Caro cakito....eu uso sempre gasolina, as vezes, aditivada, as vezes comum....muito raramente uso alcool, e qdo usei, preferi volta para gasolina...
Um abraço
Ricardo
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Caro cakito....eu uso sempre gasolina, as vezes, aditivada, as vezes comum....muito raramente uso alcool, e qdo usei, preferi volta para gasolina...
Um abraço
Ricardo
Boa noite amigos, sou novo no fórum, e ja acompanho a algum tempo sem postar, acredito que aqui temos muitas informações úteis. tenho um Duster 4x4 2013, e a respeito do consumo, também tenho alcançado esses valores entre 70 - 80% do álcool em relação à gasolina.
Alguém poderia me informar se seus veículos fazem um estralo na suspensão dianteira quando passam por um obstaculo um pouco mais acentuado, semelhante ao som de um plastico quebrando?
Outra duvida, seria se alguém já viu ou usa o pneu bf goodrich 225/75/16 ou o michelin atx de mesma medida no Duster4wd com Suspensão original?
Caros cakito e ricardo arlen,
Eu uso ou gasolina Podium (alta octanagem e aditivada) ou etanol. Evito utilizar gasolina comum desde que tive problemas logo com 20.000Km, quando tive que limpar os bicos injetores devido à sujeira. Desde então, passei a utilizar gasolina aditivada (não mais a comum) e a concessionária nunca mais ofereceu nem comentou sobre a limpeza de bicos.
Passei a usar a Podium depois e senti o motor mais "liso" e ligeiramente (muito ligeiramente mesmo, quase imperceptível) mais esperto. Mas esperto mesmo ele fica no etanol (diferença de disposição bem perceptível). O único inconveniente do etanol é que o motor parece mais "áspero" (funcionamento não tão redondo quanto com a gasolina aditivada).
Na estrada o etanol rende muito bem, mas na cidade... esqueça. Para cidade, o meu fica bem beberrão no etanol. Como ando a maior parte na estrada, está valendo a pena continuar no etanol, poluindo menos e com bom rendimento do carro (parece que a diferença no torque é muito boa, em todas as faixas de rotação do motor).
Cakito: Meu computador de bordo é bem preciso. Imprecisas para mim são somente aquelas barras que simulam o que seria o ponteiro de indicação do combustível no tanque. Tanto é que passei a ignorar aquelas barras e confiar somente no consumo indicado no computador de bordo.
Abraços e fiquem com Deus!
dd1969.
Caro Lucas Tedesco,
Sugiro a você levar o mais rápido possível o carro na concessionária para averiguação, uma vez que o estalo indicado parece algo solto na suspensão ou mesmo no sistema de direção, itens de segurança na condução do carro, ok?
Na página 60 deste mesmo tópico há uma menção sobre a suspeita de não caber o pneu na medida informada por você.
Já na página 105, também deste mesmo tópico, há menção sobre pneu com medida 205/80/16 pegar na caixa de roda. Ainda nesta página há indicações de ferramentas para cálculo de mudanças de medidas de pneus.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.
Caro cakito,
Infelizmente não efetuei um teste rigoroso e metódico sobre o comparativo entre os combustíveis na estrada. Uso muito o carro em percurso misto ao longo da semana, o que dificulta isto (cidade em dias de semana e estrada no final de semana). Baseado em uma anotação que efetuei há algum tempo atrás, o rendimento do etanol ficou por volta de 78% do equivalente à gasolina (percurso misto com maior porcentagem para a estrada que para a cidade). Eu me arriscaria a dizer, pela percepção do consumo (mesmo que sem muito método) ao longo destes 3 anos, que na estrada o rendimento chegaria a 80% e que na cidade cairia para menos de 70% (apenas uma suspeita: teste não realizado metodicamente).
A título de curiosidade, na página 125 deste tópico, há menção sobre o aumento do consumo do Duster 2016.
Somente para complementar, aproveito para indicar, na página 58 deste tópico, um trabalho excelente do membro ERIVAL_CE sobre os seus testes de consumo do Duster em várias condições diferentes, porém somente utilizando gasolina. Ainda na mesma página (58), o membro MOAJF adicionou informações sobre o seu consumo com álcool. Vale muito a pena ler esses 2 posts, além de toda a página 58, ok?
Abraços e fique com Deus!
dd1969.
Pessoal
Depois de muito tempo (mais de meio ano) tirei o dia pra dar um trato na viatura. Lavei tudo, do motor a suspensão. Porem na hora de secar, um detalhe me chamou a atenção. Na tampa traseira, do lado direito, junto ao aplique cromado onde está escrito DUSTER, notei uma "bolha" na pintura conforme as fotos abaixo.
Anexo 503180
Anexo 503181
O assunto veio bem a calhar: Só ando no álcool, desde que comprei há um ano.
No sábado vim do Rio para SP e como o álcool estava bem caro na Dutra, resolvi colocar gasolina comum. O motor ficou mais liso, é verdade, mas perdeu a força de forma perceptível, e no final, a 120/125 fez apenas 10,4 km/l.
Daí ontem, já aqui em SP, tinha que fazer um bate-e-volta a Campinas e resolvi fazer um teste controlado: Completei com álcool e fui maneirando tanto na ida como na volta (110 na Bandeirantes e 100 na Anhanguera), rodei 260km e cravei 10km/l no álcool (R$ 1,699/L), tanto no computador de bordo como na bomba, pois completei ao voltar. Nos dois casos o ar-condicionado não foi utilizado.
Rodando na cidade com o álcool fica entre 4,5 e 6,0 km/l
Bom dia, Skenel e Professador,
Skenel: reforço a sugestão do Professador de que você leve o carro à concessionária Renault para averiguação e reparo e/ou substituição de peça(s). De acordo com o manual de garantia do carro, apesar de a garantia geral (mecânica, elétrica, etc.) e a de pintura serem de 3 anos (36 meses), na página 10 desse mesmo manual consta a garantia anticorrosão da carroceria para até 6 anos (72 meses).
Entretanto, desconhecia que esse problema fosse comum. No meu caso específico, pelo menos até o momento (3 anos com o carro), considero até muito boa a pintura e a proteção anticorrosão da Renault. Digo isto porque raramente (muito raramente mesmo) lavo o carro. Ele fica quase que 99,9% do tempo sujo com poeira e lama. Normalmente é lavado automaticamente pela chuva. Além disso, apesar de minha garagem ser coberta na parte superior, na lateral o carro fica exposto ao sol, e não tive problemas de pintura queimada. Nas raras vezes em que lavo, o carro parece novo, e se não me engano, apesar de ter comprado cera, nunca utilizei. Não sei se nas poucas vezes que o carro foi lavado nas revisões eles aplicaram cera...
A única reclamação que ouço da carroceria da Renault é que a lataria seria supostamente mais fraca ou mais fina que em algumas outras marcas. Um colega de trabalho alegou que o seu Symbol amassa facilmente com a mão...
Abraços a todos e fiquem com Deus!
dd1969.