x
Convex Datacenter

Hybrid View

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94

Citação Postado originalmente por FLopes Ver Post
    Não está aparecendo o vídeo? Embuti no post. Mas segue o link:

Barulho Tucho Duster 2.0 on Vimeo
    👍 Vai ver que o dono foi negligente com a manutenção ou "ralava"muito o carro, ou os dois. Abs
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    19/04/2017
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
     Vai ver que o dono foi negligente com a manutenção ou "ralava"muito o carro, ou os dois. Abs
    Aposto na primeira alternativa. No manual existem carimbadas apenas 2 revisões, sendo a última aos 20.000km ano de 2013. De lá pra cá, o único documento que tem de manutenção é de uma oficina particular, agora há 1 mês onde foi feita uma revisão e o que chamou a atenção foi na notinha existir um "Aditivo para óleo R$ 25,00". Na hora me veio a cabeça aqueles agentes com efeito de mascarar algum problema.

O cara que está vendendo o carro trabalha em concessionária e pegou o veículo justamente para revendê-lo. Pelo visto esse carro está com baixa pressão de óleo ou sofreu de borra ao longo do tempo, olhei pela tampa do óleo e o comando estava muito limpo, mas isso pode ter sido um flush...

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Boa noite,

Segue protetor do diferencial traseiro

ma dica para quem faz trilha ou anda nos meio de a pedras, inspiração para fazer ou ver se encontra algo no Brasil. Fácil de instalar.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Segue o índice geral de como fazer, muito bom, desde operações simples a complexas. Lembrando que na Rússia utiliza o Duster com motor F4R, lá no lugar do Etanol deve ser vodka...rsrs...

Копилка знаний о Рено Дастер - интернет-магазин Dustershop77

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Boa noite pessoal . Alguém pode me dizer se a Duster 4x4 compartilha muitas peças de reposição com a 4x2? Pergunto isso pois o compartilhamento deixa as peças mais acessíveis e aumenta a tranquilidade dos proprietários. Valeu e obrigado. Válter

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Boa noite pessoal . Alguém pode me dizer se a Duster 4x4 compartilha muitas peças de reposição com a 4x2? Pergunto isso pois o compartilhamento deixa as peças mais acessíveis e aumenta a tranquilidade dos proprietários. Valeu e obrigado. Válter
    Bom dia, VOVÔ DO TROLLER,

O Duster 4x4 compartilha muitas peças com o 4x2 (diria até que seria a maioria das peças).

Salvo melhor juízo, até onde temos conhecimento, as seguintes peças são diferentes:

- Caixa de marchas, que apesar de possuir 6 marchas como no 2.0 4x2, possui relações de transmissão diferentes;
    - Diferencial dianteiro (possivelmente, por possuir ligação para o eixo cardã);
    - Eixo cardã (que o 4x2 não possui);
    - Transmissão traseira (diferencial traseiro com conversor de torque, semieixos, etc);
    - Suspensão traseira multi-link, enquanto na 4x2 é do tipo eixo de torção;
    - Amortecedores traseiros;
    - Comando específico no painel inferior (console) para seleção dos modos de transmissão;
    - Escapamento transversal, enquanto no 4x2 é longitudinal;
    - Formato e tamanho do porta-malas e seus acabamentos, porque o estepe fica na parte interna e não debaixo do carro;

A priori, todas as demais peças são iguais (motor, carroceria, tapeçaria, acabamentos, etc), ou, em alguns casos com cores diferentes, como a cor das rodas, a questão da máscara negra dos faróis nos modelos anteriores (que eram de cores diferentes). Mas, por via das dúvidas, vale a pena consultar na seção de peças da concessionária sobre a peça específica que você procura, para que o atendente se certifique de que o código da peça é o mesmo para as versões 4x2 e 4x4, ok?

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, VOVÔ DO TROLLER,

O Duster 4x4 compartilha muitas peças com o 4x2 (diria até que seria a maioria das peças).

Salvo melhor juízo, até onde temos conhecimento, as seguintes peças são diferentes:

- Caixa de marchas, que apesar de possuir 6 marchas como no 2.0 4x2, possui relações de transmissão diferentes;
    - Diferencial dianteiro (possivelmente, por possuir ligação para o eixo cardã);
    - Eixo cardã (que o 4x2 não possui);
    - Transmissão traseira (diferencial traseiro com conversor de torque, semieixos, etc);
    - Suspensão traseira multi-link, enquanto na 4x2 é do tipo eixo de torção;
    - Amortecedores traseiros;
    - Comando específico no painel inferior (console) para seleção dos modos de transmissão;
    - Escapamento transversal, enquanto no 4x2 é longitudinal;
    - Formato e tamanho do porta-malas e seus acabamentos, porque o estepe fica na parte interna e não debaixo do carro;

A priori, todas as demais peças são iguais (motor, carroceria, tapeçaria, acabamentos, etc), ou, em alguns casos com cores diferentes, como a cor das rodas, a questão da máscara negra dos faróis nos modelos anteriores (que eram de cores diferentes). Mas, por via das dúvidas, vale a pena consultar na seção de peças da concessionária sobre a peça específica que você procura, para que o atendente se certifique de que o código da peça é o mesmo para as versões 4x2 e 4x4, ok?

dd1969.
    Valeu DD, obrigado.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Olá pessoal

Esse diagrama é do x-trail, supostamente o mesmo sistema do Duster.

