x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Então, apesar de não ter dado tempo ou ninguem ter respondido minha duvida, este tópico da duster me ajudou muito na minha escolha. Acabei fechando negócio numa duster 2016 4x4, como eu queria mesmo. Ainda não andei muito, mas até agora estou curtindo demais o carro. Para começar, concordo com alguém que disse aqui no forum que só arranca em segunda marcha, realmente parece ser o ideal mesmo, pois a primeira é muito curta. O espaço interno é ótimo pelo tamanho e pelo peso do carro, tem uma rodagem leve e relativamente ágil. Acabamento é razoável, talvez mais bonito que bom, mas parece tudo muito funcional. O multimidia é muito legal, parece também muito prático no dia a dia. Gostei do som, qualidade boa, embora não tão forte. Gostei do gps e da camera de ré também. Motor é muito macio, silencioso e forte, perto da tracker parece que até sobra torque (nunca achei a tracker ruim). Gostei muito do conjunto de faróis e lanternas, funcionais e na minha opinião muito bonitos, tanto ligados quanto apagados. Gostei do volante novo também, achei bom de pega e bonito. Também gostei muito das rodas na cor cinza, do bagageiro de teto e especialmente gostei muito da frente nova, achei que grade, farois e parachoque formaram um belo conjunto. Agora o tempo e a quilometragem dirão se vou acostumar com ela, por enquanto to pensando que encontrei o carro ideal para mim, principalmente porque minha nova fase agora é de casado e esperando meu primeiro filho (ou filha...kkkk). Valeu pessoal, acho que as dicas do forum que tanto já me auxiliaram são de grande valor para muita gente que acompanha. Na minha opinião este forum só precisa de um pouco de compreensão, tolerância, paz e amor entre os foristas para que as (pontuais e eventuais) brigas gratuitas sejam evitadas. Jipeiro para mim é aquele que gosta de jipe, gosta da natureza, gosta de viajar, gosta de mecânica, de trocar pneu, gosta de sentir o carro, o motor, a suspensão, arrumar, trocar, mexer, etc. Não importa se o cara é o tatuzão que vive se enterrando em buracos, lamaçais, ou se o cara é simplesmente aquele que vai na fenajeep assistir as provas e olhar os jipes, 4x4 é entrosamento, amizade, troca de experiencias e principalmente respeito ao gosto duvidoso do amigo ao lado. Paz galera!

Boa tarde, edusao,

Parabéns pela viatura! Você deverá apreciar muito o carro. Concordo com tudo que você disse sobre o Duster (conforto, espaço, etc.).

Desculpe-nos pela demora na resposta. Normalmente este tópico é bem ativo, e até mesmo com muitas discussões (no bom sentido) paralelas e que contribuem muito. Mas você vai perceber que de vez em quando quase não há posts. Acredito que deve ser devido a eventuais períodos de mais trabalho e/ou problemas particulares a serem resolvidos, mas não demora muito e alguém sempre posta alguma contribuição.

Já li vários posts em outros tópicos, mas o tópico no qual mais participo (leitura e escrita) é este, e acho que o pessoal aqui mantém um bom nível (sem brigas!).

Como já disse, você resumiu bem as qualidades do carro. Somente me resta acrescentar algo sobre o som (item que você comentou também).

O Duster possui uma boa acústica com ótimo desempenho nas frequências baixas. Sobre volume sonoro, para elevar um pouco mais e reduzir ou eliminar distorções, somente com a instalação de um bom amplificador de potência (não precisa ser muito potente não, porque todo som de fábrica é que possui pouquíssima potência mesmo, exigindo alto-falantes leves). Porém, não aconselho utilizar amplificador com os alto-falantes originais. A recomendação seria adquirir bons alto-falantes de 5" para acompanharem o amplificador. Você pode manter somente coaxiais (nas portas) ou kits com midbass nas localizações originais e tweeters nas portas nas partes altas (parte interna na altura dos retrovisores externos, que exige a confecção dos furos para eles nesta área).

Se deseja som de qualidade (fidelidade sonora) sugiro contatar um profissional experiente aí em Curitiba que costume trabalhar com Morel, DLS, Focal ou Hertz, por exemplo. Eu evitaria instaladores que somente trabalham com as marcas nacionais tais como Hinor, Bomber, Arlen, etc. Na minha humilde opinião, não vale a pena investir em som sem fidelidade. Neste caso, o melhor seria não gastar nada e continuar com o som original do carro que atende o básico, ok?

Se o orçamento estiver apertado, até mesmo devido à compra do carro, pode esperar um pouco e fazer como eu: adquirir e investir aos poucos: exemplo: começando somente com a substituição dos alto-falantes sem instalar amplificador.

