Olá. Comprei um 2013 este ano (dei uma sorte e achei um com 15k km, de verdade). Resolvi comprar um 4x4, pra uso normal e não pra trilha, já que estamos comprando uma terrinha na serra. Depois de muita pesquisa escolhi o Duster especialmente pela manutenção "normal" e fácil e relação custo benefício. Assim como vc vim de um Renault (Scenic) que gostava muito.
Estou com o carro faz uns 6 meses. Já rodei 5k km (um terço do que ele já havia rodado

Tudo bem, realmente alguns detalhes de acabamento me incomodam. Não ter luz nos bancos traseiros faz falta. Não fechar os vidros no botão da chave também. Não ter "one touch" nos vidros demora a acostumar, mas acostuma. Não ter temporizador no limpador traseiro também é chato. Mas considero estes detalhes menores. Bom não acender a luz dos botões dos vidros é inacreditável! Este eu mesmo fiz a "correção".

Mas a máquina é muito boa. Motor forte e torcudo. Sistema de tração muito bom. O modo "Auto" é excelente. O casamento do cambio "pseudo reduzida + 5 marchas" com o motor é muito confortável e generoso depois que vc acostuma, de cara é um pouco estranho. Mas passado este estranhamento, saindo de 2ª na maioria das vezes, o cambio é super confortável e elástico. Uma delícia de dirigir.
O Duster 4x4 se comporta como um carro normal e amigável (minha mulher adora dirigí-lo). Confortável, macio e estável (pra um SUV o (4x4 tem multi-link na traseira)), razoavelmente silencioso, fácil de manobrar, esterça bem, espaçoso... Um carrão. Só que é como se ele tivesse um "super-poder" kkkk.
A primeira "pseudo-reduzida" e o sistema de tração transformam ele em um jipinho parrudo e disposto. Na lama, subidas/descidas íngremes, terra solta, enfim situações menos favoráveis ele enfrenta com desenvoltura, passandpo bastante segurança. Nunca peguei uma situação que eu achasse que com meu 4x2 eu não passaria, mas teria sido com emoção! No Duster parece que vc continua no asfalto. Por exemplo, outro dia numa subida enlameada, eu subindo, tive que parar no meio pois vinha descendo um carro meio descontrolado. Parei no canto pra dar passagem. Essa saida no meio da subida com o Scenic teria sido tensa, talvez tivesse que descer de ré pra embalar, já que a lama tava bem escorregadia. Mas o Duster saiu tranquilão. Vrummm... relax. Isso sem abrir mão de um carro "normal", de passeio... Tipo Clark Kent e Super Homem
Vendo o carro em trilhas no youtube dá pra ter uma noção de como ele é valente. Pra meu uso, mais padrão, sobra.
Agora ele bebe um tanto. Não uso álcool (vendo o que o companheiro Adão diz acima talvez eu teste). Com gasolina ele tem feito entre 7.5 e 9.5 na cidade, dependendo do trajeto e do trânsito (lembre que parado vc faz 0km/l) então faz muita diferença. Em viagem de 10 a 12 mais ou menos. Parecido com o Scenic (é o mesmo motor na verdade).
É isso. Eu estou super feliz com a escolha que fiz.
Boa sorte.
vkbrv