a opção "auto" no seletor da tração. o carro funciona 4x2, mas se os sensores das rodas detectarem que está patinando aí ele ativa o eixo traseiro. Mas isso não é instantâneo, tem um atraso perto de 1 segundo, e pelo que diz o manual, só ativa abaixo de 80km/h, inclusive se estiver bloqueado, ele desativa eletronicamente o bloqueio e volta para o modo "auto". Faça o seguinte teste, quando pegar uma subida íngreme, arranque no modo "auto" vai sentir o carro patinar, e depois de um tempinho, ele começa a subir. Depois faça a mesma coisa no modo lock, vai ver que o carro sai andando direto, sem patinar...
    Perfeito. Eu ia comentar exatamente isso. O pessoal costuma confundir o sistema do Duster com outros modelos que têm distribuição de tração inteligente.

    Quanto à questão de trocar o Tracker pelo Duster, é o caminho natural. Não porque o Duster seja melhor que o Tracker, mas porque o Tracker saiu de linha. Então o substituto mais próximo em características, pra quem ficou órfão do Tracker, é o Duster.

    Agora diesel é diesel. Não se compara.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    72
    Posts
    6,145
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Perfeito. Eu ia comentar exatamente isso. O pessoal costuma confundir o sistema do Duster com outros modelos que têm distribuição de tração inteligente.

    Quanto à questão de trocar o Tracker pelo Duster, é o caminho natural. Não porque o Duster seja melhor que o Tracker, mas porque o Tracker saiu de linha. Então o substituto mais próximo em características, pra quem ficou órfão do Tracker, é o Duster.

    Agora diesel é diesel. Não se compara.
    Concordo Vinícius. É bem porraí. Eu já tive Tracker (foi um dos primeiros da última leva que veio da Argentina) e foi e ainda é o 4x4 de melhor relação custo benefício do Brasil, só que agora, como disse o colega, não é mais fabricado e o Duster 4x4 é o caminho natural. Eu mesmo pretendo trocar o meu bruto por um mais confortável. Apesar de poder comprar um RN , Novo Vitara ou Suzuki Cross, todos 4x4, não tô sentindo muita firmeza, principalmente em relação ao vão livre ridículo desses últimos. E a vantagem do Duster 4x4 é que é o mais barato , mas mesmo assim é caro e o preço do diesel tá ali com o da gasolina. Como a linha Duster vai sofrer muitas mudanças na linha 2018 e como eu não tenho pressa, vou esperando na tranquilidade. Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Outra opção, se a tração 4wd não fizer falta para você, o que recomendaria seria um Duster 1.6, tem mais espaço na mala que o 4x4, e você conseguiria até uns 14 km/l na rodovia e o carro não é xoxo, deve ser igual a Tracker, já o Duster 2.0 4x4 é muito esperto.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Outra opção, se a tração 4wd não fizer falta para você, o que recomendaria seria um Duster 1.6, tem mais espaço na mala que o 4x4, e você conseguiria até uns 14 km/l na rodovia e o carro não é xoxo, deve ser igual a Tracker, já o Duster 2.0 4x4 é muito esperto.

    Valeu pela opinião, Galeraco!
    Então, eu não abro mão da tração 4x4. A reduzida, ainda dá pra dispensar, pois, no meu uso, só precisei dela uma única vez, e acho que a 1ª ( que é bem reduzida) do Duster 4x4 serviria na situação que precisei. Poder utilizar o 4x4 no asfalto também é algo que me anima muito. E, realmente, meu carro não dá problemas, mas sempre quando vejo relato de algumas manutenções comuns nesse motor, como a troca do kit da corrente de comando, que geralmente acontece por volta dos 100.000 km (meu carro está chegando nos 90.000 km), me dá um frio na espinha, pois o valor é bem salgado. Acredito que as manutenções no Duster sejam mais em conta mesmo.
    Mas acho que por enquanto vou esperar a chegada do neném. Se sentir muita necessidade de espaço, devo considerar muito um Duster 4x4 como nova caranga.

