Neste link podemos ver que, segundo o IMETRO, o duster 2015 está mais beberrão, alguém sabe o porquê?
http://www.noticiasautomotivas.com.b...a-seu-consumo/
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Neste link podemos ver que, segundo o IMETRO, o duster 2015 está mais beberrão, alguém sabe o porquê?
http://www.noticiasautomotivas.com.b...a-seu-consumo/
Olá, ricardo arlen,
Não cheguei a verificar todas as alterações para o modelo 2015. O que a matéria aponta é somente para itens estéticos exteriores.
Pelo comparativo da matéria, percebe-se que no caso do 1.6 a alteração de consumo poderia ser chamada de irrisória. Já no caso do 2.0, que é o nosso caso, já que usamos o modelo 4x4 que possui esse motor, o consumo alterou mais significativamente (para pior).
Considerando que não tenha havido alterações mecânicas em razão de necessidade frequente de redução de poluição imposta aos fabricantes, o que vem à mente seriam 2 possibilidades:
a) Essas alterações estéticas podem ter piorado o coeficiente de penetração aerodinâmica (vulgarmente chamado de cx), que antes dessas alterações já não era tão bom, com valor de 0.42 (segundo folheto internacional obtido no formato PDF);
b) O INMETRO pode ter alterado o protocolo utilizado nas medições (os padrões de velocidade, aceleração, frenagem, quantidade de curvas, de subidas, de descidas, as intensidades, etc.). Quanto a isto, podemos aguardar e verificar o documento que eles publicam na Internet, demonstrando o consumo de todos os carros avaliados. Nessa oportunidade poderemos comparar se o Ecosport e outros crossovers também tiveram aumento proporcional de consumo de combustível.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.
Renato, sou novo no site. Gostaria de saber se posso trocar os pneus originais, 215/65 R16, da minha Duster 2.0, 4x2, por pneus 225/70 R16 PIRELLI SCORPION. Agradeço pela informação.
Lúcio, segundo esse site ( http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/ ) esse teu pneu é 35,5 mm maior que o original e ele não aconselha trocar. Dá uma pesquisa neste forum, lá trás tem uma discussão boa sobre isso.
dd1969....realmente você levantou dois pontos interessantes. Eu pensei no novo percentual de álcool na gasolina (27%) mas acho que o governo ainda não implementou isso não. Será que o carro ficou mais pesado? Obrigado.
Lúcio, troquei os meus na semana passada e andei apenas uns 100 km com eles. A dimensão ficou ótima. Não pega em lugar nenhum, nem mesmo com a direção toda esterçada. O que é melhor, não desmultiplicou muito a relação final nas marchas. Isso quer dizer que a primeira continua convenientemente reduzida, e continuo usando apenas a segunda para arrancar. Só arranco em primeira em aclives muito fortes.
Dia 6 de abril viajarei com ela para o Sul de Minas, e devo passear em São Tomé das Letras, pegando bastante estrada ruim de terra, aí avaliarei melhor. Só que na semana que vem devo levantar a suspensão dela, com um kit "made by me".
Depois que eu fizer e avaliar meu kit, postarei informações a respeito dele para a galera.
Olá, ricardo arlen,
O motor 2.0 16V do Duster possui muito torque. Então não acredito que a razão para o maior consumo tenha sido o aumento de sua massa, pois o carro teria que ter ficado muito mais pesado para influenciar negativa e significativamente no consumo.
Abraços, e fique com Deus!
dd1969.
Muito obrigado Renato Gallo, vou trocar os meus pelo 225/70 R16. Grande abraço.
Muito obrigado pela atenção, Ricardo Arlen. Um grande abraço.
Rikkardo, bem levantado essa tua observação. acredito que esse problema de estepe diferente pode ser ruim se vc estiver usando o 4x4. Se o estepe for para o eixo traseiro, isso pode prejudicar o sistema se o carro estiver em 4x2? Na dianteira faz sentido. É isso mesmo ou estou errado?
Pra falar a verdade, mais lancei a dúvida do que a resposta. Acho que isso já foi mencionado aqui mesmo neste tópico, mas não sei onde procurar...a busca do fórum não é muito boa.
O que me lembro bem, é que talvez o 225/70 não caiba no compartimento do estepe...convém testar isso também.
Quanto ao 4X4...o sistema funciona com o cardã sempre girando. O que define a tração nas 4 rodas no duster, é um acoplamento elétrico no próprio diferencial, tipo uma embreagem. Também creio que, se não estiver em 4x4 "lock" (não de diferencial bloqueado pois não tem esse recurso...simplesmente de tração ativada) talvez não haja problema.
Aos mais conhecedores dos diferentes sistemas...está correta a minha afirmação?