Postado originalmente por
dd1969
Caro LRGagliardi,
Não tive outro 4x4 antes. O Duster é o meu primeiro e único 4x4, mas posso lhe ajudar com algumas informações:
a) Apesar de o Duster não possuir caixa de transferência com reduzida, a primeira marcha possui a redução final ligeiramente mais reduzida que a do Mitsubishi TR4 com câmbio automático e em modo de reduzida: 21,627 contra 21,435. O Duster não é tão reduzido quanto o Suzuki Grand Vitara automático (28,532). Todos esses são crossovers com monobloco. Já entre os que possuem chassis, costumam ser mais reduzidos ainda: Tracker com 32,331; Troller T4 com 45,370, entre outros. Observação: Esses dados eu colhi há 3 anos enquanto pesquisava e comparava entre outros fatores como ângulos de entrada e saída, de breakover, etc. Podem estar ligeiramente modificados nos modelos mais recentes. Eu não senti falta de reduzida nos atoleiros, riachos, etc. Não experimentei ainda em dunas. Outros membros podem contribuir com suas experiências pessoais. A falta da caixa de transferência até ajuda o Duster a ser econômico nas outras situações do dia-a-dia;
b) O 4x2 é com tração dianteira;
c) Eu (e acho que a maioria também) ando quase o tempo todo no 4x4Auto porque não percebi aumento no consumo. Também porque o Duster utiliza um sistema integral do tipo viscoso que parece não oferecer desgaste em uso contínuo. Ele é um sistema 4x4 Full-time, não um 4x4 Part-time. Segundo verifiquei, é o mesmo sistema do Nissan Murano dos EUA, que é bem mais pesado. Então pode estar até superdimensionado para o Duster que é bem mais leve;
d) O Duster não possui diferencial central, diferentemente do TR4;
e) Ele possui monobloco. Por isso é bem leve o que ajuda nas dunas (há relato de membro do fórum que foi o único carro que conseguiu atravessar dunas nas quais outros carros pesados 4x4 com chassis ficaram atolados, mas também é claro que sempre há outras variáveis envolvidas...). Entretanto, pode não possuir a mesma resistência que chassis (não temos como avaliar);
Abraços e fique com Deus!
dd1969.