Segundo ele, em AUTO e velocidade constante, 5% do torque é transferido pra o eixo traseiro.

E mesmo em 2WD a tração é eventualmente transferida pra o eixo traseiro.

Vocês acham que faz sentido? Digo, condiz com a sua percepção do funcionamento?

Renault Duster 4X4-screen-shot-2017-05-10-10.00.02-pm.jpg

Também li por aí, não lembro aonde acho que num fórum da Inglaterra que o Duster em AUTO parte em 4wd e se não for necessário ele passa pra só as dianteiras, ao contrário do CRV por exemplo.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    ... Vocês acham que faz sentido? Digo, condiz com a sua percepção do funcionamento? ...
    Bom dia, vkbrv,

Minha percepção é similar ao que é demonstrado no gráfico, com relação aos modos AUTO e LOCK.

Entretanto, fiquei surpreso ao saber que até 35,25% do torque poderia ser enviado a alguma roda traseira no modo 2WD quando alguma roda dianteira estivesse patinando. Somente para esclarecer, o torque transferido a alguma roda traseira seria, no máximo, de 47% da porcentagem indicada no gráfico, pois 100% de acoplamento na unidade eletromagnética do conversor de torque significaria 53% para a dianteira e 47% para a traseira. Então, até 75% de acoplamento no modo 2WD (quando patinando alguma roda na dianteira) seria equivalente a até 35,25% do torque em alguma roda traseira (47% de 75).

Imagino que para comprovar que algum torque seria enviado à traseira no modo 2WD (não com relação à precisão da porcentagem), pensei na seguinte possibilidade:

1) Levantar o carro em elevador de oficina;
    2) Engatar a primeira marcha e soltar levemente a embreagem;
    3) Alguém observar o giro de alguma roda traseira, mesmo estando no modo 4x2 (2WD);

Vou tentar me lembrar de efetuar o teste acima quando fizer a próxima revisão na oficina.

Observação: Já comprovamos que mesmo no modo 4x2, o eixo cardã sempre gira, pois o acoplamento se dá no diferencial traseiro, e não no dianteiro como eu imaginava no início.

dd1969.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, vkbrv,

Minha percepção é similar ao que é demonstrado no gráfico, com relação aos modos AUTO e LOCK.

Entretanto, fiquei surpreso ao saber que até 35,25% do torque poderia ser enviado a alguma roda traseira no modo 2WD quando alguma roda dianteira estivesse patinando. Somente para esclarecer, o torque transferido a alguma roda traseira seria, no máximo, de 47% da porcentagem indicada no gráfico, pois 100% de acoplamento na unidade eletromagnética do conversor de torque significaria 53% para a dianteira e 47% para a traseira. Então, até 75% de acoplamento no modo 2WD (quando patinando alguma roda na dianteira) seria equivalente a até 35,25% do torque em alguma roda traseira (47% de 75).

Imagino que para comprovar que algum torque seria enviado à traseira no modo 2WD (não com relação à precisão da porcentagem), pensei na seguinte possibilidade:

1) Levantar o carro em elevador de oficina;
    2) Engatar a primeira marcha e soltar levemente a embreagem;
    3) Alguém observar o giro de alguma roda traseira, mesmo estando no modo 4x2 (2WD);

Vou tentar me lembrar de efetuar o teste acima quando fizer a próxima revisão na oficina.

Observação: Já comprovamos que mesmo no modo 4x2, o eixo cardã sempre gira, pois o acoplamento se dá no diferencial traseiro, e não no dianteiro como eu imaginava no início.

dd1969.
    Brigado pelas observações dd1969. Tinha entendido também que 100% é 47% Mas é um bom esclarecimento pros menos atentos.

Sua idéia de levantar o carro é ótima, se tiver oportunidade não deixe de postar os resultados.

Ontem tentei algo mais mambembe

Em 2WD saí cantando pneu no asfalto molhado. Mas não deu pra ter certeza.

Primeiro fiz com a segunda engatada, no plano. Me deu a impressão de que, sim as traseiras receberam tração e o carro quase não patinou. Daí a rua foi virando uma subida, tentei então com a 1ª. Rapaz... o negócio foi violento...
    Que diferença! Nossa reduzidinha é realmente forte. As rodas dianteiras patinaram loucamente, o carro chegou a sambar de lado, e não senti as traseiras ajudando. Pode ser que por estar em subida e o torque ser tão violento os 50%(35,25) não tenham sido suficientes pra eu perceber, não sei... Com o teste no plano e em 2ª tive a nítida sensação da ajuda das traseiras, mas depois fiquei sem saber...

KKKKK teste tabajara.

Sua idéia é muito mais elegante e eficiente. Outra alternativa seriam os "rollers" que fazem as rodas patinarem esses seriam perfeitos. Fazer um teste como o deste vídeo...

Outra coisa que percebi é que não houve o corte em 3000 giros em primeira... Troquei a marcha ali pelos 5500...
    Engraçado que com o carro parado e a 1ª engrenada, o corte acontece. Passa um pouco de 3000 e volta. Mas tracionando não aconteceu... O que eu nem achei ruim...

Este é o documento de onde tirei a tabelinha (lembrando, é do x-trail):

Abraços.
    Renault Duster 4X4 Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem