Postado originalmente por
Carmoro
ok, dd1969 e edapo. Obrigado pelas respostas.
Bom, atualmente estou com dois originais atrás, com meia vida, e os novos na frente e o carro nenhum problema me apresentou quanto à tração (com relação à dica do que diz no manual).
Eventualmente, irei fazer rodízio (mesmo não sendo o indicado no manual) e é provável que eu opte pelo teste com pneus A/T na traseira.
Quanto à utilização da tração (4x4 auto) no uso do carro em asfalto, eu notei, na minha duster em particular, que o meu consumo foi maior neste modo que em 4x2. Na revisão de 20K km o mecânico da renault me aconselhou usar o carro sempre em 4x4 auto e inclusive para melhorar o consumo de combustível. Pois bem, neste trajeto de Campos à BH e vice versa, fiz várias viagens em 4x2 e 2 idas e 2 voltas em 4x4. Notei duas coisas em 4x4 auto:
1 - O consumo foi maior em ambas as viagens de descida (BH - Campos) em mais de 2 litros.
2 - Nas viagens de subida (Campos - BH) tive consumo maior em ambas, MAS uma foi coisa de meio litro e na outra pouco mais de um litro. (Meio litro poderia ser até erro no desarme da bomba; na duster peço para cessar o abastecimento no terceiro desarme).
3 - Nas curvas da estrada, principalmente o trecho entre Itabirito e Ponte nova, com o 4x4 ligado o carro cantava muito mais pneu que em 4x2. Ligava e desligava o sistema testando-o em curvas semelhantes e mesmo sentindo o carro mais firme em 4x4 os pneus cantavam com mais facilidade...
São 475km que tenho gasto de 41 a 45 litros e só UMA vez consumi os 50L todos... (corri muito este dia)
Gostaria de ouvir de outros colegas se já notaram e realizaram experiências semelhantes...
Fato é, na minha, só uso 4x4 em asfalto nos "dilúvios" (como no fim do ano passado), nas areias, nas trilhas e às vezes nalguma ladeira.
Abraços.