    Valeu!
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Se for só um bebe vai bem, o carro é bom, uma cadeirinha e dá um jeito da mala, qualquer coisa só colocar aqueles baús por cima do teto, é bom levam muita coisa. No meu caso são dois bebes, aí descartei a Tracker. Uns dos problemas da tracker, que o carro é Suzuki, vendeu pouco, então existe poucas peças no mercado. Fiz a troca do kit da correia do Duster, original é uns 450,00 reais todo Kit na autorizada. Agora, se a patroa for carregar tudo que ela "acha" que o bebe precisa, pode arrumar um carretinha..rsrs..

  • #6
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    Citação Postado originalmente por Sergio Almeida Ver Post
    Quanto a tração, ela funciona muito bem, não tenho reclamação, mas não funciona, insisto, em alta velocidade, o Duster NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, nenhum carro sem diferencial funciona em alta velocidade no 4x4 4wd ou Awd, independente do nome que se dê. Inclusive não tem muita regra nessas nomenclaturas. O duster funciona sempre 4x2, quando há o sensor das rodas detecta velocidades diferentes, presume que está patinando, daí ele aciona sozinho eixo traseiro.
    Vai aqui minha humilde opinião sobre o sistema de tração do Duster 4x4. Não sou mecânico, nem tenho grandes conhecimentos na área. É a opinião de um usuário do carro. Verdade que pesquisei bastante sobre o assunto, pois gosto de entender a máquina que estou usando, desde um forno micro ondas até o carro... Um tipo de obsessão...

    Por isso mesmo fico surpreso e indignado com a falta de informação sobre o sistema disponível. Um absurdo a Renault não divulgar mais detalhes sobre o funcionamento. Temos que contar com informações de outras versões pelo mundo afora, e até de outros modelos e marcas.

    Já fiz vários posts sobre o assunto, mas este é o primeiro depois de já ter mais experiência com o carro.

    Nas páginas 179 e 180
    (
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...r-4x4-179.html (Renault Duster 4X4)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...r-4x4-180.html (Renault Duster 4X4)
    )
    Postei uma tabela do funcionamento do sistema do X-Trail, que supostamente é o mesmo do duster, tem também o link pra matéria (em inglês) de onde a tabela vem.

    Como já disse também, é claro que grande parte do sistema é software, e portanto a programação pode (deve) ter sido alterada/atualizada nos duster da Renault Brasil.

    De qualquer maneira, este artigo e esta tabela são a melhor descrição do sistema que achei.

    Pra não ficar me repetindo aqui, sugiro a leitura das páginas citadas e adjacentes.

    Então aqui vai uma lista de coisas que EU considerei fato (por enquanto)

    - O sistema é o mesmo que o do X-Trail, pelo menos a base é igual. Não se sabe as alterações feitas no Duster.

    - Parte do comportamento do sistema, a saber o travamento da roda que patina em um eixo via abs, tem a ver com o controle de estabilidade, que não existe no Duster brasileiro. MAS... A parte que é responsável por travar a roda patinante entra em ação quando o sistema (nos carros que tem) é DESLIGADO. Então é possível, e parece provável, a julgar por relatos de usuários, que mesmo sem o sistema ESC esta função funcione no Duster nacional. Há vários vídeos e relatos sobre isso. Entretanto, não consegui ter certeza disso.

    - O sistema é ativado por uma embreagem eletromagnética. É rápido. E variável, ou seja pode transferir parte do torque apenas ou dividí-lo totalmente, que seria 53% - 47%. Entendo que essa embreagem faria a vez do diff central, mas não estou certo

    - O modo AUTO pode ser usado em qq piso, em qq velocidade.

    - Só o modo LOCK altera o comportamento do ABS para o modo off-road.

    - O sistema é muito rápido.

    - O nosso Duster não tem controle de traçao. Não há nada que permita ao sistema mandar torque pra uma única roda de um mesmo eixo. Exceto o polêmico bloqueio via ABS.

    E agora coisas que tomei com certas, baseadas na minha experiência ao dirigir.

    - O carro é muito diferente em AUTO ou em 2WD, mesmo em condições secas e aderentes e não apenas quando a dianteira patina. É nítida (pra mim) a diferença no comportamento dinâmico do carro em AUTO. Faz melhor as curvas, arranca melhor, fica mais estável, poderia dizer que até mais amarradinho... Em 2WD o carro é mais solto. Amigos que já dirigiram a viatura tiveram a mesma percepção. Este cara que avaliou o carro para o garagem-fora-de-estrada, também teve a mesma percepção. Ele elogiou muito o sistema.



    - O modo AUTO é muito eficiente em situações de pouca aderência. Funciona rápido e corretamente. O carro é valente

    A descrição do funcionamento do X-Trail explicaria muito bem estes comportamentos. Lá diz que o sistema é preditivo, ou seja não espera as rodas patinarem pra atuar e diz também que em AUTO 5% do torque é direcionado ao eixo traseiro todo o tempo, pra deixar o sistema "esperto" pra entrar em ação...
    Talvez a gente devesse escrever pra Renault em conjunto pra que eles sanassem de uma vez por todas estas dúvidas...

    abraços a todos

  • #7
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    43
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Talvez a gente devesse escrever pra Renault em conjunto pra que eles sanassem de uma vez por todas estas dúvidas...

    abraços a todos
    Exatamente o que pensei em sugerir enquanto lia seu post.... como assim a montadora não descreve como é o funcionamento do sistema de tração do carro?... mas né, as montadoras por aqui são meio desleixadas mesmo, já que vende mesmo assim... as experiências que tive na Suzuki só me fizeram perceber o absurdo que é um vendedor e ou chefe de oficina não terem a menor noção do produto que vendem / atendem....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite vkbrv,

    Acho que você fez a melhor exposição sobre o assunto, e foi no ponto principal, os três modos de tração são totalmente diferente de dirigir no Duster, tudo isto em questão de milésimos de segundo, como no vídeo. Quem já dirigiu as versões dos Duster 4x2 e 4x4 (como no vídeo) vai saber a diferença. Lembrando que nosso Duster parece mais com o russo, com o mesmo motor 2.0 F4R. Quando coloca no 4x4 lock, fica travado, parece até um jipe.

    Quando ao 4WD do Duster, tem que ter algo diferente, pois não faria sentido ser a versão mais cara do carro, mais cara que a versão automática. Não sei até quando a Renault vai manter esta versão, pois a maioria dos brasileiros não valorizam ou não precisam do 4wd, pois hoje a maioria dos SUVs que tinham essas versões estão vindo só com tração dianteira, é questão de mercado.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Agora este teste em um carro AWD, um honda CRV (lindo, ótimo para asfalto, muito conforto), pena que falhou, se fosse no Duster pé de boi teria passado direto. Este teste foi feito com vários SUVs

    Honda CR-V e reprovado em testes de tracao | Quatro Rodas

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Mais um pouco de informação do Duster 4wd, agora pelos Hermanos

    El arma secreta para superar los obstaculos - 03.08.2013 - LA NACION

  • #11
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    72
    Posts
    6,145
    Agradecimentos: 94
    Bom dia pessoas.Não existe no mercado Duster 4x4 Zero km para comprar e os usados são bem escassos. Será que eles não vão fabricar mais o 4x4, haja vista que o lucro que a Renault obtém com esse modelo é insignificante , pois as vendas são diminutas comparadas aos Duster 1.6 e aos outros modelos 2.0? Acredito que toda a atenção da Renault está voltada para o Captur e para esse novo carrinhoo1.0. O que vcs acham? Alguém tem alguma informação? Abs
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    69
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    Vai voltar em agosto. Informação de loja.
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade