esse mapeamento funciona mesmo? A renault recalibrou o moto do duster novo e guanhou um pouquinho mais potencia mas, segundo saiu na internet, está um pouquinho menos econômica...
Versão Imprimível
esse mapeamento funciona mesmo? A renault recalibrou o moto do duster novo e guanhou um pouquinho mais potencia mas, segundo saiu na internet, está um pouquinho menos econômica...
Olá, luis dal pra,
O meu Duster 2.0 4x4 está original de fábrica, e mesmo já tendo saído do período de garantia não me imagino alterando a programação da injeção eletrônica, nem instalando chip e muito menos turbinando-o.
Permita-me compartilhar opiniões com você e com os demais membros do fórum e refletirmos todos sobre o assunto.
Vejamos os possíveis benefícios que se poderia adquirir com a alteração: velocidade final, arrancada, retomada de velocidade. O consumo é uma incógnita, porque mesmo que eventualmente conseguíssemos redução, penso que teríamos uma maior tendência a ter mais "vontade" de pisar mais fundo, anulando esta vantagem.
Eu participo da idéia de que para um crossover, o Duster 2.0 anda muito bem para a sua grande área frontal e ruim coeficiente de penetração aerodinâmica: 180 Km/h. Ele possui boa arrancada também. Já na questão da retomada em 6ª é que, apesar do bom torque em baixa rotação permitindo-nos andar em baixíssimos giros em 6ª, não é a marcha ideal para retomar. Nisto com certeza, para segurança deve-se reduzir para 5ª para ultrapassar.
Honestamente penso que, apesar de pequenos ajustes serem benéficos, alterações mais drásticas na originalidade podem afetar a segurança, estabilidade, etc.
Se eu estivesse no teu lugar, pensaria em um outro crossover mais potente, e se possível, turbinado de fábrica. O problema é o preço bem mais alto que os R$1.400,00 mencionados.
Em resumo: Pese os prós e os contras de qualquer alteração, e, se após meditar bem sobre o assunto, tiver a certeza, vá em frente, ok?
Um grande abraço e fique com Deus!
dd1969.
olá dd1969!
Estas suas ponderações também as faço constantemente, a minha ideia seria em face a pequena diferença de relação final entre a 4x4 e a 4x2 e numa possível mudança no perfil dos pneus, passando para altura 70 ou 75, vi neste fórum que para o 75 teria que fazer um lift, mas prefiro sempre o original, a Duster 2.0 tem uma motorização muito coerente, como esta pessoa que faz o remapeamento é de confiança, acredito que ainda vou fazer este teste com remapeamento, daqui uns dias vou comprar a minha 4x4, como vamos fazer um passeio no jalapão em breve com 4 pessoas seria uma boa oportunidade de experimentar, um pouco mais de potencia e segundo o Sidinei Broering com o remapeamento o motor ficaria mais solto e econômico, penso eu em compensar então o aumento do diâmetro do pneus. Qualquer coisa o sistema é reversível, vamos ver, mas grato pelas suas ponderações que são muito pertinentes. abç,
Acho muito dificil ganhar potencia em carros aspirados somente com reprogramação. Pode haver um deslocamento da curva de torque do motor, mas ganho de potencia neste nivel creio ser impossivel. A montadora tem um monte de engenheiros que extrae o maximo de desempenho e consumo de um motor, dai vem um cara e diz que tem uma reprogramação que tira 15% a mais de potencia e torna o carro mais economico.
Se isso fosse verdade a propria Renault seria a primeira a comprar este serviço e demitir todo seu departamento de engenharia.
Olá, luis dal pra,
É um prazer compartilhar informações e opiniões neste excelente fórum, que possui muita ajuda mútua entre os membros, neste e nos demais tópicos também!
Acho que vale a pena verificar o post #845 do membro Professador na página 71 deste tópico, onde você consegue visualizar as curvas de potência e torque do Duster 2.0 em comparação com as do Ecosport 2.0. Naquela mesma página, meu post #847 contém uma rápida análise sobre aqueles gráficos.
Segue abaixo o hyperlink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...er-4x4-71.html
Já há algum tempo mencionaram neste tópico que a Renault otimizou o mapeamento da injeção eletrônica extraindo mais alguns HP do motor, então as curvas de potência e torque devem estar diferentes das postadas no hyperlink acima.
Sugiro a você que solicite ao profissional que lhe ofereceu o serviço os gráficos de curva e potência extraídos a partir de testes em dinamômetro, demonstrando as curvas, antes e depois, ok? Há sempre a possibilidade de ocorrerem "buracos" nas curvas dos gráficos, onde em certas faixas de rotação, o motor pode até ficar mais fraco que o original.
Pergunto se você vai adquirir o carro 0Km ou usado e fora da garantia. Caso seja 0Km eu não alteraria nada porque a Renault pode anular a garantia se perceber com os leitores da porta de serviço (porta OBD2) que houve alterações na programação.
Pergunto também se você já teve a experiência de viajar com o Duster 4x4 nessas condições nas quais você deseja (talvez com um carro alugado ou de algum amigo).
Caso negativo, eu iria com o carro original mesmo. Dependendo do tipo de piso que venha a encontrar, o máximo que faria, seria retirar os pneus originais (tipo H/T) e substituir para a viagem por bons A/T, ou mesmo M/T, ok?
Um grande abraço e fique com Deus!
dd1969.
Não sei se já foi falado aqui, mas uma Duster 4x4 fez bonito na trilha da Chácara que foi realizada aqui em Recife a uns 15 dias.
Pneus cross e parachoque traseiro "recortado"!
Possuo um Renault Duster 4wd e ao fazer a revisão dos 30.000 km fui informado pelo funcionário da autorizada que os QUATRO (isso mesmo, os QUATRO!) amortecedores estavam estourados. Para completar, o valor cobrado para troca dos mesmos foi de R$ 3.200,00, que somado ao valor da revisão (R$ 940,00) é equivalente à 9% do valor do veículo (conforme tabela FIPE). Registre-se que na data da revisão o veículo tinha exatos 26.471 km rodados. Esta situação, do meu ponto de vista, é esdrúxula, pois uma fadiga dos QUATRO amortecedores tão precocemente seria um absurdo para um carro de passeio comum, ainda mais em um veículo que vende a imagem de robustez como é o caso do Duster. Em contato com SAC da Renault que, verdade seja dita, mostrou ser composta por profissionais qualificados e atenciosos, obtive a informação de que os amortecedores não são cobertos pela garantia, pois dependem das condições de utilização/condução do veículo. OK, apenas para registrar, o último veículo que possui, um VW Fox, foi vendido com aproximadamente 70.000 km após 7 anos de uso com os amortecedores em perfeitas condições (não sei o que mudou no meu estilo de condução nestes três anos de Duster) e, da quilometragem informada, aproximadamente 50 km foram em trilhas em areia de praia, o restante foi em circuitos urbanos/rodoviários (tenho o hábito de georreferenciar as trilhas). Mas há males que vem para o bem, estava esperando a chegada da picape da Renault para trocar o Duster e, após o ocorrido, vou procurar outra marca: RENAULT NUNCA MAIS! Fica a dica.
Boa noite Araújo. Infelizmente este problema é comum no Duster.
http://www.reclameaqui.com.br/725049...stourado-quot/ (leia em comentários).
Bom, estou com você RAraujo....eu já troquei os dois amortecedores dianteiro (na garantia) e traseiro esquerdo já está suando depois de 45 mil km. Esse é o primeiro carro que troquei amortecedor na minha vida. Sei que o uso dele não é como os outros. Já coloquei ele em trilhas médias (talvez) e leves. Concordo, o carro propaga ser robusto mas acredito que não é tão assim. Já comentei isso antes, acho que os amortecedores estão mal dimensionados. Talvez a renault corrija isso no futuro. Até lá....eu ainda terei um duster novamente. Poderia partir para um renegade 4x4 (carro mais próximo do duster em termos de tamanho e outras coisas mais) mas acho que também não é tão robusto assim....e é bem mais caro do que o duster....vamos ver o seu comportamento...no futuro, quem sabe também saio da renault...por enquanto...ficar com o que tem....no mais, você não está só....
Caros RAraujo, IDOSO DO TROLLER, e ricardo arlen,
Tenho que concordar com vocês, porque infelizmente tive que trocar os 4 amortecedores do meu Duster 4x4 com 50.000Km, pois estavam estourados, alguns deles vazando óleo (o mecânico e o consultor da concessionária me devolveram e mostraram as peças depois da troca, e o carro ficou outro depois da troca com muito mais estabilidade, e sem barulhos). E antes eu possuia um Fiat Idea ELX 1.4 2007 que vendi com 118.000Km (em 2012 quando comprei o Duster) com os amortecedores originais, fazendo curvas com estabilidade, e quando levantava o carro para inspeção via as inscrições "Cofap 2007" sob a poeira, demonstrando serem originais de fábrica (este Idea não havia comprado 0Km).
Tudo bem que no primeiro ano eu participei de algumas trilhas e passeios 4x4 com o Duster, mas também acho que o projeto dos amortecedores pode estar subdimensionado para o carro nestas condições de condução.
Vamos ver quanto vão durar os atuais. Resta a esperança de que, agora que o meu não está mais na garantia, surja algum conjunto alternativo de amortecedores mais resistente para a instalação, mas também que não piore muito o conforto do carro que é excelente.
Abraços a todos e fiquem com Deus!
dd1969.
Aos que estão trocando os amortecedores,não se esqueçam de guardar as carcaças, principalmente os traseiros da versão versão 4x4, pois são insumos para o mais popular do lift.
Tem empresas que fazem bons serviços de recondicionamento e levantam a coifa em 3,5 cm. Se bem feito fica bom.
Infelizmente, hoje, ao lavar o carro, descobri aquele ferrugem próximo a peça cromada que fica na tampa do porta-malas. Bom, vou na renault e ver se posso resolver isso grátis mesmo fora da garantia. Acho que alguém já postou isso antes....vou procurar e ver o que ele fez.
dd1696...a cofap tem apenas os amortecedores dianteiro do duster. Pena.