Acho que apenas em carros com injeção. Pois tenho uma Engesa a Disel e nunca fiz isso , talvez seja o peso não sei.
Esse DUSTER é realmente um carrão....
Versão Imprimível
Ilustres Colegas,
Em relação a reboque de um 4x4, sugiro a leitura do seguinte artigo:
Blog - Rebocando um 4x4 - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4
Vocês verão que o problema não é só do Duster, e que o buraco é mais embaixo.
A solução: um kit de rodas livres. O problema: pelo que eu saiba, ninguém fabrica este kit ainda para o Duster.
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
Interessante,
acho que a melhor solução é cada dustero aprender como desativar o eixo cardã. e andar com as ferramentas
Alguém tem alguma ideia? algum vídeo ensinando?
é fácil?
Prezado Professador, sou novo no fórum e tenho acompanhado este Tópico, e pelo seus vídeos, fotos, relatos e conhecimento de causa, estou mto tendencioso a compra o duster 4x4... Já temos uma CR-V, mas essa fica mais com a patroa... e eu to precisando de me desfazer do outro carro, um sedã, para comprar um carro que aguente andar aqui na minha região, principalmente para visitar clientes aqui no interior da BA... Abraços a todos
Pessoal,
O protetor de cárter é opcional ou já vem de fábrica?
No jurássico Niva, primeiro SUV da história (4x4 sobre monobloco)*, vc tem a opção de deixar o diferencial central em neutro, aí pode puxar à vontade. Mas mesmo que não tivesse, puxar um Niva é a mesma coisa que deixá-lo na "banguela", como o diferencial central ajusta as diferenças de arcos de curva percorridos pelos eixos dianteiros e traseiros não há com o que se preocupar.
Os primeiros modelos da Dacia eram uma cópia do Lada-Laika, vou procurar e postar aqui.
Pessoal, alguém aqui já teve/verificou desgaste desigual dos pneus traseiros do Duster?
A minha está com um desgaste da parte voltada ao interior do veículo muito maior que na parte externa, que me remete a um problema de "cambagem negativa", correto?
Liguei para o renault assistance para tomar a informação do Camber, que não está no manual, para fazer esta avaliação com alguém de minha confiança, mas segundo o atendente está não é uma informação que eles possam fornecer e me recomendou procurar uma css. :-|
Fui, então, à Renault Valence (inclusive muito bem atendido) e o responsável técnico me informou que o Duster 4x4 exige o alinhamento das rodas traseiras (conforme creio que muitos já sabem), mas pra minha surpresa, segundo ele, não existe um ajuste de câmber e que tal ajuste é feito pelo posicionamento do amortecedor.:pensativo: Após a análise, da qual infelizmente não pude permanecer próximo (regras da oficina... já fico desconfiado!), ele verificou apenas um desalinhamento da suspensão traseira sem nenhuma avaria na suspensão ou no camber. Bom que não alegaram nada grave.:smile:
Meu pedido é: se alguém conseguir ou tiver tal informação, favor repassá-la e postar aqui no fórum. Vou acompanhar o desgaste dos pneus por agora e ver se continua desigual.
Notei também fissuras na pintura no interior do friso do teto, na lateral direita. Tiraram foto pra enviar à Renault como item de garantia. Aproveitei e cadastrei no SAC, da Renault assistance, isto e o problema do marcador de combustível. Levarei o veículo futuramente para acertas estes itens.
Perguntei sobre garantia de itens como peças de suspensão (lembrando de um colega aqui que disse ter trocado alguns itens) e o mecânico disse que muitos deles, inclusive amortecedores, podem ser cobertos pela garantia sim, mas que isto dependeria da quilometragem e do estrago verificado... o que achei uma resposta vaga.
Uma última coisa notada: Abasteci num postinho do interior até completar o tanque (terceiro desarme). Depois cismei e parei na vaga da bomba da frente, que deixava o carro inclinado, com a frente e o lado do motorista para baixo. Coube mais 12 litros (o que me levaria a uns 62 Litros). :pensativo: Alguém já percebeu algo semelhante?
Um colega da renault uma vez me falou que o tanque do duster podechegar a 60 litros sim....agora, sabemos que isso não é recomendado devido ao canister (?)......com relação ao pneu: andei (coisa de curioso) medindo o desgaste dos meus pneus. Olha o que eu achei...pela tabela, hoje, meus pneus têm praticamente o mesmo desgaste. Detalhe: essas medidas foram feitas com um paquímetro de 0,05mm de precisão e foi logo após um rodízio que fiz. Por isso que os pneus traseiros em 14000km estão mais gastos que os dianteiros. Afinal, qual o lado do pneus que tende a gastar mais? No meu caso, parece que o lado externo tendeu a gastar mais. Consigo chegar em 40mil km sem atingir a marca TWI? Veja que os pneus dianteiros gastou quase o dobro com relação aos penus traseiros.
Anexo 453841
FArol de milha: alguém já adaptou farois de (realmente) milha no duster? Estou procurando uma forma de instalar esse tipo de farol no duster mas não tem como deixar essas adaptação legal. Pelo menos por enquanto.
Boa idéia, Ricardo. Vou passar a fazer este controle também. Ao final eu pedi para destalonar o pneu e remontá-lo invertido, para que em caso de persistir o problema, ter como visualisá-lo e comprometer menos a segurança.
Vou voltar a fazer,também, o controle de consumo/posto/combustível.
Abaixo posto as fotos do desgaste (após a inversão) e da fissura na pintura.
Anexo 453854Anexo 453856Anexo 453857Anexo 453858Anexo 453859
Abraços.
Olá, ricardo arlen,
Acho estranho caber mais 10 litros que o normal. Para comprovarmos isto, teríamos que esvaziar completamente o tanque e solicitar o abastecimento completo e forçando o automático da bomba diversas vêzes até parar de descer o combustível no interior da boca do tanque. E isto tudo somente em um posto honesto (de confiança).
Falo isto porque acompanho sempre a comparação entre o consumo indicado no computador de bordo e o abastecimento forçado na bomba e concluo que o computador de bordo é bem preciso. Porém já abasteci uma vez em outro posto no qual o abastecimento na bomba acusou mais de 5 litros de diferença. Então, uma possibilidade para os 60 litros seria o abastecimento em posto onde a bomba acusa mais litros que o abastecido. A outra possibilidade de comprovação dos 60 litros reais, somente fazendo o teste acima indicado em posto de confiança, ok?
Você poderia me indicar o modelo e o preço desse paquímetro de alta precisão? Comprei um profundímetro bem mais simples a partir de indicação de colega daqui do fórum, e foi até bem baratinho, mas o mesmo somente indica com precisão de apenas 1mm.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.