Um grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Opa, valeu moçada! Obrigado pela dica do som, realmente procede, mas por enquanto não vou mexer em nada mesmo. Valeu!

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, edusao,

Parabéns pela viatura! Você deverá apreciar muito o carro. ...
    Boa noite, edusao,

Somente complementando o post anterior, sobre amplificadores de som automotivo (assim como com alto-falantes), há duas grandes classes de produtos:

a) Com prioridade para a qualidade e fidelidade da reprodução sonora, mesmo que não sejam tão potentes (costuma-se dizer que são para apreciar o som dentro do carro).
    Exemplos: os modelos das marcas Genesis, JL Audio, Hertz, DLS, e Focal, entre outros.

b) Com prioridade para a potência sonora (volume), sem tanta preocupação com a fidelidade na reprodução (costuma-se dizer que são voltados para utilização do som para fora do carro).
    Exemplos: os modelos das marcas Stetsom, Taramps, Corzus, SounDigital, entre outros.

Conforme disse anteriormente, a acústica do Duster é muito boa, especialmente as caixas das portas dianteiras, e o carro merece um upgrade no som. Tive um Fiat Idea anteriormente e as portas não favorecem a reprodução (talvez o volume da caixa, ou mesmo furos nas partes internas das portas).

Um instalador profissional experiente pode lhe orientar melhor.

Lembrando apenas que não se deve escutar o som com volume muito alto para não atrapalhar a percepção do trânsito (buzinas, sirenes, etc.). Se não me engano, o limite autorizado em lei é de 80 dB.

Vale a pena levar em conta as considerações acima na época em que resolver efetuar o upgrade.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Ok dd, agradeço novamente e terei em conta suas considerações se ou quando for mexer no som! Abraço!

Usuário Avatar de Frutuoso
    Entrada
    20/04/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Depois de muito pesquisar nos fóruns sobre quais pneus colocar no Duster, decidi pelos BF Goodrich pela excelente experiencia que tivemos com uma Pajero iO com esses pneus. A medida que cabe no duster seria exatamente a mesma que usamos na iO, 225/70r16.
    Em Fortaleza não encontrei essas medidas para testar antes de comprar, então depois de muito pesquisar na internet, achei uma loja no paraná que tinha 4 unidades e comprei, arriscando raspar em algum canto.

Chegaram, instalei, não pegou em nada, estou SUPER satisfeito!

Segue algumas fotos.

Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Rapaz, ficou linda a duster com esses pneus. Dificil de achar nesta medida hein...conta p gente quanto custaram?

Aproveitando, alguem sabe ou já instalou engate de reboque na duster 4x4 2016? E os alargadores de paralamas na 2016? Estes são só colados ou tem que furar? Obrigado
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Frutuoso
    Entrada
    20/04/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Rapaz, ficou linda a duster com esses pneus. Dificil de achar nesta medida hein...conta p gente quanto custaram?

Aproveitando, alguem sabe ou já instalou engate de reboque na duster 4x4 2016? E os alargadores de paralamas na 2016? Estes são só colados ou tem que furar? Obrigado

Custaram aproximadamente 2850 já incluso frete do paraná pro ceará.

Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Frutuoso, é um investimento que resulta num belo up grade né!!!! Seu carro está muito bonito!

É uma das mudanças que penso em fazer desde antes de comprar a duster. Aqui neste tópico, salvo engano, tem uma duster branca com essa medida de pneus da marca dunlop modelo at3, acho muito bonita também!

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por Frutuoso Ver Post
    Depois de muito pesquisar nos fóruns sobre quais pneus colocar no Duster, decidi pelos BF Goodrich pela excelente experiencia que tivemos com uma Pajero iO com esses pneus. A medida que cabe no duster seria exatamente a mesma que usamos na iO, 225/70r16.
    Em Fortaleza não encontrei essas medidas para testar antes de comprar, então depois de muito pesquisar na internet, achei uma loja no paraná que tinha 4 unidades e comprei, arriscando raspar em algum canto.

Chegaram, instalei, não pegou em nada, estou SUPER satisfeito! ...
    Olá, Frutuoso,

Parabéns pelos novos pneus! Ficaram bem bonitos mesmo! E a BF é uma marca de história e respeito. Quando tiver a oportunidade, peço que compartilhe a experiência de uso deles no Duster, especialmente com relação aos originais, informando também se os anteriores eram da Bridgestone ou Continental.

Eu troquei os meus na revisão de 50.000Km (eram Bridgestone Dueler H/T 684 II 215/65 R16 98T e agora são Continental CrossContact LX 215/65 R16 98H) e confesso que, se não tivesse pulado alguns alinhamentos (deixei de fazer uns 2) e se tivesse sido rigoroso na calibragem semanal, tenho quase certeza de que eles teriam durado mais de 60.000Km, talvez até 70.000Km. Eu até gostava (e ainda gosto) dos pneus originais porque não tive problema algum com eles, mas tive surpresa com os novos!

Seguem as primeiras impressões sobre a percepção de uso dos mesmos:

Conforto de rodagem: foram mais confortáveis, sejam no asfalto, concreto ou paralelepípedos, parecendo possuir borracha mais macia que os anteriores. Mesmo com calibragem com mais pressão continuam parecendo mais macios. Exemplo: 35 PSI contra 32 nos antigos. 32 PSI contra 29 nos antigos.

Ruído: pareceram muito mais silenciosos que os antigos, especialmente mesmo nos paralelepípedos, onde o carro parece outro agora.

Aderência: pareceram grudar mais, e senti mais segurança, seja em curvas de alta ou média velocidade, na chuva, etc. Na terra e na lama, a diferença pareceu maior ainda, onde eles agora quase não patinam em pequena subida na lama (nos antigos, a tração traseira entrava quase sempre em ação).

Consumo: parece ser igual.

Durabilidade: ainda é cedo para falar. Quando tiver próximo da quilometragem rodada com os anteriores, posso dizer a altura restante em milímetros dos sulcos (usando o profundímetro) e chutar uma vida útil.

O único ponto negativo até agora é que eles são mais propensos a "pescar" pequenas pedras que ficam presas nos sulcos, fazendo aquele ruído característico quando as mesmas passam batendo pelo solo. Mas é fácil de retirá-las e isto somente acontece quando trafegamos por estrada de terra com pedriscos. Deve ser característica do desenho dos sulcos.

dd1969.

Pessoal, fui na Renault mostrar o pequeno ferrugem na tampa da mala. A proposta deles é trocar toda a tampa. Infelizmente
    terei uma tampa com pintura não mais de fábrica. Pensei em apenas fazer um retoque mas eles não garantiriam que o ferrugem pudesse voltar. Bom, deem uma olhada na tampa de vocês. Segundo o rapaz, isso é comum em virtude do acúmulo de água na peça cromada que tem o nome Duster....Ricardo

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Pessoal, fui na Renault mostrar o pequeno ferrugem na tampa da mala. A proposta deles é trocar toda a tampa. Infelizmente
    terei uma tampa com pintura não mais de fábrica. Pensei em apenas fazer um retoque mas eles não garantiriam que o ferrugem pudesse voltar. Bom, deem uma olhada na tampa de vocês. Segundo o rapaz, isso é comum em virtude do acúmulo de água na peça cromada que tem o nome Duster....Ricardo
    Olá, ricardo arlen,

Se eles consideram melhor trocar toda a tampa, recomendo que você faça o que eles orientaram. Eu não me preocuparia com a tampa com pintura não mais de fábrica. Digo isto porque aconteceu comigo em 2012 (pouquíssimos meses de uso do carro, ainda antes da revisão de 10.000Km na época), quando uma motocicleta bateu com toda a força na traseira do meu carro na Ponte Rio-Niterói (já havia acontecido um acidente antes e todos estavam reduzindo) e a afundou. Na época a consultora do Renault Assistance me explicou que nem todas as concessionárias trabalham com serviços de funilaria e pintura. Levei o carro para uma das 2 únicas que fazem esse serviço e o serviço ficou excelente. Eles possuem estufas de pintura (câmaras para pintar o carro sem entrar poeira). O problema foi um pouco da demora para as peças chegarem (+- 15 dias) e mais uns 40 dias para fazer o serviço porque havia fila de carros batidos. Acredito que desses 40 dias adicionais, a espera tenha sido de uns 35 dias e o serviço tenha sido de uns 5 dias.

Aconselho a você telefonar para o Renault Assistance e se informar sobre quais as concessionárias de sua região possuem esse serviço e, como o teu serviço deverá ser de garantia e isto não impede o carro de circular, você pode ligar para lá e combinar de dar entrada no agendamento e continuar andando no carro até as peças estarem lá e eles chegarem na tua vez de executar o serviço.

dd1969.

dd1969....Aqui em Campina Grande temos CC da Renault que tem a parte de funilaria. Só não agendamos porque não tinha tampa disponível. Aí, ao chegar, o pessoal liga pra mim para efetuar o serviço. Bom, não tô com pressa....obrigado e tudo de bom.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem